Oscar 2021: veja cinco curiosidades sobre a 93ª cerimônia
Menu & Busca
Oscar 2021: veja cinco curiosidades sobre a 93ª cerimônia

Oscar 2021: veja cinco curiosidades sobre a 93ª cerimônia

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Oscar 2021: veja cinco curiosidades sobre a 93ª cerimônia

A 93ª cerimônia de entrega do Oscar 2021 será apresentada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e homenageará os melhores filmes lançados entre 1 de janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2021. Dentre essas indicações, este ano, temos novidades nas categorias, como sabemos, a Academia tem a fama de ser conservadora e fechada, mas, ano após ano, ela vem apresentando estar mais moderna e de cabeça aberta aos deslumbres que temos no nosso cinema.

Com isso, vou apresentar 5 curiosidades sobre o Oscar 2021, como um aquecimento para o evento que acontecerá no dia 25 de abril, á partir das 21h.

Curiosidades sobre o Oscar 2021

1. Apresentadora sem estatueta?

Na lista de celebridades que vão apresentar o evento, entre Harrison Ford, Bryan Cranston, Halle Berry, Laura Dern, Don Cheadle, temos Zendaya, a atriz que brilhou na série Euphoria, e a estrela do filme Malcom & Marie, recebeu o Emmy 2020 de melhor atriz, sendo a mais jovem a receber o prêmio, porém é a única atriz que até agora apresentará o Oscar 2021 sem possuir uma estatueta do evento. 

Zendaya
Atriz Zendaya apresentará a premiação. | Foto: Reprodução.

2. Contratação de atores surdos

O filme O Som do Silêncio concorre a seis categorias do Oscar 2021, entre elas melhor filme, som, montagem, roteiro original, melhor ator e ator coadjuvante. O filme conta a história de Ruben, baterista apaixonado por música que perde 80% da audição e precisa se adaptar a sua nova vida. Dentro dessa trama, além de a sonografia dar a experiência de como uma pessoa surda realmente escuta, o filme teve a contratação de grande parte do elenco de pessoas que são, de fato, surdas, dando até mesmo mais visibilidade para a deficiência e levantando a pauta social sobre capacitismo e oportunidade para pessoas com problemas auditivos. 

melhore filme oscar
Filme O Som do Silêncio dá visibilidade à deficiência auditiva. | Foto: Reprodução.

3. Melhor direção feminina

O academia sempre teve fama de ser conservadora, por isso, foi difícil para as mulheres conseguirem entrar para as indicações do evento, tanto quanto ganhar em uma categoria que seja mista, com homens e mulheres. Porém, as indicações do Oscar 2021, chegou para quebrar essa fama de academia machista, e trouxe duas indicações femininas, Emerald Fennell, com o filme Bela Vingança, e Chloé Zhao, com o filme Nomadland, além de que as duas obras estão, também, na lista de indicações de melhor filme. Um grande passo para as mulheres nas categorias e no cinema. 

melhor direção feminina oscar
A premiação contará com melhor direção feminina pela primeira vez. | Foto: Reprodução.

4. Protagonismo negro no Oscar 

Neste Oscar 2021, define-se que a atriz Viola Davis é a atriz negra com mais indicações ao Oscar. Em 2021, a atriz vai atrás da estatueta de melhor atriz, pela atuação no filme A Voz Suprema do Blues, Davis chegou a sua quarta indicação para a estatueta. 

Sua primeira aparição no evento foi na categoria de melhor atriz coadjuvante por Dúvida, em 2009. Já em 2012, ela foi nomeada a melhor atriz por Histórias Cruzadas, mas o troféu na categoria chegou em 2017, pelo filme Um Limite entre Nós, um marco em sua carreira. 

viola davis
Viola Davis em A Voz Suprema do Blues. | Foto: Reprodução.

5. Ano da diversidade

Além de todos esses marcos importantes na história do cinema que mostramos, precisamos destacar que a premiação, ao indicar o longa Minari, trouxe vários milestones para a premiação. Cristina Oh é a primeira mulher asiática a receber uma indicação para melhor filme, tendo ainda destaque para o ator asiático, Steven Yeun, que está concorrendo ao prêmio de melhor ator, e Youn Yuh-Jung, que é a primeira coreana indicada para qualquer categoria de atuação, no caso, a atriz concorre ao prêmio de melhor atriz coadjuvante. E também não podemos esquecer de mencionar Maria Bakalova, que é a primeira atriz eslava a disputar uma estatueta desde 1966, outro marco na sua carreira e na história do cinema eslavo. 

oscar
Em 2021, o Oscar traz mais diversidade. | Foto: Reprodução.

_____________________________
Por Anna Clara Tesche – Fala! Universidade Federal de Santa Maria

Tags mais acessadas