Os torneios quadrienais de futebol que ocorrerão em 2021
Os torneios quadrienais de futebol que ocorrerão em 2021

Home > Notícias > Esporte > Os torneios quadrienais de futebol que ocorrerão em 2021

Os torneios quadrienais, aqueles que ocorrem a cada 4 anos, serão os grandes destaques do futebol em 2021. Isso porque só nesse ano serão jogadas, a Eurocopa e a Copa América, que são os principais torneios continentais de seleções do mundo. E essa matéria servirá para esclarecer e expor as novidades e o funcionamento da realização desses dois grandes eventos de futebol.

Torneios quadrienais de futebol

​Copa América

futebol
​Copa América é um dos torneios do futebol em 2021. | Foto: Reprodução.

​A Copa América de 2021 acontecerá entre os dias 13 de junho e 10 de julho, e sua principal novidade é a escolha da sede, na qual 2 países foram nomeados para abrigar o evento, algo inédito na história da competição. Portanto, foram definidas Argentina e Colômbia como países mediadores do evento, e final para o Estádio Metropolitano em Barranquilla, na Colômbia.

Em razão da mudança para dois países-sede, a Copa América terá seu formato alterado. O novo modelo propõe dois grupos de 5 seleções, divididos por posição geográfica, logo, os países mais ao sul geograficamente entram no grupo A, com sede na Argentina, já os países localizados mais ao norte, integram o grupo B, sediado pela Colômbia. Outra mudança é critério de classificação, em que se classificam para a fase das quartas de final as quatro primeiras equipes de cada grupo, disputando a sequência do campeonato em formato mata-mata de jogo único.

Sendo assim, os grupos estão formados da seguinte maneira:

• Grupo A (zona sul): Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.
  • Grupo B (zona norte): Brasil, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.

Analisando as equipes, os favoritos ao título são Brasil e Argentina, por terem elencos muito superiores aos demais. Outros fortes concorrentes são Colômbia, Chile e Uruguai, por terem jogadores muito habilidosos que podem decidir as partidas a qualquer momento. Já as seleções Peru, Equador, Venezuela e Paraguai, são aqueles típicos times mais fracos, mas que podem surpreender, dar trabalho ou até eliminar um dos favoritos, mas sem grandes chances de título. Para finalizar, a Bolívia possui jogadores muito limitados tecnicamente, inviabilizando o sucesso da equipe na competição.

Para encerrar, a Copa América de 2021 terá bastante visibilidade por ser a oportunidade que as seleções sul-americanas terão de testar suas equipes para a Copa do Mundo de 2022, pois jogarão contra adversários de qualidade e com muita vontade dentro de campo, por ser uma competição oficial relevante no cenário sul-americano.

Eurocopa

Eurocopa, um dos campeonatos que mais se destacam no futebol. | Foto: Reprodução.

​Assim como a Copa América, a Eurocopa também foi adiada em razão da pandemia da Covid-19, por esse motivo, o torneio europeu de 24 seleções previsto para 2020 será realizado entre 11 de junho e 11 de julho de 2021. Entretanto, a competição começa muito antes, com a fase de classificação, dividida em 2 etapas:

• A primeira é a fase classificatória, onde 20 vagas são disputadas por 55 seleções, divididas em 10 grupos, das quais se classificam diretamente ao torneio as duas primeiras colocadas de cada grupo.
  • Já a segunda, é a etapa de repescagem, em que as 4 seleções mais bem ranqueadas por divisão da Liga das Nações, e ainda não classificadas à Eurocopa disputam as vagas restantes. Nessa fase, cada grupo tem 4 seleções da mesma divisão da Liga das Nações, que disputam a classificação em formato mata-mata de jogo único a partir de dois confrontos, semifinal e final, tendo como classificados os campeões de cada grupo.

Após o período de classificação, as 24 equipes dividem-se em 6 grupos de 4 participantes, dos quais se classificam para a fase de oitavas de final os dois primeiros lugares de cada grupo mais os quatro melhores terceiros lugares no geral. Contudo, o que realmente muda em relação à edição anterior é a quantidade de sedes, que passou de 1 em 2016 para 12 em 2021, sendo essas: Amsterdã, Baku, Bilbao, Bucareste, Budapeste, Copenhague, Dublin, Glasgow, Munique, Roma e São Petersburgo e Londres, que será o palco da grande final.

Por ter várias seleções de alto nível técnico, esta Eurocopa tende a ser uma das mais disputadas da história. Contendo como as equipes mais fortes e com maior chance de título Alemanha, Inglaterra, França e Bélgica, por seus excelentes elencos e bons desempenhos nas partidas prévias ao torneio. Além dessas quatro seleções, Itália, Espanha, Portugal e Holanda também têm grandes chances, pela ótima performance e excessiva vontade dentro de campo. Em vista desse alto número de favoritos à busca pelo título, por parte das equipes mais fracas, fica ainda mais distante, deixando mais longe, por parte dessas equipes, o sonho de repetir o feito da Grécia em 2004, quando ganhou a Eurocopa e surpreendeu a todos.

Por todo o contexto, a Eurocopa de 2021 será interessantíssima e com grandes possibilidades de entrar para história como um dos torneios mais disputados de todos os tempos. Sendo assim, entre os dias 11 de junho e 11 julho, vale a pena ficar ligado e assistir a todos os jogos desse torneio, que promete muito.

Por Pedro Melo Gonsalves de Oliveira – Fala! Cásper