Os Maias e o Fim: Fim do Mundo marcado para o dia 21 de junho de 2020
Menu & Busca
Os Maias e o Fim: Fim do Mundo marcado para o dia 21 de junho de 2020

Os Maias e o Fim: Fim do Mundo marcado para o dia 21 de junho de 2020

Home > Entretenimento > Cultura > Os Maias e o Fim: Fim do Mundo marcado para o dia 21 de junho de 2020

Mais uma vez o mundo foi movimentado com uma notícia de que o fim estava próximo. De acordo com Paolo Tagaloguim, o fim do mundo, marcado per um dos calendários Maia, seria no dia 21 de junho deste ano. O resultado de seus cálculos fora publicado em sua conta do Twitter e usado na reportagem do tabloide britânico The Mirror.

O, suposto, cientista Paolo Tagaloguim tweetou sobre um erro no cálculo que previra o apocalipse em 21 de dezembro de 2012. No post original, tinha toda a descrição de como ele havia chegado ao resultado de que o fim estaria mais próximo do que o esperado.

Como usado em seu cálculo, quando foi feita a transição do calendário Juliano para Gregoriano, houve a perda de 11 dias por ano, até agora. Então, alinhando os calendários, nós teríamos perdido cerca de 8 anos. Ou seja, hoje, estaríamos em 2012 no calendário Juliano e data marcada no calendário da conta longa, seria então esse ano.

O fim do mundo e os Maias

Contudo, essas informações não podem ser confirmadas, tanto que apenas algumas horas depois de publicar a reportagem, o The Mirror a tirou do ar, por falta de informações certas.

Até mesmo a procedência do cientista é duvidosa, se pesquisar pelo nome dele no Google não achará nada que prove sua história como pesquisador. Também há o fato de que só perdemos 11 dias no primeiro ano da transição, após isso, os sistemas de contagem de tempo foram alinhados, em outras palavras, estamos apenas 11 dias à frente do calendário Juliano.

Além de tudo que já foi citado, há o fato de que os Maias não acreditavam em um sistema linear de tempo, no qual um dia começa tudo e em outro termina, para eles existiam ciclos. Assim como, para a mais antiga civilização pré-colombiana, o tempo é uma grande máquina de grandes engrenagens ciclos táticas, eles também têm uma grande variedade de calendários que informam sobre os diferentes ciclos da humanidade.

O mais conhecido é o Calendário da conta longa, vulgarmente chamado de Calendário Maia, esse conta a história de toda a humanidade desde 3114 a.C. e quando terminou, não significava necessariamente que o mundo iria acabar, e sim que aquele ciclo iniciado há muito tempo terminou.

Calendário Maia
Calendário Maia. | Foto: Reprodução.

__________________________
Por Larissa Almeida – Fala! Uniso

Tags mais acessadas