Os impactos do TikTok no meio musical
Menu & Busca
Os impactos do TikTok no meio musical

Os impactos do TikTok no meio musical

Home > Entretenimento > Música > Os impactos do TikTok no meio musical

O TikTok é um aplicativo mobile, lançado em 2016, em que o usuário pode fazer vídeos curtos, adicionar músicas de fundo, fazer edições, acrescentar filtros e compartilhar com os seus seguidores. Tornou-se muito popular em 2018 e, no momento, é a sensação da Internet e conta com mais de 1 bilhão de downloads.

Os vídeos seguem tendências que são criadas pelos próprios participantes da plataforma, mas a musicalidade é realmente o cerne dessa rede social, e consequentemente a popularização do aplicativo gerou impacto no meio musical.

Frequentemente, ao rolar o feed de outras redes sociais, como o Instagram, o Facebook e o Twitter, o internauta se depara com um vídeo do TikTok, isso demonstra a grande capacidade de viralização de conteúdos e também da promoção das músicas inseridas neles.

As músicas que são utilizadas nos vídeos são as preferidas da faixa etária de 60% dos usuários do aplicativo, que está entre 16 e 24 anos, e tem um perfil semelhante umas às outras, com gênero mais pop e batida dançante. Por isso, o mercado musical está produzindo mais músicas com esse estilo, visando alavancar seu produto por meio da viralização do conteúdo do aplicativo. 

TikTok
TikTok. | Foto: Reprodução.

TikTok e os impactos na música

Esse fenômeno não impulsiona apenas singles, mas também o surgimento de novos astros. O cantor e compositor Lil Nas X alcançou o estrelato em 2019, após sua colaboração com Billy Ray Cyrus, intitulada Old Town Road, viralizar em todo o mundo e atingir o topo das paradas nos aplicativos de streaming musicais.

Isso aconteceu porque a música se tornou um viral no TikTok e se propagou rapidamente por toda a Internet, o mesmo aconteceu com outras personalidades como a rapper Doja Cat dona do hit Say So. Atualmente, o aplicativo está disponível para 150 países, em 75 idiomas, o que é um ótimo recurso para atingir o público em escalas globais e de maneira incisiva.

Outro aspecto a ser analisado é a interação dos artistas com os fãs por meio do TikTok. O grupo global Now United faz muito sucesso na plataforma com sua conta oficial e com as contas pessoais de cada um dos 14 membros. Os vídeos que cativam a fanbase são compostos de danças, challenges, lip syncs e outras dinâmicas que fazem parte do universo dos usuários da rede. A integrante brasileira do grupo, Any Gabrielly, contou como é a experiência dela na plataforma à revista Rolling Stone em entrevista:

É muito legal! O TikTok está muito em alta e lançando diversas tendências no mundo todo, o que ajuda bastante na divulgação das músicas e também traz uma relação mais interativa entre o single e quem escuta. É muito bom quando você vai em uma festa e todo mundo faz a mesma dancinha, cria uma relação mais real entre a música e quem escuta.

Disse ela.

Esses conteúdos ajudam no engajamento do grupo e dos membros, o que contribui para o fortalecimento da imagem dos mesmos transformando-os em digital influencers. Dessa forma, além de promover as músicas, os artistas também se tornam produtos requisitados por marcas comerciais para a realização de propagandas e anúncios de produtos e serviços.

Danças no TikTok
Danças no TikTok. | Foto: YouTube.

Diante de tudo isso, torna-se claro o impacto do TikTok no meio musical e a seus envolvidos. A plataforma trouxe mudanças de demanda, estratégias de mercado e até de relacionamento com o público, e deve continuar aumentando progressivamente essa influência. As ferramentas tecnológicas interferem cada vez mais no nosso dia a dia e o fenômeno do TikTok é mais um exemplo disso e de como estamos confortáveis o suficiente com esses recursos para permitir que eles conduzam os meios como nossa sociedade se molda.

_______________________________
Por Letícia Fiuza – Fala! UFG

Tags mais acessadas