Os bairros de São Paulo preferidos pelos universitários
Os bairros de São Paulo preferidos pelos universitários

Home > Notícias > Urbano > Os bairros de São Paulo preferidos pelos universitários

São Paulo abriga algumas das principais universidades do país, incluindo dezenas de faculdades. É por isso que a cidade recebe muitos novos moradores todos os anos.

A procura é ainda maior por pessoas mais jovens e estudantes vindos de outros estados do país. Mas você sabe quais bairros de São Paulo são os melhores para os estudantes? Começar a vida universitária significa abrir-se a um mundo de possibilidades. E nada melhor quando acontece na maior metrópole do país.

São Paulo é um lugar cheio de cultura a oferecer. E também o melhor lugar para entrar no mercado de trabalho. Morar perto da universidade é uma ótima opção para quem vem estudar para conhecer a cidade aos poucos. É por isso que o MeuLugar compilou uma lista dos melhores bairros de São Paulo para os estudantes. O critério de seleção foi a proximidade das principais universidades da cidade. E também a facilidade de transporte público, principalmente o metrô.

bairros de São Paulo
Saiba quais são os bairros de São Paulo preferidos pelos universitários e veja qual é o melhor para você.

Bairros de São Paulo preferidos pelos universitários

Butantã

O Butantã é um dos mais procurados entre os melhores bairros de São Paulo para os estudantes. A região abriga a cidade universitária da USP, a principal universidade do Brasil. Além disso, o Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, está localizado na área.

Muito bem atendido comercialmente, o Butantã também é privilegiado em termos de mobilidade. A área é cortada pelos primeiros quilômetros da autoestrada Raposo Tavares e é atravessada por importantes artérias como Corifeu, Eusébio Matoso e Vital Brasil. E servido pela linha 4 (amarela) do metrô, que tem parada na estação Butantã. É fácil encontrar uma casa para alugar no Butantã e, por ser um imóvel maior, dá para dividir o valor com um colega.

Vila Mariana

A Vila Mariana é um dos melhores lugares para se morar na cidade. Não só por ser a sede da ESPM e do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, as duas principais instituições de humanidades da cidade, mas também por ser um dos principais baluartes dos estudantes em geral. A proximidade do Metrô faz com que alunos de outras universidades mais distantes escolham a região para morar.

Ao todo, 5 estações atendem a região. Além disso, a Vila Mariana é também um dos principais redutos da boemia da cidade. A Rua Joaquim Távora é um dos principais pontos de encontro dos jovens para uma cerveja depois da escola ou no fim de semana. As kitchenettes são populares na área, tal como os edifícios antigos com grandes apartamentos. Portanto, alugar ou comprar um apartamento na Vila Mariana pode ser uma boa opção para os estudantes.

Consolação

Consolação é um dos bairros mais populosos de jovens. E por fazer fronteira com Higienópolis, onde ficam as universidades Mackenzie e FAAP, é um dos melhores bairros de São Paulo para os estudantes. Existem várias lojas e opções de refeições na região.

Entre as principais vias estão a Avenida Rebouças, a última parte da Avenida Paulista e a Rua da Consolação. O comércio local é muito forte. Em edifícios diferentes, além das kitchenettes, normalmente existem muitos apartamentos com um ou dois quartos.

Possui 2 estações de metrô. Por ter um perfil mais jovem, a área é bastante movimentada com muitos bares, restaurantes e boates dos mais variados. E é muito bem servido por transporte público, com várias linhas de ônibus e estações de metrô próximas como Consolação, Paulista e Higienópolis-Mackenzie.

Outros bairros de São Paulo

Em uma cidade com tantas opções de instituições de ensino, existem algumas boas opções de bairros em São Paulo para estudantes. Além dos três mais procurados, vários outros têm potencial para atender aos jovens que vêm à cidade e desejam morar perto de onde estudam.

Aqui, estão mais: Perdizes – Área nobre da Zona Oeste, conhecida por suas diversas encostas. É atendida por diversas linhas de ônibus e possui um dos maiores centros acadêmicos do país: a PUC-SP. Paulista – Para quem é novo na cidade e vem para a faculdade, morar em bairros da Avenida Paulista como Jardim Paulista, Bela Vista e Paraíso pode ser uma boa opção. Há muitas universidades da região e também existe uma ampla rede de transporte, tanto de ônibus quanto de metrô. Por exemplo, no bairro Bela Vista estão a Universidade Anhembi Morumbi e a Faculdade Cásper Líbero. A Unip está no paraíso.

Tido como o bairro mais badalado de São Paulo, a Vila Madalena é um dos bairros da cidade de São Paulo para estudantes por ter lojas da moda, bares, restaurantes e galerias de arte de vanguarda. Aqui, cada um encontrará algo para si, dia e noite. Uma das principais atrações da região é o Beco do Batman, trata-se de uma rua que é repleta de arte de rua. Nos fins de semana, há um mercado ao ar livre na área, onde você pode comprar de tudo, desde comida até antiguidades. É um paraíso para a maioria dos estudantes universitários da região.

O Itaim Bibi é um dos melhores bairros de São Paulo para os estudantes, não pelo preço, é claro, mas pela proximidade com algumas universidades como Insper e Anhanguera. Além disso, o local é muito próximo de outros bairros badalados, como o residencial Jardins e o eclético Pinheiros. O Itaim Bibi oferece um mix diversificado de bares, restaurantes, cafés e casas noturnas. Se você tem um bom orçamento para alugar um apartamento no Itaim Bibi, é uma ótima opção e localização.

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam quais são os bairros de São Paulo preferidos pelos universitários!