Os 5 melhores filmes mexicanos para conhecer a cultura do país
Menu & Busca
Os 5 melhores filmes mexicanos para conhecer a cultura do país

Os 5 melhores filmes mexicanos para conhecer a cultura do país

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Os 5 melhores filmes mexicanos para conhecer a cultura do país

O potencial da indústria cinematográfica mexicana foi desenvolvido, principalmente, durante os anos 40. Diversos atores e atrizes viraram verdadeiros ícones e, ao mesmo tempo, os filmes mexicanos foram impulsionados pelo foco dos EUA na propaganda da Segunda Guerra Mundial.

Mais ou menos duas décadas depois, uma espécie de Cinema Novo Mexicano começou a crescer, época em que críticos da revista Nuevo Cine passaram a criticar a indústria.

Hoje, seis décadas depois, se olharmos para trás, será possível enxergar alguns filmes que se destacaram durante esse período. Confira quais são os cinco melhores filmes mexicanos

melhores filmes mexicanos
Os 5 melhores filmes mexicanos para conhecer a cultura do país. | Foto: Montagem/Reprodução.

Os 5 melhores filmes mexicanos

1. Roma (2018)

Dirigido por Alfonso Cuarón, Roma retrata a rotina de uma família da classe média, que é profundamente alterada com a chegada de Cleo (Yalitza Aparicio).

Cleo trabalha como empregada doméstica e babá da família, ao mesmo tempo em que diversas alterações, pessoais e coletivas, afetam a estadia dela.

A obra conquistou os Óscares de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Diretor e Melhor Fotografia, os três entregues a Cuarón. 

2. O Labirinto do Fauno (2006)

Passado na Espanha Franquista, esse filme narra as aventuras da garota Ofélia que, ao chegar no posto do novo marido militar de sua mãe, encontra um Labirinto, no qual dá de cara com criaturas fantásticas.

Uma delas, o Pan Fauno (Doug Jones), diz para Ofélia que essa deve cumprir três tarefas para se tornar imortal. Ao mesmo tempo, seu novo pai tenta reprimir uma guerrilha.

Guillermo Del Toro, venceu três Óscares na cerimônia de 2007. 

3. Amores Brutos (2000)

Nesse filme de Alejandro Iñárritu, as histórias de três personagens se encontram a partir de um acidente de carro: a de Octavio (Gael García Bernal), dono de um cachorro de lutas clandestinas; Daniel (Álvaro Guerrero), que deixa a esposa para viver com uma modelo; e Chivo (Emilio Echivarría), um mendigo que tenta voltar para a sua família.

Amores Brutos foi indicado ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2001. Além disso, venceu um total de 15 prêmios. 

4. E Sua Mãe Também (2001)

Nessa outra obra de Alfonso Cuarón, os adolescentes Julio (Gael García Bernal) e Ternoch (Diego Luna) embarcam em uma viagem para uma ilha paradisíaca junto a Luísa (Maribel Verdú), uma mulher mais velha. Viajando de carro pelo México, acabam se envolvendo, aprendendo muito sobre si mesmos e suas relações.

O filme recebeu sete prêmios, além de uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Original.  

5. Os Esquecidos  (1950)

Dirigido por Luís Buñuel, a obra se situa nos subúrbios da Cidade do México, onde um grupo de jovens delinquentes passa os dias cometendo roubos.

O filme venceu 12 prêmios Ariel, o maior prêmio cinematográfico do México, além de um Prémio de Diretor no Festival de Cannes.   

________________________________
Por Victor Livi – Fala! Cásper

Tags mais acessadas