Cronologia Marvel: Saiba a ordem cronológica dos filmes do MCU
Menu & Busca
Cronologia Marvel: Saiba a ordem cronológica dos filmes do MCU

Cronologia Marvel: Saiba a ordem cronológica dos filmes do MCU

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Filmes > Cronologia Marvel: Saiba a ordem cronológica dos filmes do MCU

Vingadores: Ultimato chegou aos cinemas em 2019 e, no mesmo ano, Homem-Aranha: Longe de Casa encerrou a cronologia da Fase 3 da Marvel, dando início a Fase 4 com novas séries e filmes, além de um novo enredo para o MCU (Universo Cinematográfico Marvel).

Para quem está chegando agora e está se sentindo, digamos, perdido(a) no meio de tantos heróis e produções célebres do MCU, listamos aqui a ordem cronológica de todos os filmes e produções do Universo da Marvel.

A lista serve tanto para aqueles que querem se inteirar das produções da Marvel quanto aos fãs que queiram assistir de novo a todos esses filmes e séries, mas dessa vez seguindo a cronologia dos eventos.

Repare que esta ordem dos filmes da Marvel está em ordem cronológica, ou seja, os filmes não estão na ordem de lançamento, mas na ordem em que as histórias acontecem!

Cronologia dos filmes e séries da Marvel

1942/1945 – Capitão América: O Primeiro Vingador

Capitão América: O Primeiro Vingador dá início a cronologia Marvel da Fase 1 entre os anos de 1943 e 1945. O filme, contudo, não foi o primeiro lançamento do estúdio, que começou a saga de heróis com Homem de Ferro em 2008.

Sinopse: Steve Rogers é um jovem que aceitou ser voluntário em uma série de experiências que visam criar o super soldado americano. Os militares conseguem transformá-lo em uma arma humana, mas logo percebem que o supersoldado é valioso demais para colocá-lo em risco na luta contra os nazistas. Desta forma, Rogers é usado como uma celebridade do exército, marcando presença em paradas realizadas pela Europa no intuito de levantar a estima dos combatentes. Sóque um plano nazista faz com que o super soldado entra em ação e assume a alcunha de Capitão América, usando seus dons para combatê-los.

1995 – Capitã Marvel

Capitã Marvel se passa 40 anos após Capitão América: O Primeiro Vingador. O longa acompanha a transformação de Carol Danvers em Capitã Marvel, uma das heroínas mais fortes da MCU. Este filme foi produzido 11 anos após Homem de Ferro, a primeira produção da Fase 1 e se passa na Fase 3 do estúdio.

Capitã Marvel (2019) faz parte da Fase 3 da cronologia Marvel.
Capitã Marvel (2019) faz parte da Fase 3 da cronologia Marvel. | Foto: Reprodução/Divulgação.

Sinopse: Ambientado nos anos de 1990, o filme acompanha a jornada de Carol Danvers, conforme ela se transforma em Capitã Marvel, uma das personagens mais poderosas do universo. Enquanto uma guerra galáctica entre duas raças alienígenas chega à Terra, Danvers se vê junto a um pequeno grupo de aliados no meio da ação.

2005/2009- O Incrível Hulk

O Incrível Hulk é uma produção da Marvel Studios com a Universal Studios que não pertence oficialmente a cronologia do MCU. O herói, entretanto, foi utilizado na narrativa de Vingadores, porém, o papel foi interpretado por Mark Ruffalo, enquanto a versão do filme foi feita por Edward Norton.

A decisão da Marvel de não produzir outro filme sobre Hulk é que já existem muitas produções do herói e a história já é conhecida por todos os fãs.

Sinopse: O cientista Bruce Banner se esconde no Brasil enquanto busca desesperadamente a cura da mutação que o transforma em um monstro incontrolável. Só assim ele poderá novamente levar uma vida normal e ficar ao lado da mulher que ama. Porém, durante este processo, ele precisa lutar contra o Abominável, um novo inimigo que quer capturá-lo.

2009/2010 – Homem de Ferro

Homem de Ferro é o primeiro filme produzido pela Marvel para o MCU. O longa-metragem estreou em 2008, contudo, na cronologia Marvel é a terceira história de herói a ser contada, com os eventos de Capitã Marvel e Capitão América: O Primeiro Vingador o antecedendo.

Durante o filme, é possível perceber o quanto a história de Tony Stark está ligada a de Steve Rogers, o primeiro Vingador.

Sinopse: Quando é capturado em território inimigo, o magnata Tony Stark constrói uma armadura de alta tecnologia para escapar. Agora, ele tem a missão de salvar o mundo como um herói, que não nasceu, mas foi criado como nenhum outro.

2011 – Homem de Ferro 2

Homem de Ferro 2 coloca Tony Stark em uma nova aventura do MCU. Neste longa, entretanto, serve como uma apresentação para futuros personagens da Marvel e para Vingadores, com a aparição da Viúva Negra e uma breve explicação sobre a Iniciativa Vingadores.

Homem de Ferro 2 (2010) faz parte da Fase 1 da MCU.
Homem de Ferro 2 (2010) faz parte da Fase 1 da MCU. | Foto: Reprodução.

Sinopse: Após revelar sua identidade de super-herói, Tony Stark irá lutar contra um novo inimigo, usando sua armadura mais uma vez.

2011 – Thor

Thor, como o próprio nome indica, apresenta o Deus do Trovão ao MCU em sua Fase 1. Neste filme, alguns personagens importantes como Loki e o Gavião Arqueiro fazem suas primeiras aparições na cronologia Marvel, retornando em filmes posteriores.

Sinopse: O Poderoso Thor está prestes a ascender ao trono de seu reino Asgard, até que sua arrogância e imprudência reacendem uma guerra antiga. Quando é banido para a Terra como castigo por suas atitudes, Thor é obrigado a lutar para reaver seus poderes. Perseguido por uma força invasora para destruí-lo, o desventurado Deus do Trovão tem que enfrentar uma nova batalha e descobrir o que é preciso para ser um herói.

2012 – Os Vingadores – The Avengers

Os Vingadores é o último filme na cronologia da Fase 1 da Marvel. O filme uniu todos os heróis apresentados durante os últimos 4 anos e os colocou frente a frente para lutarem contra um inimigo em comum. A história, contudo, possui um objetivo ainda maior, apresentar as Joias do Infinito e Thanos, abrindo caminho para a Fase 2 e 3 do estúdio, que se focam no vilão e nessas ferramentas de poder.

Os Vingadores (2012) é o primeiro filme da sequência vingadores e o último da Fase 1 do MCU.
Os Vingadores (2012) é o primeiro filme da sequência Vingadores e o último na cronologia da Fase 1 do Universo Cinematográfico Marvel. | Foto: Reprodução.

Além disso, é neste longa que o público é apresentado ao novo Hulk da Marvel, interpretado por Mark Ruffalo.

Sinopse: Quando um inimigo inesperado ameaça a segurança global, Nick Fury, diretor da agência internacional pacificadora conhecida como S.H.I.E.L.D, reúne Homem de Ferro, Thor, Capitão América e outros heróis para salvar o mundo e tirá-lo da beira do abismo.

2012 – Homem de Ferro 3

Homem de Ferro 3 se passa meses após Os Vingadores e é o primeiro filme a ser produzido para a Fase 2, além de ser o primeiro da sequência cronológica da Marvel. Neste filme, uma nova fase de Tony Stark é abordada, entretanto, ela está ligada a vários acontecimentos, além dos eventos envolvendo Loki e o Tesseract.

Sinopse: Quando Tony Stark vê seu mundo reduzido a escombros, ele precisa usar toda sua engenhosidade para sobreviver, destruir seu inimigo e, de alguma forma, proteger quem ama. Mas uma questão existencial o assombra: o homem faz o traje… ou o traje faz o homem?

2013 – Thor: O Mundo Sombrio

Em Thor: O Mundo Sombrio, o super-herói retorna após os acontecimentos de Os Vingadores e de Homem de Ferro 3. Este filme é o segundo na cronologia Marvel da Fase 2 e o segundo a ser produzido, apresentado ao público a Jóia da Realidade, a segunda Jóia do Infinito no MCU.

Thor: O Mundo Sombrio (2013) é o segundo filme na cronologia Marvel da Fase 2.
Thor: O Mundo Sombrio (2013) é o segundo filme na cronologia Marvel da Fase 2. | Foto: Reprodução/Divulgação.

Sinopse: Mundos colidem quando um poderoso inimigo antigo ameaça mergulhar o cosmos na escuridão eterna. Agora, reunido com Jane Foster, e forçado a forjar uma aliança com seu traiçoeiro irmão Loki, Thor embarca em uma jornada perigosa para salvar a Terra e Asgard da destruição.

2014 – Capitão América 2: O Soldado Invernal

Este é o terceiro filme na cronologia Marvel da Fase 2 e o terceiro a ser produzido, seguindo com a apresentação das Joias do Infinito e de um novo inimigo. Capitão América 2: O Soldado Invernal, prepara os heróis para as sequências de Os Vingadores e para o terceiro filme sobre o Capitão.

Nas cenas pós-créditos, somos apresentados a Wanda e Pietro Maximoff, personagens importantes para o futuro do MCU.

Sinopse: Steve Rogers vive tranquilamente em Washington D.C. e tenta se ajustar ao mundo moderno. Mas quando um colega da S.H.I.E.L.D é atacado, ele se vê preso em uma rede de intrigas que ameaça colocar o mundo em risco. Unindo forças com a Viúva Negra, o Capitão América luta contra para expor a grande conspiração enquanto enfrenta assassinos profissionais para silenciá-lo a todo momento. Quando a dimensão da trama maligna é revelada, os heróis pedem ajuda a um novo aliado, o Falcão. Contudo, eles logo se veem enfrentando um inimigo formidável e inesperado, o Soldado Invernal.

2014 – Guardiões da Galáxia

Guardiões da Galáxia apresenta um novo grupo de heróis que atuam como protetores do espaço. O filme, no entanto, é fundamental para a narrativa das Joias do Infinito e seus personagens ganharão destaque no MCU.

Seu enredo faz parte da Fase 2 e se passa após Os Vingadores, Thor: O Mundo Sombrio e no mesmo período que Capitão América: O Soldado Invernal.

Sinopse: Em uma aventura espacial com muita ação, este filme expande o Universo Cinematográfico Marvel para o cosmo, onde o impetuoso Peter Quill se vê como objeto de uma caçada implacável após roubar uma misteriosa esfera cobiçada por Ronan, um vilão poderoso com ambições que podem ameaçar todo o universo. Para fugir do determinado vilão, Quill se alia a Rocket, Groot, Gamora e Drax. Mas quando o Senhor das Estrelas descobre o verdadeiro poder da esfera, ele deve fazer o melhor para organizar seu grupo e ser a resistência da galáxia.

2014 – Guardiões da Galáxia Vol. 2

Guardiões da Galáxia Vol. 2 se passa poucos meses após o primeiro e sua narrativa antecede Vingadores: Era de Ultron. A produção faz parte da Fase 2 da cronologia Marvel assim como seu antecessor e agora irá falar sobre a importância de Peter Quill no MCU e do futuro das Joias do Infinito.

Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017) se passa antes das sequências Vingadores.
Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017) se passa antes das sequências Vingadores. | Foto: Reprodução/Divulgação.

Sinopse: Os Guardiões precisam lutar para manter sua recém-descoberta família unida, enquanto Peter Quill desvenda mais detalhes sobre seu passado e sobre seu pai. Antigos inimigos se tornam aliados e personagens queridos e conhecidos dos quadrinhos virão ao auxílio do herói.

2015 – Vingadores: Era de Ultron

O segundo filme da franquia Vingadores é Vingadores: Era de Ultron, o sexto na cronologia da Marvel na Fase 2 e o quinto a ser produzido. A história se passa após Homem de Ferro 3, Thor: O Mundo Sombrio e Capitão América: O Soldado Invernal, com todos os acontecimentos desses filmes interferindo na narrativa.

Neste longa, as Joias do Infinito são reveladas ao grupo de heróis, que já descobriram outras durante suas aventuras. Além disso, o vilão Ultron trará sérios problemas ao grupo, que será impactado ao longo das próximas produções por suas atitudes. Wanda e Pietro Maximoff entram para a história assim como Visão.

Vingadores: Era de Ultron (2015) reune todos os heróis em um filme.
Vingadores: Era de Ultron (2015) reúne todos os heróis em um filme. | Foto: Reprodução.

Sinopse: Tony Stark tenta reiniciar o programa de manutenção da paz, porém, as coisas não dão certo e os super-heróis mais poderosos da Terra terão que passar no teste definitivo de salvar o planeta. Com o surgimento do vilão Ultron, a equipe dos Vingadores tem a missão de neutralizar seus terríveis planos.

2015 – Homem-Formiga

Homem-Formiga se passa após Vingadores: Era de Ultron, no entanto, sua história não está, a princípio, ligada a equipe de heróis. Este filme preenche lacunas no MCU como, por exemplo, quais os heróis que protegeram a Terra após o Capitão América e antes de Capitã Marvel (filme que ainda não havia sido lançado).

Scott Lang, o protagonista da história será, uma peça fundamental para o futuro do MCU. Homem-Formiga é a última produção da Fase 2 na cronologia Marvel.

Sinopse: Embora no passado tenha recorrido à prática de assaltos para sustentar sua família, Scott é, essencialmente, um homem bom. Seu objetivo, após sair da prisão, é se tornar um pai de verdade para sua filha, Cassie. Embora não pareça ser o típico herói, sua agilidade física, seu conhecimento sobre tecnologia e o forte caráter moral tornam Lang um candidato ideal para substituir Hank Pym como o Homem-Formiga.

2016 – Capitão América 3: Guerra Civil

Capitão América 3: Guerra Civil é o primeiro filme da Fase 3 na cronologia Marvel e representa uma ruptura no grupo Vingadores. A partir deste longa-metragem, Capitão América e Homem de Ferro se tornam inimigos e representam dois lados distintos em uma batalha.

Capitão América: Guerra Civil (2016) narra o fim do grupo Vingadores.
Capitão América: Guerra Civil (2016) narra o fim do grupo Vingadores, um evento importante na cronologia Marvel | Foto: Reprodução.

Personagens importantes para o MCU como Pantera Negra e Homem-Aranha se destacam nessa produção, assumindo seu lado na batalha. Wanda Maximoff é outra personagem que se destaca na equipe e, a partir desse ponto, é decisiva na história.

Sinopse: Steve Rogers lidera o grupo dos Vingadores em seus esforços contínuos para defender a humanidade. Após outro incidente envolvendo a equipe, uma pressão política para instalar um sistema de responsabilização, comandado por uma agência do governo para controlar e supervisionar a equipe. O novo status que divide os Vingadores resulta em duas frentes: uma liderada pelo Capitão América, contra o controle do governo, e outra pelo Homem de Ferro, a favor da responsabilização.

2016 – Homem-Aranha: De Volta ao Lar

Homem-Aranha: De Volta ao Lar é a terceira produção da Fase 3 e o segundo filme a ser produzido para essa etapa do MCU. Sua narrativa se passa após Capitão América: Guerra Civil, contudo, ocorre simultaneamente aos acontecimentos de Pantera Negra e Doutor Estranho.

O filme é o primeiro de uma sequência sobre o herói mais novo dos Vingadores e do MCU. Assim como Hulk, o personagem foi explorado outras vezes no cinema, contudo, a Marvel decidiu criar a própria história para o herói, ligando-o à narrativa existente.

Sinopse: Depois de lutar ao lado dos Vingadores, chegou a hora do jovem Peter Parker voltar para casa em Nova York ao lado de sua tia May. Sob o olhar atento do mentor Tony Stark, Peter começa a abraçar sua nova identidade como Homem-Aranha e combate diariamente pequenos crimes nas redondezas. Ele acredita que encontrou a missão de sua vida quando o terrível vilão Abutre surge ameaçando a cidade. O problema é que a tarefa não será tão fácil como ele imaginava.

2017 – Pantera Negra

Pantera Negra se passa após os eventos de Capitão América: Guerra Civil e a morte do Rei T’Chaka. Seu filho, T’Challa se torna, oficialmente, o Pantera Negra, uma linhagem de heróis de Wakanda, reino onde vive. O herói será importante para o futuro MCU.

Um segundo filme será produzido para a Fase 4 da cronologia Marvel, entretanto, o herói ganhará outra forma, pois Chadwick Boseman, intérprete do Pantera Negra, faleceu recentemente.

Pantera Negra (2018) é o segundo filme da cronologia Marvel em sua Fase 3.
Pantera Negra (2018) é o segundo filme da cronologia Marvel em sua Fase 3. | Foto: Reprodução/Divulgação.

Sinopse: Pantera Negra segue T’Challa que, após a morte de seu pai, rei de Wakanda, volta para casa, para assumir o reino. Mas quando um poderoso inimigo reaparece, o Pantera Negra é testado e atraído para um conflito que coloca o destino de Wakanda e de todo mundo em risco. Diante da traição e do perigo, o jovem rei deve se unir a seus aliados e libertar o poder total do Pantera e derrotar seus inimigos.

2016/2017 – Doutor Estranho

O filme Doutor Estranho cria uma nova linha para o MCU e garante um dos personagens mais importantes do final da Fase 3 e da Fase 4. Ele se passa em dois momentos cronológicos da Marvel, sendo o primeiro em 2016, algumas semanas ou meses após Capitão América: Guerra Civil e em 2017, antecedendo Thor: Ragnarok e Vingadores: Guerra Infinita.

Sinopse: O filme conta a história do famoso cirurgião Dr. Stephen Strange, que tem a vida alterada após sofrer um acidente de automóvel que afeta suas mãos. Quando a medicina medicinal falha, ele se vê obrigado a buscar cura e esperança em um lugar improvável, uma comunidade isolada e misteriosa chamada Kamar-Taj. Ele rapidamente descobre que este lugar não é um centro de recuperação, mas sim, a primeira linha de batalha contra forças obscuras. Strange irá se transformar em um grande mago e defenderá a Terra de potenciais inimigos.

2017 – Thor: Ragnarok

Em Thor: Ragnarok, o herói e Deus do Trovão enfrenta o fim dos tempos de seu povo, provocado por sua irmã Hela. O filme se passa após os eventos Vingadores: Era de Ultron e Capitão América: Guerra Civil (trama em que Thor não participa).

Sua cronologia nos eventos Marvel, contudo, é um pouco confusa, pois sem participar de Guerra Civil e sem menções sobre ano e outros eventos, fica difícil localizá-lo. No final da trama, entretanto, a invasão de Thanos a nave de Thor indica que os acontecimentos de Ragnarok ocorreram em 2017.

Sinopse: Thor é preso do outro lado do universo, sem seu martelo e encontra-se em uma corrida contra o tempo para voltar para Asgard e salvar seu povo do apocalipse que será causado por Hela, sua meia-irmã. Mas antes, precisa sobreviver a uma luta mortal em uma arena contra, ninguém mais, ninguém menos, que Hulk.

2017 – Homem-Formiga e a Vespa

Homem-Formiga e a Vespa antecede Vingadores: Guerra Infinita, a sequência dos filmes Vingadores, na cronologia da Fase 3 da Marvel. Sua história se passa alguns meses antes da batalha contra Thanos e termina com o vilão estalando os dedos e sumindo com metade da Terra.

Homem-Formiga e a Vespa (2018) antecede a sequência do filme Vingadores: Guerra Infinita.
Homem-Formiga e a Vespa (2018) antecede a sequência do filme Vingadores: Guerra Infinita. | Foto: Reprodução/Divulgação.

Este último acontecimento do filme é decisivo para Vingadores: Ultimato e Scott Lang se torna uma das esperanças para o futuro do MCU.

Sinopse: Após os acontecimentos anteriores, Scott Lang tem que lidar com as consequências de seus atos como Homem-Formiga para o público e como pai. Hope Van Dyne e Hank Pym precisam de sua ajuda para derrotar uma nova vilã e salvar Janet Van Dyne do tamanho subatômico.

2017 – Vingadores: Guerra Infinita

Vingadores: Guerra Infinita é o início do fim, ou seja, a penúltima parte para a sequência Vingadores. O filme se passa em 2017, um ano após a Guerra Civil e o fim dos Vingadores, após Doutor Estranho e, em partes, simultaneamente a Thor: Ragnarok.

O longa é o responsável por incorporar todas as Joias do Infinito, que foram apresentadas nos últimos anos e se tornaram pontos essenciais nas histórias do MCU. Além disso, todos os heróis se conectam durante a narrativa, com alianças improváveis entre Tony Stark, os Guardiões da Galáxia e o Doutor Estranho e Capitão América com Pantera Negra.

Sinopse: Thanos finalmente chega à Terra, disposto a reunir as Joias do Infinito. Para enfrentá-lo, os Vingadores precisam unir forças com os Guardiões da Galáxia, ao mesmo tempo que lidam com as desavenças entre alguns de seus integrantes.

2017/2022 – Vingadores: Ultimato

Em Vingadores: Ultimato, o MCU encerra um ciclo com os heróis mais poderosos da Terra. Neste filme, há um salto de 5 anos entre Vingadores: Guerra Civil e Vingadores: Ultimato, após parte da Terra desaparecer com o estalar de dedos de Thanos.

Vingadores: Ultimato (2019) encerra um ciclo da Marvel com todos os seus super-heróis mais poderosos.
Vingadores: Ultimato (2019) encerra um ciclo da Marvel com todos os seus super-heróis mais poderosos. | Foto: Reprodução/Divulgação.

O grupo se reúne novamente para mudar o estrago feito pelo vilão, em uma batalha com perdas emocionantes e um desfecho de arrepiar. A história encerra a Fase 3 na cronologia do MCU e abre portas para um futuro distinto para a Fase 4.

Sinopse: No final épico da Saga do Infinito, os Vingadores enfrentam o vilão mais poderoso do universo, Thanos. Quando eventos devastadores eliminam metade da população mundial e dividem suas fileiras, o resto dos heróis lutam para avançar. Mas eles devem se unir para restaurar a ordem e a harmonia no universo e trazer de volta seus entes queridos.

2022 – Homem-Aranha: Longe de Casa

Homem-Aranha: Longe de Casa é a primeira produção da Fase 4 da Marvel e sua cronologia é após os eventos de Ultimato, com Peter retornando das cinzas. O jovem deve lidar com a falta de um personagem importante para seu desenvolvimento e inicia sua própria aventura, longe dos Vingadores.

O filme se passa em 2022, pouco tempo depois da morte de Thanos e da volta da vida na Terra.

Sinopse: Peter Parker está em uma viagem de duas semanas pela Europa, ao lado de seus amigos de colégio, quando é surpreendido pela visita de Nick Fury. Convocado para mais uma missão heróica, ele precisa enfrentar vários vilões que surgem em cidades-símbolo do continente, como Londres, Paris e Veneza, e também a aparição do enigmático Mysterio.

2023 – WandaVision (Série)

Em WandaVision, uma série ligada ao MCU, acompanhamos a Feiticeira Escarlate, Wanda, lidando com os acontecimentos de Guerra Civil. A heroína desapareceu após o estalar de dedos de Thanos e não viveu os cinco anos que sucederam o acontecimento. A história se passa, aproximadamente, um ano após o retorno das pessoas à Terra.

WandaVision (2021) é uma série que complementa a cronologia da Fase 4 da Marvel.
WandaVision (2021) é uma série que complementa a cronologia da Fase 4 da Marvel. | Foto: Reprodução/Divulgação.

A série possui 9 episódios e as aventuras de Wanda não se concluíram nessa narrativa, que será finalizada em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Segundo a Marvel Studios, a partir da Fase 4, séries produzidas pelo estúdio serão ligadas ao MCU e não será possível compreender uma história sem assistir a outra.

Sinopse: A série da Marvel Studios conta a história de Wanda Maximoff e Visão, um casal de super-heróis que vivem uma vida perfeita e tranquila, até perceberem que há algo de errado com eles e que nem tudo é o que parece.

2023 – Falcão e o Soldado Invernal (Série)

Falcão e o Soldado Invernal acompanha as aventuras de Sam e Bucky, após o falecimento do Capitão América e a busca pelo novo super soldado. A história se passa um ano após o retorno das pessoas à Terra em Vingadores: Ultimato.

A série está sendo exibida pela Disney Plus, que detém os direitos da Marvel Studios. Pela plataforma é possível assistir a todos os filmes do MCU e suas séries.

Sinopse: A dupla Sam e Bucky, Falcão e Soldado Invernal, se uniu após os acontecimentos de Vingadores: Ultimato e embarcou em uma aventura pelo mundo que colocará suas habilidades à prova e sua paciência também.

A Fase 4 do MCU ainda está em desenvolvimento e irá se passar antes e após os acontecimentos de Vingadores: Ultimato (o último filme da Fase 3). Até então, os únicos projetos dessa etapa são Homem-Aranha: Longe de Casa e que terá uma sequência ainda na quarta fase, WandaVision e Falcão e Soldado Invernal.

A Marvel, no entanto, anunciou as seguintes produções: Viúva Negra, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, Os Eternos, Spider-Man: No Way Home, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, Thor: Amor e Trovão, Pantera Negra 2, Capitã Marvel 2, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, Guardiões da Galáxia Vol. 3, Quarteto Fantástico e Blade.

No mundo dos seriados estão as produções Loki, Hawkeye, Ms. Marvel, Moon Knight, She Hulk e What if…?.

Cronologia Marvel por ano de lançamento

A cronologia Marvel por data de lançamento pode ser bem diferente da ordem cronológica do MCU. Por isso, fãs que desejam ter a experiência completa ou que preferem assistir aos filmes de acordo com o ano em que foram lançados, devem seguir a seguinte ordem:

Filmes

  • Homem de Ferro – lançamento: abril de 2008 (EUA)
  • O Incrível Hulk – lançamento: junho de 2008 (EUA)
  • Homem de Ferro 2 – lançamento: maio de 2010 (EUA)
  • Thor – lançamento: maio de 2011 (EUA)
  • Capitão América: O Primeiro Vingador – lançamento: julho de 2011 (EUA)
  • Os Vingadores – The Avengers – lançamento: abril de 2012 (EUA)
  • Homem de Ferro 3 – lançamento: maio de 2012 (EUA)
  • Thor: O Mundo Sombrio – lançamento: novembro de 2013 (EUA)
  • Capitão América: O Soldado Invernal – lançamento: abril de 2014 (EUA)
  • Guardiões da Galáxia – lançamento: agosto de 2014 (EUA)
  • Vingadores: Era de Ultron – lançamento: abril de 2015 (EUA)
  • Homem-Formiga – lançamento: julho de 2015 (EUA)
  • Capitão América: Guerra Infinita – lançamento: abril de 2016 (EUA)
  • Doutor Estranho – lançamento: novembro de 2016 (EUA)
  • Guardiões da Galáxia Vol. 2 – lançamento: maio de 2017 (EUA)
  • Homem-Aranha: De Volta ao Lar – lançamento: junho de 2017 (EUA)
  • Thor: Ragnarok – lançamento: outubro de 2017 (EUA)
  • Pantera Negra – lançamento: janeiro de 2018 (EUA)
  • Vingadores: Guerra Infinita – lançamento: abril de 2018 (EUA)
  • Homem-Formiga e a Vespa – lançamento: julho de 2018 (EUA)
  • Capitã Marvel – lançamento: março de 2019 (EUA)
  • Vingadores: Ultimato – lançamento: abril de 2019 (EUA)
  • Homem-Aranha: Longe de Casa – lançamento: junho de 2019 (EUA)

Séries

  • WandaVision – lançamento: janeiro de 2021
  • Falcão e o Soldado Invernal – lançamento: março de 2021

Sequências dos Filmes Marvel

Alguns filmes da Marvel possuem uma sequência como Vingadores, Thor, Homem-Aranha, entre outros, e por isso, assistir esses filmes em sua ordem cronológica é muito importante para a compreensão das histórias e do MCU.

Sequência Homem de Ferro

Homem de Ferro (2008) é o primeiro filme da Fase 1 do MCU é uma das histórias mais importantes para essa etapa da Marvel, pois é neste filme que se abre a possibilidade para a equipe Vingadores. A história de Tony Stark, no entanto, não termina neste longa, a narrativa se estende para outros dois filmes, Homem de Ferro 2 (2010) e Homem de Ferro 3 (2013), suas sequências.

Homem de Ferro é uma franquia com 3 filmes em sequência.
Homem de Ferro é uma franquia com 3 filmes em sequência. | Foto: Reprodução.

Além disso, a história de Tony ganha destaque em todos os filmes dos Vingadores e na história de outros heróis.

Sequência Capitão América

Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) é o primeiro filme sobre o supersoldado Steve Rogers, o primeiro herói criado. Neste longa-metragem, o Capitão América é um símbolo de resistência criado para combater a imagem da Alemanha Nazistas e enaltecer a força americana de guerra.

As sequências de Capitão América.
As sequências de Capitão América. | Foto: Reprodução.

O filme Capitão América tem mais duas sequências, Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014) e Capitão América 3: Guerra Civil (2016). Assim como Tony Stark, Steve Rogers é um dos heróis principais de Vingadores.

Sequência Thor

A sequência do filme Thor (2011), longa-metragem sobre o herói e deus do trovão, é Thor: O Mundo Sombrio (2013) e Thor: Ragnarok (2017). Ambas as histórias dão continuidade às aventuras de Thor e são, em parte, antecedentes para os filmes dos Vingadores.

Qual a sequência de Thor?
Qual a sequência de Thor? | Foto: Reprodução.

Thor é um dos heróis principais de Vingadores e, na próxima fase do MCU, ganhará destaque na franquia Guardiões da Galáxia.

Sequência Vingadores

Vingadores, um dos filmes e franquias de maior sucesso da Marvel, possui uma sequência com 3 longa-metragens, que abordam as diversas etapas na vida do grupo e de seus heróis. Todos os filmes Vingadores possuem correlação com suas histórias e com a narrativa dos filmes dos heróis que compõem o grupo.

Cronologia Marvel Vingadores.
Todos os filmes Vingadores em sequência. | Foto: Reprodução.

A sequência Vingadores é Os Vingadores (2012), Vingadores: Era de Ultron (2015), Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Vingadores: Ultimato (2019).

Sequência Guardiões da Galáxia

A franquia Guardiões da Galáxia possui dois filmes, Guardiões da Galáxia (2014) e Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017), situados em sequência na cronologia Marvel. Ambos os longas falam sobre um grupo de heróis que se unem para proteger diversos planetas de vilões.

Guardiões da Galáxia e sua sequência.
Guardiões da Galáxia e sua sequência. | Foto: Reprodução.

Em Vingadores: Guerra Infinita, este pequeno grupo se torna uma peça fundamental para salvar o universo das maldades de Thanos.

Sequência Homem-Formiga

O filme Homem-Formiga e a Vespa (2018) é a sequência de Homem-Formiga (2015), longa-metragem que fala sobre Scott Lang, o sucessor de Hank Pym como o pequeno super-herói. Ambos os filmes são importantes para a cronologia Marvel e para a sequência de Vingadores, Vingadores: Ultimato.

Sequência de Homem-Formiga.
Sequência de Homem-Formiga. | Foto: Reprodução.

Homem-Formiga ganhará uma nova continuação, produzida para a Fase 4 da Marvel e contará como o herói está após a grande batalha contra Thanos.

Sequência Homem-Aranha

O filme Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) é a sequência de Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017), o primeiro longa-metragem a respeito do herói, que se une à equipe Vingadores em Capitão América 3: Guerra Civil.

Qual a sequência do filme Homem-Aranha?
Qual a sequência do filme Homem-Aranha? | Foto: Reprodução.

Homem-Aranha desempenha um papel muito importante nos últimos filmes da franquia Vingadores e será um dos personagens destaque da Fase 4 da Marvel, ganhando um terceiro filme, intitulado Spider-Man: No Way Home.

Quanto Tempo Demora Para Assistir os Filmes Marvel

Para aqueles que desejam maratonar os filmes da Marvel em ordem cronológica é necessário reservar um bom tempo em sua agenda, pois todos os filmes somam mais de um dia para serem assistidos. Confira o tempo de cada filme Marvel.

  • Capitão América: O Primeiro Vingador – 2h06min
  • Capitã Marvel – 2h05min
  • O Incrível Hulk – 1h52min
  • Homem de Ferro – 2h07min
  • Homem de Ferro 2 – 2h05min
  • Thor – 1h56min
  • Os Vingadores – 2h25min
  • Homem de Ferro 3 – 2h12min
  • Thor: O Mundo Sombrio – 1h54min
  • Capitão América 2: O Soldado Invernal – 2h18min
  • Guardiões da Galáxia – 2h02min
  • Guardiões da Galáxia Vol.2 – 2h17min
  • Vingadores: Era de Ultron – 2h23min
  • Homem-Formiga – 1h59min
  • Capitão América 3: Guerra Civil – 2h30min
  • Homem-Aranha: De Volta ao Lar – 2h13min
  • Pantera Negra – 2h16min
  • Doutor Estranho – 1h56min
  • Thor: Ragnarok – 2h11min
  • Homem-Formiga e a Vespa – 2h
  • Vingadores: Guerra Infinita – 2h31min
  • Vingadores: Ultimato – 3h04min
  • Homem-Aranha: Longe de Casa – 2h09min

________________________________________________

Total: 47h11min

Ordem Filmes Marvel em Imagem

Ordem Cronológica dos Filmes da Marvel
Ordem Cronológica dos Filmes da Marvel

E você, já imaginou qual dos Vingadores é mais parecido contigo? Faça o teste agora e descubra qual super-herói você seria!

0 Comentários

Tags mais acessadas