Opinião - Ricardo Salles: considerado uma ameaça ao meio ambiente
Menu & Busca
Opinião – Ricardo Salles: considerado uma ameaça ao meio ambiente

Opinião – Ricardo Salles: considerado uma ameaça ao meio ambiente

Home > Notícias > Política > Opinião – Ricardo Salles: considerado uma ameaça ao meio ambiente

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles tem se mostrado controverso no cargo que ocupa. Suas ações vêm acarretando recordes de desmatamento, garimpos, queimadas, grilagem e invasão de terras indígenas.

O cenário político brasileiro passa por uma fase de extrema instabilidade e crise. Não é dúvida para ninguém que questões controversas englobam muitos ministros do governo Bolsonaro, mas o destaque da vez está com Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente.

Gestão de Ricardo Salles e o meio ambiente

A gestão de Salles está marcada por acontecimentos nada agradáveis, como o crescimento de 216% do desmatamento da Amazônia em relação a março de 2020, ou maior número de queimadas no país desde 2010, ou até denúncia de aliança do ministro com madeireiros ilegais. 

As manifestações a pedido da saída de Ricardo Salles do cargo aumentam a cada dia. Recentemente a hashtag #ForaSalles acabou nos assuntos mais comentados do Twitter.

Neste contexto, o ministro protagonizou um conflito com a cantora Anitta, também no Twitter. “#FORASALLES desserviço para o meio ambiente”, escreveu Anitta na publicação que deu início à discussão. “Fica na sua ai, ô Teletubbie! #FicaSalles”, escreveu Salles em resposta à publicação da cantora. Outras figuras conhecidas também atacaram Ricardo Salles, como os políticos Marina Silva e Ciro Gomes.

Ricardo Salles
Cúpula de Líderes sobre o Clima. | Foto: Reprodução.

Todos esses conflitos e tensões culminam e agravam-se na Cúpula de Líderes sobre o Clima, liderada pelo presidente norte-americano Joe Biden, marcada para os dias 22 e 23 de abril. O evento com 40 lideranças ao redor do planeta será palco para a nova política ambiental global dos Estados Unidos.

Biden elegeu-se com a proposta de criação de um fundo internacional de US$ 20 bilhões oferecido ao Brasil para manter a Amazônia conservada. Tendo em vista as posturas de Jair Bolsonaro e Ricardo Salles, não há dúvidas de que o Brasil está em maus lençóis. Muita aguarda-se desse encontro e das perspectivas e ações brasileiras daqui para frente.

___________________________________
Por Fernanda Aranha – Fala! Mack

Tags mais acessadas