Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Opinião: Quem mandou?

Opinião: Quem mandou?

Por Tayna Fiori – Fala!Cásper
Fotos: Mari Pastorello e Lari Katz

Morreu? Por quem? Quem mandou matar? Quem a queria morta? Impossível tantas coincidências… Morreu por ser negra? Morreu por ser mulher? Morreu por lutar por outros? Simplesmente, morreu! Não há mais volta, mas seu esforço segue presente! Já se foi, aconteceu! Como se fosse algo normal, no entanto, foi bem anormal. Deixou a sua mulher, sua família, sofrendo e chorando por sentir a dor de perdê-la, mas jamais fraca ficou! Um ano sem respostas, um ano sem interesse no porquê e no para quê. Qual o interesse por trás disso?

Todos os dias, Marielle morre! Falece pela ignorância da população que não está disposta a entender o que aconteceu e lutar pelo seu caso. A cada minuto, Marielles morrem, mulheres negras, lésbicas e que lutam por direitos. A sociedade tem medo dessa dominação, medo da minoria tomar seu lugar.

“A humanidade sempre teve medo de mulheres que voam. Sejam elas bruxas, sejam elas livres.”

Vive-se com medo! Teme o racismo, a homofobia, a lgbtfobia. Deve-se ter medo do que se é? Não! É direito ser o que se quer! Pessoas negras não deveriam esconder-se ou se preocupar. Lgbts deveriam poder sair de mãos dadas com seus parceiros, sem restrições. Não há contraindicações! Você não irá ao hospital e lá não te darão um remédio que o torna branco ou hétero.

A humanidade necessita da luta, como a de Marielle. Um mulher, negra, lésbica, fora de todos padrões! Por que a queriam morta? Provável que ela assustasse por todas as “diferenças”, que deveriam ser consideradas coisas normais, mas também por sua força. Deixou para trás toda uma história, a qual algumas pessoas tentaram destruir. Falharam! A força dessa mulher levantou outras, encorajou-as, solidificou mudanças.

A necessidade de aprender com os outros foi encontrada em toda essa perspectiva de vida. Às vezes, torna-se implícito a fundamentalidade em colocar-se no lugar de quem sofreu e quem sofre. O mundo pode ficar melhor, caso se pense no próximo! Não adiantou fingir que esqueceu o que aconteceu e não investigar! A população está cobrando. Infelizmente, quem matou Marielle, quem mandou matar e o porquê disso, serão perguntas difíceis de responder. Está havendo algo por trás do caso, o qual envolve muito mais do que somente a morte dela. Revelar as respostas dessas perguntas, descobriria-se ações que eram para estar escondidas.

Da para se afirmar uma coisa, quem mandou matar, tem medo de ser descoberto. E, caso descubram, muitos fatores mudarão. Já faz um ano e nada! Outras certas tentativas de morte foram descobertas rapidinho e, ainda por cima, apontaram pessoas sem provas. Por que não questionar sobre Marielle? A humanidade quer respostas, digam a nós o que aconteceu!

0 Comentários