Opinião: entenda a importância da vulnerabilidade atualmente
Menu & Busca
Opinião: entenda a importância da vulnerabilidade atualmente

Opinião: entenda a importância da vulnerabilidade atualmente

Home > Lifestyle > Opinião: entenda a importância da vulnerabilidade atualmente

Em meio à pandemia, expor sentimentos e a própria vulnerabilidade foram fundamentais

Por natureza, somos seres de conexões e conexões só existem em lugares onde também existe identificação. Com o avanço dos processos e da era digital, as nossas conexões se tornaram cada vez mais rápidas: se há uma pequena identificação com algo que gostaríamos de ser ou fazer​ em alguém, logo apertamos um pequeno botão azul, e pronto! Estamos conectados. Nossas conexões deixaram de ser profundas e sinceras, e por vezes, optamos por nos conectarmos apenas com o lado bom das pessoas, e o lado ruim, que foi o que realmente ensinou e fez aquela pessoa amadurecer, é inconscientemente deixado de lado.

vulnerabilidade
Conectividade com o que é atraente aos olhos. | Unsplash.

Importância da vulnerabilidade

Em tempos como o que estamos vivendo, onde rapidamente fomos forçados a conviver com nossas questões dentro de casa, com nossos problemas e, até mesmo, com nossas decepções, foi quase como que todos nós precisássemos passar por sessões de terapia em grupo para nos resolvermos. Foi necessário que criássemos conexões. Ninguém esperava que teria tanto tempo “livre” para poder se redescobrir e entender. Séries de lives começaram, podcasts nasceram, livros foram escritos e muita criatividade foi colocada para fora.

Este ato de se expor com o intuito de ajudar o outro, tem um nome: vulnerabilidade. Nunca foi tão comum que ao errar ou aprender algo novo com nossas experiências de vida, nos colocássemos em um lugar quase que automaticamente, de compartilhamento. Ser vulnerável não é ser fraco como a palavra sugere, mas é ser tão sincero ao ponto de dizer: “é isto que eu sou, isto que aprendi sendo assim e é exatamente deste jeito que posso te inspirar a passar por isso também”.

conexão
Nos conectamos com pessoas que nos entendem. | Unsplash.

A vulnerabilidade é o que nos torna mais fortes. Não existe a possibilidade de nos conectarmos com alguém sem que sejamos vulneráveis. Juntos somos, sim, mais fortes. “Você tem uma história, você tem algo a ser dito, você pode ajudar alguém.” É exatamente isso que a vulnerabilidade nos diz, além de nos tornar mais seguros por sabermos exatamente onde erramos, aprendemos e amadurecemos e nos proporcionar a oportunidade de poder ensinar e acolher pessoas nesse processo. Seja vulnerável, é a melhor coisa que você poderia fazer por você mesmo.

__________________________
Por Giulia Giaffredo – Fala! Mack

Tags mais acessadas