Opinião - Covid-19: saiba como ajudar no combate à doença
Menu & Busca
Opinião – Covid-19: saiba como ajudar no combate à doença

Opinião – Covid-19: saiba como ajudar no combate à doença

Home > Lifestyle > Saúde > Opinião – Covid-19: saiba como ajudar no combate à doença

Hoje, mais de um ano depois da decretação oficial do alcance do vírus da Covid-19 no Brasil, mais de 300.000 vidas já foram acometidas e as discussões a respeito de prevenção, conscientização e responsabilidade social ainda soam rasas. Mas por quê?

As razões são as mais diversas possíveis, motivos para furar a quarentena não faltam; para mantê-la, porém, também não. Com a polarização latente do cenário nacional – entre aqueles que defendem a existência do vírus e sua altíssima letalidade, independente da faixa etária, gênero, raça, cor ou classe social, e aqueles que negam o que quer que seja relacionado ao tema – a possibilidade de diálogo tem se tornado algo distante.

Apesar da insistência das mídias no assunto e nas questões pertinentes a ele, os protocolos de segurança, contudo, seguem os mesmos para todos. Diferentemente do panorama de um ano atrás, hoje já temos vacinas, o que significa uma vitória para a medicina e para nós, mas isso não quer dizer que a necessidade de cuidados tenha se extinguido. Pelo contrário, agora é momento para colocar em prática todo o conhecimento que adquirimos durante esta árdua caminhada.

Covid-19
O combate à Covid-19 começa em casa. | Foto: Reprodução.

Como ajudar no combate à Covid-19

Os procedimentos são simples e todos já sabemos: lavar muito bem as mãos com sabão e, posteriormente, com álcool gel ou líquido 70%, após tocar superfícies ou objetos de uso coletivo (dinheiro, maçanetas, corrimão etc.) ou após chegar da rua em ambientes fechados; usar máscaras descartáveis ou, se de tecido, com dupla forragem; trocar de máscara a cada quatro horas; evitar proximidade e contatos físicos desnecessários; manter e respeitar o distanciamento social, evite aglomerações de todo tipo; e evitar o consumo de medicação preventiva no combate ao vírus. Neste caso, é melhor prevenir do que remediar.

Nesse xadrez contra a Covid-19, todos somos peças importantes no combate. Faça a sua parte, colabore e ajude o Brasil a ser gigante novamente.

_________________________________
Por Tassia Malena Leal Costa – Fala! Universidade Federal do Amapá

Tags mais acessadas