Olimpíadas: Jogadoras da NWSL buscam empréstimos em outras ligas
Menu & Busca
Olimpíadas: Jogadoras da NWSL buscam empréstimos em outras ligas

Olimpíadas: Jogadoras da NWSL buscam empréstimos em outras ligas

Home > Notícias > Esporte > Olimpíadas: Jogadoras da NWSL buscam empréstimos em outras ligas

A National Women’s Soccer League (NWSL) é a liga professional de futebol feminino dos Estados Unidos. Esse campeonato é disputado em duas etapas, o período regular e os playoffs. Durante a época regular, as 9 equipes jogam entre si e vão acumulando pontos, o time que conseguir a maior pontuação é consagrado o campeão regular da competição. Além disso, o clube campeão e os clubes que ficarem em 2º, 3º e 4º se enfrentam em uma semifinal e, posteriormente, em uma final para ver quem será o vencedor geral da temporada. 

Devido à pandemia, o campeonato não pôde seguir seu formato original e sofreu algumas alterações. Por questões de segurança, a competição foi disputada em apenas um estado, Utah, as partidas não tiveram público e foram feitos recorrentes testes de Covid-19 para monitorar a saúde das atletas. Ademais, foram disputadas apenas 25 partidas, divididas entre fase de grupos e eliminatórias com os 8 melhores times. O torneio durou um mês (27 junho – 26 julho) e teve como campeão a equipe do Houston Dash.

futebol feminino
Houston Dash foi a campeã. | Foto: Reprodução/ Instagram Houston Dash.

Olimpíadas: Jogadoras da NWSL buscam empréstimos em outras ligas

Após a finalização da competição, a federação norte-americana (NAFC) não se pronunciou sobre o que haveria no restante da temporada, situação que gerou incerteza nas jogadoras quanto ao seu futuro. Acreditando que não haveria outro campeonato em 2020, diversas atletas foram em busca de empréstimos de curto prazo em outras ligas, a fim de se manterem ativas, visando as Olimpíadas de 2021.

A superliga feminina, da Inglaterra, foi o destino mais procurado pelas jogadoras, isso devido ao alto nível técnico e físico exigido pela competição, que é considerada a melhor do futebol feminino. 

Rose Lavelle, Alex Morgan, Tobin Heath, Sam Mewis e Christen Press, importantes atletas da seleção norte-americana, tiveram como destino os grandes times ingleses. Além delas, outras jogadoras de renome mundial, como Rachel Daly, também foram para times da Inglaterra.

Jogadoras da NWSL
Rose Lavelle, Alex Morgan, Tobin Heath, Sam Mewis e Christen Press. | Foto: Compilação da autora.

No entanto, mesmo após o anúncio de empréstimo de diversas jogadoras, foi anunciada a Fall Series. O torneio terá os 9 times divididos em três grupos de três, conforme sua região, com o intuito de encurtar as viagens e diminuir os riscos à saúde das jogadoras. Ademais, serão disputadas 18 partidas em um período de 7 semanas. 

_________________________________
Por Tatiana Carvalho – Fala! ESPM

Tags mais acessadas