Olímpiadas 2021: veja o que esperar dos jogos em meio à pandemia
Menu & Busca
Olímpiadas 2021: veja o que esperar dos jogos em meio à pandemia

Olímpiadas 2021: veja o que esperar dos jogos em meio à pandemia

Home > Notícias > Esporte > Olímpiadas 2021: veja o que esperar dos jogos em meio à pandemia

As Olimpíadas, que teriam início em julho de 2020, foram adiadas para julho deste ano devido à pandemia do novo coronavírus. Além do evento em si, todo o calendário esportivo precisou ser modificado por conta do vírus. Essa mudança não só gerou prejuízos financeiros, mas também impactou no treinamento dos atletas.

Olimpíadas
Olimpíadas de Tóquio são adiadas para 2021. | Foto: Reprodução.

A verdade é que ainda não se sabe ao certo todas as implicações que esse adiamento pode provocar, já que é uma situação totalmente nova para todos. Afinal, essa é a primeira vez que as Olímpiadas são adiadas. As edições de 1916, 1940 e 1944 foram canceladas devido às duas grandes guerras mundiais. Desde então, o evento aconteceu normalmente dentro do ciclo de 4 anos.

Apesar de não saber todos os efeitos dessa mudança de data, existem alguns impactos esportivos que podem ser notados.

Impactos Esportivos nas Olimpíadas 2021

Uma das características dos Jogos Olímpicos é a imprevisibilidade. Mesmo que exista uma ideia dos atletas que costumam se destacar, no momento em si, tudo pode acontecer. Mesmo assim, projeções de resultados de cada país sempre são feitas para tentar “adivinhar” os campeões das modalidades.

As competições anteriores às Olímpiadas, geralmente, são usadas como parâmetro para analisar os favoritos para as Olímpiadas. Porém, por conta do cenário da pandemia, das 50 modalidades olímpicas, somente 8 tiveram Campeonatos Mundiais em 2020. Pior, mais da metade sequer teve um evento relevante no período de março de 2020 até janeiro de 2021.

As modalidades que estão sem torneios desde o início da pandemia estão sem parâmetro no mundo. É muito difícil saber se os favoritos lá de 2019 seriam os mesmos ainda em 2021. Inevitavelmente, alguns daqueles atletas que venceriam suas provas em 2020 serão diferentes dos vencedores deste ano.

Isso não ocorre só pela falta de campeonatos, mas também pela mudança na rotina de treino. A vida de todas as pessoas foi afetada. Um ano é muito tempo para qualquer pessoa, para os atletas, parece ser mais tempo ainda, já que, dentro desse período, as condições física e mental podem mudar e oscilar, prejudicando o seu rendimento.

vôlei
Vôlei é um dos esportes coletivos das Olimpíadas. | Foto: Reprodução.

Os esportes coletivos também apresentam um contexto complicado. Como tentar analisar um grupo, se os atletas estão jogando há mais de um ano em seus clubes, mas não se reúnem na seleção? Para esse tipo de esporte, os torneios preparatórios também são cruciais para ter um parâmetro dos adversários e da situação das suas próprias equipes.

No geral, as Olimpíadas 2021 serão surpresa e novidade para todos.

________________________________
Por Maria Eduarda Vieira – Fala! UFF

Tags mais acessadas