Olimpíadas 2021: atletas brasileiros que disputarão a maratona
Menu & Busca
Olimpíadas 2021: atletas brasileiros que disputarão a maratona

Olimpíadas 2021: atletas brasileiros que disputarão a maratona

Home > Notícias > Esporte > Olimpíadas 2021: atletas brasileiros que disputarão a maratona

Brasil busca sua segunda medalha na história da modalidade nas Olimpíadas

Três brasileiros estão na disputa da maratona dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Daniel Chaves, Paulo Roberto de Almeida Paula e Daniel Ferreira do Nascimento serão os representantes do Brasil na competição, que será realizada no dia 7 de agosto.

Os atletas alcançaram o índice de 2h11m30s, obrigatório para a qualificação olímpica no masculino. Nenhuma atleta brasileira conseguiu superar o tempo da categoria feminina, de 2h29h30s.

olimpíadas
Daniel Ferreira, de 22 anos, disputará sua primeira Olimpíada. | Foto: Wagner Carmo/CBAt.

Maratona nas Olimpíadas 2021

Daniel Chaves, do Rio de Janeiro, foi o primeiro brasileiro classificado, marcando o tempo necessário na Maratona de Londres, em 2019. O segundo foi Paulo Roberto, alcançando a marca na Maratona de Sevilha, ano passado. Já Daniel Ferreira, foi o último a garantir sua vaga em Tóquio, ao vencer a prova do Bicentenário do Peru, em maio deste ano. Foi a primeira corrida oficial de sua carreira.

A maratona é uma das provas mais importantes dos jogos. Presente desde a Olimpíada de 1896, em Atenas, a corrida tradicionalmente encerra o evento, sendo disputada no último dia de competição.

Este ano, os brasileiros buscam a segunda medalha brasileira na história. O único pódio do país foi alcançado por Vanderlei Cordeiro de Lima, na polêmica prova das Olimpíadas de Atenas, em 2004. Naquele ano, Vanderlei era o líder quando um espectador, o padre irlandês Cornelius Horan, surgiu na pista e agarrou o atleta. Com o ocorrido, o brasileiro terminou a prova em terceiro, conquistando a medalha de bronze. 

_______________________
Por Daniel Palma – Fala! UTP Curitiba

Tags mais acessadas