Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
O Share 2016 e as 35 melhores frases do evento (pra anotar no caderninho)

O Share 2016 e as 35 melhores frases do evento (pra anotar no caderninho)

A última edição do Share aconteceu no Mackenzie, neste sábado (3), e reuniu a galera do meio digital da propaganda e do marketing, palestrantes e ouvintes, a fim de trocar ideias e falar como é produzir conteúdo para marcas e serviços.

whatsapp-image-2016-12-07-at-14-47-19
Foto: Aline Oliveira.

 

O evento contou com vários painéis de discussão, sendo que os temas de maior destaque foram a diversidade, a representatividade e como a publicidade “desconstruída” é o caminho a ser oferecido para marcas, a fim de quebrar paradigmas e conquistar novos públicos.

O SUPER time de palestrantes incluiu nomes das maiores e principais agências do país, como Mutato, Havas e África, além de professores, ativistas, roteiristas e influenciadores.

A organização do evento separou as principais frases de cada painel, e aqui nós também vamos reuni-las para você deixar tudo anotadinho (separamos por painéis, pra ficar ainda mais fácil!). Olha só:

whatsapp-image-2016-12-07-at-14-46-24
Foto: Aline Oliveira.

 

“O papel do planejamento na estratégia da marca”

Com Agatha Kim (Diretora de Planejamento da Havas Brasil), Lara Thomazini (Consultora estratégica na Ponte Estratégica), Silvia Mello (Gerente de planejamento da Publicis) e Nicolas Henriques (Gerente de planejamento da Mutato).

“Para o planejamento ser útil de verdade, os planejadores devem assumir o seu verdadeiro papel”

“Crie conexões com fatos, dados e pessoas. Fica mais fácil de encontrar respostas e soluções”

“Planejamento precisa ser mais estratégia e menos apresentações lindas sem conteúdo”

“Marcas não vendem só produtos ou serviços. O consumidor espera que a marca contribua para as conversas, que seja relevante”

“Trabalhar com planejamento é conhecer de tudo um pouco”

whatsapp-image-2016-12-07-at-14-46-211
Foto: Aline Oliveira.

 

“Conteúdo e diversidade – como fazer a sua parte hoje?”

Com Larissa Magrisso (Diretora de Conteúdo na W3Haus), Mário Lemes (Redator e Roterista na Mutato), Daniel Sollero (Head da Socialyse Brasil), Joana Mendes (Redatora) e Gabriela Terra (Diretora de Planejamento).

“A mudança não pode ser só no conteúdo. Tem que ser de verdade.”

“A sociedade não está mais chata, as minorias é que estão ganhando voz e a publicidade está tendo que engolir isso.”

“Diversidade não deve ser só nas marcas, mas nas agências e empresas também. Equipes diversas geram mais criatividade e conexão.”

“Colocar peças, textos e campanhas à prova de diferentes pontos de vista é evitar que ‘dê merda’ quando chegar na grande massa.”

“A gente não pode pensar que a pessoa que tá problematizando tá viajando. É preciso parar e analisar.”

whatsapp-image-2016-12-07-at-14-46-221
Foto: Aline Oliveira.

 

“Dados e mais dados, o que fazer com eles?”

Com Pedro Lenhard (Pesquisador FGV DAPP), André Gibin (Strategy Director na CuboCC), Pedro Ivo Rogedo (Supervisor de Mídia Digital na ESPN Brasil) e Débora Zanini (Data Intelligence na Oglivy&Mather).

“Um bom relatório pode se resumir a uma frase ou ao corpo de um e-mail.”

“PPT é um formato pobre para apresentar, é um “Bobograma”, algo que não diz nada sobre coisa alguma.”

“A inteligência de dados é saber ler os dados. Não adianta fazer mil relatórios e não tirar nada deles.”

“As pessoas estão on e off ao mesmo tempo.”

“Mais do que ter os dados, precisamos saber entender o que eles dizem. Falta boa análise.”

whatsapp-image-2016-12-07-at-14-46-21
Foto: Aline Oliveira.

 

Storytelling e branded content na prática

Com Bruno Scartozzoni (Especialista em Storytelling e Professor da USP), Gabriela Amaral (Autora e Roteirista TV Globo – Zorra Total), Luiz Felipe Barros (CEO da DigitalStars) e Priscila Nicolielo (Roteirista do SBT).

“Desde sempre os conflitos guiando a nossa vida, nossos interesses e, porque não, nossas campanhas?”

“Novas/velhas lógicas para guiar nosso dia a dia. Porque fazer o básico, bem feito, é muito difícil.”

“Marcas devem fazer parte de uma história, não querer ser a história.”

“Como ser relevante em um mundo de milhões de acontecimentos? Haja criatividade e relevância.”

“Um dos maiores desafios para planners, creators e social medias é lutar em um cenário marcado pela economia da atenção.”

whatsapp-image-2016-12-07-at-14-46-18
Foto: Aline Oliveira.

 

“O que é ser criativo hoje em dia?”

Com Eco Moliterno (VP de Criação na Agência África), Elisa Gorgatti (Sócia e Diretora de Criação Today), Igor Puga (Diretor de marketing e marca do Santander Brasil) e Rafael Ziggy (Diretor de Criação na África).

“Criatividade é solução de problemas, não um cargo ou propriedade de um setor.”

“Falar “o criativo” gera uma segregação dentro da agência e limita as possibilidades de fonte de solução.”

“Criativo precisa ser menos um substantivo e mais um adjetivo.”

“Ser criativo é juntar um monte de obviedades que ninguém disse antes.”

“Pra quem nasce no Brasil, ser criativo é uma questão de sobrevivência.”

whatsapp-image-2016-12-07-at-14-46-23
Foto: Aline Oliveira.

 

“Política, ativismo e outras tretas”

Guilherme Melles (Criador de conteúdo na Quebrando o Tabu), Gabriela Moura (Criadora de conteúdo e integrante do Coletivo Não me Kahlo), Ana Paula Passarelli (Cofundadora do projeto Convide uma mulher para palestrar) e Joel Pinheiro (Gestor de mídias do Partido Novo).

“Na prefeitura de NY, já são reconhecidas mais de 50 identidades de gênero diferentes.”

“Nós não somos todos iguais e não tem problema nenhum nisso.”

“A desconstrução de posições baseadas no senso comum é a riqueza de uma discussão. Ouvir quem é protagonista é o primeiro passo.”

“O poder está dentro de você. Você desperta esse poder com conhecimento.”

“Discussão ideológica vai ser a melhor parte da internet quando a galera entender que ‘discussão’ não é aumentativo de ‘discurso’”.

whatsapp-image-2016-12-07-at-14-46-201
Foto: Aline Oliveira.

 

Como é trabalhar aí?

Rafael Martins (CEO Share), André Passamni (COO na Mutato), Luiz Telles (Diretor de conteúdo e engajamento na ArtPlan) e Vanessa Queiroz (Sócia no IdeaFixa).

“O bom relacionamento com profissionais é a maior herança de cada lugar que você passa.”

“Participar de projetos de poucos meses é visto como algo ruim em algumas agências.”

“Se você está trabalhando em um lugar que odeia, vá embora.”

“A mentalidade da gerência precisa ser focada também no clima organizacional da empresa.”

“Imaginário é muito diferente do mundo real. Às vezes não dá pra seguir a estrutura dos sonhos dentro de uma agência.”

whatsapp-image-2016-12-07-at-14-46-20
Foto: Aline Oliveira.

 

Além dos painéis, essa edição também foi marcada pelo Prêmio Share Social Media 2016, e os vencedores foram:

Profissional do ano – Planejamento – Vivian Junt (W3HAUS)

Profissional do ano – Conteúdo – Juliana Constantino (Facebook)

Profissional do ano – Métricas e Monitoramento – Débora Zanini (Ogilvy)

Profissional do ano – Mídia – Walter Motta Jr. (Yahoo Brasil)

Melhor Snapchat de Marca – Avon (Patricia Barbosa)

Melhor campanha de lançamento de produto ou serviço – Massacration (Pedro Baptista – DM9 para Mc Donalds

Melhor campanha de Data Comercial – Eu, você e uma playlist (Carol Teixeira – W3HAUS para O Boticário)

Melhor campanha por canal específico – Coleção Livros na Timeline (Eco Moliterno – África para Itaú)

Melhor camoanha integrada – Espelhos do Racismo (Moa Netto – W3HAUS para ONG Criola)

Campanha do Ano – Rio 2016 (Tomás Azoubel Lima – Mutato para Coca Cola)

Profissional do Ano – Dani Rodrigues

Agência do Ano – DM9DDB

 

 

 

Ainda sem previsão para a próxima edição, o Share encerra 2016 com chave (e lições) de ouro!

 

 

Por: Aline Oliveira e Karen Xavier – Fala! M.A.C.K

0 Comentários