O salto alto através dos tempos: do surgimento aos dias atuais
Menu & Busca
O salto alto através dos tempos: do surgimento aos dias atuais

O salto alto através dos tempos: do surgimento aos dias atuais

Home > Lifestyle > O salto alto através dos tempos: do surgimento aos dias atuais

Conheça a história do salto alto, querido calçado que traz elegância e sofisticação ao vestuário feminino

O item mais clássico no guarda-roupa feminino, sem dúvidas, é o salto alto. Geralmente, é usado por mulheres que buscam elegância para o seu look, ou até mesmo aumentar em alguns centímetros sua altura. Apesar de super famoso, a história do sapato é pouco conhecida pela população, e a identidade de seu criador é desconhecida.

Origem do salto alto

Não existe ao certo uma data que marca o surgimento dessa peça, contudo, sabe-se que era muito utilizada em alguns períodos da história mundial. Nos murais do Egito, por exemplo, você consegue encontrar uma versão mais primitiva do salto, que era exclusivamente utilizado pelos homens nas classes mais altas da sociedade. 

Salto alto homem
Salto alto usado por homens de classes mais atas antigamente. | Foto: Reprodução.

Já durante a Idade Média, os calçados com sola alta de madeira tinham um preço elevado e eram utilizados para manter sapatos mais baixos longe das lamas e de possíveis sujeiras vindas das ruas. Mesmo com essa função, o item ainda assim era considerado um artigo de luxo.  Além disso, eram bem utilizados pelos cavaleiros medievais para que eles tivessem, durante as cavalgadas, uma melhor posição dos pés nos estribos. 

 O salto foi começou a ser mais visto durante o século XVII na corte do Rei Luís XIV, na França, entretanto, a maior visibilidade dele aconteceu no reinado seguinte, de Luís XV. O modelo mais utilizado pelo rei eram os saltos largos na ponta e na base, e afinados no meio, e em sua maioria eram vermelhos. O calçado apesar de ter sido autorizado para uso feminino, passou a ser marco de distinção entre a elite e os plebeus, pois apenas a corte tinha a autorização do rei para incluir essa peça em seu vestuário. Contudo, após a Revolução Francesa essa moda perdeu a fama devido à implantação do pensamento de igualdade de classes. 

Luís XIV
Rei Luís XIV com o salto alto. | Foto: Reprodução.

A moda vem e vai, e com os saltos não foi diferente. No século XX, com o sucesso do cinema de Hollywood, o calçado voltou a ser luxuoso. Nesse período, surgiram diversos novos modelos e um deles é o famoso stiletto ou salto de agulha, desenvolvido por Christian Dior. Outro modelo que rapidamente se popularizou foram os elegantes sapatos de sola vermelha de Christian Louboutin, inspirados no antigo rei francês Luís XV, e até os dias atuais são os queridinhos de muita gente, apesar de terem um preço elevado.

Christian Louboutin
Sapato Christian Louboutin. | Foto: Reprodução.

Na atualidade, os saltos ainda são muito utilizados, é uma peça que consegue ser odiada e amada na mesma proporção. Hoje em dia, existem diversos modelos, com plataformas largas ou finas, abertos ou fechados, das mais diversas cores, buscando alcançar públicos diversos ao redor do mundo. 

salto alto modelos
Modelos do sapato. | Foto: Reprodução.

E você é do time que ama um salto ou do time que prefere outros calçados?

____________________________
Por Sofia Rodrigues Valim – Fala! Cásper

Tags mais acessadas