O que o reality show 'De Férias com o Ex' tem a oferecer? O que o reality show 'De Férias com o Ex' tem a oferecer?
Menu & Busca
O que o reality show ‘De Férias com o Ex’ tem a oferecer?

O que o reality show ‘De Férias com o Ex’ tem a oferecer?

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > O que o reality show ‘De Férias com o Ex’ tem a oferecer?

O De Férias Com o Ex é um reality show que focaliza relacionamentos amorosos. Líder de audiência entre o público jovem brasileiro, o programa apresenta estereótipos de beleza e comportamentos, trabalhando com as performances sociais dos participantes.

Cada temporada conta com dez episódios, que são exibidos no canal fechado da MTV. Cada episódio tem, em média, 45-50 minutos de duração, onde são apresentados diferentes arcos narrativos: convivência na casa, chegada do ex-namorado (a), passeios na ilha e festas.

O elenco principal é formado por dez participantes e, durante os episódios, os exs ingressam no reality. Diferente dos principais reality shows de confinamento (BBB, A Fazenda, Are You The One?, entre outros), o De Férias Com o Ex não possui premiação.

O grupo que ingressa no programa está lá por um motivo bastante específico: a “pegação”. E, para isso, os participantes são regados de muita bebida e embalados por um clima de festa que vai do café da manhã até a madrugada.

Outro fator que colabora para o sucesso do personagem, além da quantidade de “bocas” que uma pessoa possa beijar, é a quantidade de conflitos que ele protagoniza. Dessa forma, dentro da narrativa do programa, quanto maior o número de conflitos e relacionamentos vividos pelo personagem, maior será a possibilidade de tornar-se “celebridade”. Um exemplo desse sucesso é a participante Gabi Prado, que conquistou uma grande base de fãs, possibilitando seu retorno na edição de 2017.

De Férias com o Ex
Elenco da sexta edição do programa De Férias com o Ex. | Foto: Divulgação MTV.

De Férias com o Ex e reality shows

Não é de agora que os reality shows produzem “famosos”. E a MTV é uma das campeãs. Em poucos minutos de cada episódio, os participantes protagonizam brigas, traem seus parceiros, provocam intrigas, terminam e começam relacionamentos, enredo típico de uma novela das nove.

No entanto, por que a necessidade de ser famoso faz com que as pessoas se submetam a tais ações? O autor Guy Debord afirma em sua obra, A sociedade do espetáculo, que as relações entre os indivíduos estão mediadas pelas imagens. Analisando a nossa sociedade, percebemos que isso reflete na necessidade que temos de sermos vistos.  

Como qualquer reality show, o De Férias Com o Ex também proporciona ao público uma conexão, afinal, apresenta “histórias reais”, que podem ocorrer com todos nós. Apesar de o programa consistir na “realidade”, percebemos que são utilizadas imagens e performances sociais para apresentar uma ilusão do real.

No entanto, é perceptível a perpetuação do padrão de beleza fitness dos participantes que, sem sombra de dúvidas, não reflete a maioria da população. O reality participa do grupo de programas que reforçam essa construção social do corpo perfeito, o que atua diretamente no imaginário social, gerando consequências no dia a dia.

Dentro desse contexto, a mídia exerce importante influência na divulgação e construção (ou desconstrução) do corpo perfeito. Com o constante avanço dos suportes midiáticos, ela tornou-se cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio 2016 (PNAD), 97% dos lares brasileiros possuem aparelhos de televisão. Com tal poder de difusão, é necessário compreender os efeitos à sociedade dos conteúdos transmitidos.

Outra questão presente no programa é as conturbadas relações humanas. O ser humano é sociável, nascemos e vivemos em sociedade. A ausência da participação em determinados grupos pode refletir no nosso emocional. Porém, como esse fator é espelhado nas relações amorosas dentro do programa? Será que a necessidade de estar junto ultrapassa o objetivo de ter as férias perfeitas?

O programa De Férias Com o Ex tem a fórmula perfeita para o sucesso: é fruto da exploração imagética dos corpos, dos dramas pessoais e das “surpresas” organizadas pela produção da atração para alcançar excelentes índices de audiência e conquistar o público. A exploração dessas performances sociais garante o sucesso do formato no Brasil e no exterior.

_______________________________
Por Nicole Higino Lima – Fala! Uerj

Tags mais acessadas