Home / Colunas / O que foi o Ato Institucional 5 e como continuamos a resistir

O que foi o Ato Institucional 5 e como continuamos a resistir

Por Julia Gnaspini – Fala!Cásper

O que foi o Ato Institucional 5 e como continuamos a resistir

No dia 13 de dezembro, completa-se cinquenta anos da época de maior terror da Ditadura Civil Militar brasileira. Em 1968, nessa mesma data, o então presidente Arthur da Costa e Silva tornou público o dispositivo jurídico-político que daria fim a alguns direitos dos cidadãos brasileiros. Chamado de Ato Institucional 5 e conhecido como AI-5, o decreto foi chamado por vários teóricos de “golpe dentro do Golpe”, dado seu caráter radical e repressivo que, até então, era tão velado pelo governo. O que assistíamos agora era a suspensão da linha moderada do regime, dando espaço para a chamada Linha Dura.

Mas afinal, o que era o AI-5 e como ele influenciava no dia a dia das pessoas?

Primeiramente, precisamos entender o que foi o decreto emitido, o que as pessoas perderam no momento quando mesmo entrou em vigor.

Em linhas gerais, o presidente adquiria poderes como cassar mandatos (sejam estes legislativos, executivos, federais…), suspender os direitos políticos dos cidadãos, demitir e remover juízes, decretar estado de sítio, dar fim ao habeas corpus. Qualquer um que se colocava contra o governo era inimigo e, por fim, estavam todos em perigo constante. Também é importante citar que o AI-5 foi o grande estopim para a tortura, já que foi decretado após acontecimentos como as reivindicações estudantis, a morte do estudante Edson Luís de Lima Souto após uma manifestação na UFRJ e a Passeata dos Cem Mil. Os acontecimentos que antecederam o nascimento do Ato foram importantes para contextualizar uma nova época que começava: a da opressão.

Os anos de chumbo não foram exatamente como a mídia da época mostrava. Num momento o qual “Eu te amo, meu Brasil” estava no repeat, muitos artistas escreviam músicas atrás de músicas sobre como a censura atrapalhava seu trabalho, sua arte, sua expressão, sua liberdade. Apesar de você e Roda Viva, de Chico Buarque, por exemplo, mostravam o outro lado da moeda: as indiretas escondidas, as palavras suaves e melodiosas que iam contra a onda. Mas não foi fácil para esses artistas: muitos sofreram exílio, como o próprio Chico, Caetano Veloso, Gilberto Gil. Também Geraldo Vandré, autor de “Pra não dizer que não falei das flores”, música que marcou a época por sua letra forte e acusadora.

Não parou por aí, porém. Milhares de pessoas foram torturadas, assassinadas a sangue frio, desaparecidas. A alienação corria solta com o milagre econômico e o ultranacionalismo, dando espaço suficiente para os longos anos de horror até 1978 quando Ernesto Geisel, o dado presidente da época, promulgou a emenda constitucional número 11, cujo artigo 3 revogava os Atos Institucionais que fossem contrários à Constituição Federal.

As consequências continuaram no sangue brasileiro. Sem sombra de dúvidas, o período deixou para trás uma sociedade com medo, mas principalmente com memória histórica curta. Mas precisamos lembrar, precisamos resistir e estudar nossa história para que eventos como esse, que colocou a prova nossos direitos, liberdades e segurança, não ocorram novamente. Nada no mundo paga pelos dias de horror que os presos políticos passaram. Nada paga pelo o que famílias destruídas, crianças machucadas e estudantes calados passaram. Lembrar é resistir. E precisamos continuar resistindo.

Conhecer nossa história também é correr atrás do prejuízo, conhecer nosso passado para que, no futuro, não passemos por situações parecidas. Em São Paulo, temos alguns espaços que nos ajudam a manter fresca nossa memória e as lembranças da época. O Memorial da Resistência, por exemplo, no centro de São Paulo, nos coloca cara a cara com o antigo DEOPS (Departamento Estadual de Ordem Política e Social) e com alguns relatos palpáveis de quem passou ali o pior de seus pesadelos. Ali abrigam histórias, documentos, maquetes e uma aula viva sobre o nosso passado.

Além disso, o Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros, apresentou em Outubro\Novembro a exposição “AI-5 50 ANOS – Ainda não terminou de acabar”, uma amostra artística que nos ajuda a refletir sobre censura e crise democrática, não deixando apagar tantas memórias da época.

Num aniversário tão triste e efetivo para a nossa história, vamos nos colocar prontos a entender um pouco mais sobre nós. A democracia que tanto lutamos para alcançar é valiosa e o descaso em relação à mesma nos coloca a mercê de acontecimentos como tal.

Vamos continuar a lutar e a resistir. Aprender, estudar, ouvir. Vamos prezar pela pátria da forma certa, sem nunca mais nos calar ou nos diminuir.

Se existimos, resistimos.

Confira também

Consciência Negra, muito além do dia 20 de novembro

Por João Guilherme Lima Melo – Fala!PUC   Projeto de lei número 10.639, dia 9 ...