O protagonismo de Lautaro Martínez: Conheça mais sobre o jogador
Menu & Busca
O protagonismo de Lautaro Martínez: Conheça mais sobre o jogador

O protagonismo de Lautaro Martínez: Conheça mais sobre o jogador

Home > Notícias > Esporte > O protagonismo de Lautaro Martínez: Conheça mais sobre o jogador

Em 4 de julho de 1993, a população argentina teria até hoje a última glória com a sua seleção principal de futebol. Com dois gols do artilheiro Gabriel Batistuta, a Argentina venceu o México e conquistou o 14º título da Copa América, em final disputada no Estádio Monumental, em Guayaquil no Equador.

Liderados pelo capitão Diego Simeone, o zagueiro Oscar Ruggeri e o técnico Alfio Basile, o troféu foi o último triunfo do país, mesmo como seis vezes melhor do mundo Lionel Messi jogando pela seleção desde 2005.

Um dos fatores pelo fracasso da seleção é o mau rendimento dos centroavantes titulares nos últimos anos. Rodrigo Palacio, Gonzalo Higuaín e Sergio Agüero não conseguiram nem de perto repetir suas atuações nos respectivos clubes e ajudar Messi a ganhar o seu 1º título por seu país natal.

Por isso, a Argentina entrou em um processo de renovação, buscando descobrir novos talentos que elevem o nível técnico da equipe. E a principal promessa que vem se destacando muito nos últimos anos é o jovem Lautaro Martínez, atacante da Internazionale da Itália.

Quem é Lautaro Martínez?

Nascido em Bahía Blanca, a 650 quilômetros da capital Buenos Aires, Lautaro começou sua carreira no pequeno Liniers aos 16 anos.

Em janeiro de 2014, ele se juntou à base do Racing, um dos maiores clubes da Argentina. No final do ano seguinte, Martínez fez a sua estreia como profissional contra o Crucero del Norte em uma vitória de 3×0 pelo Campeonato Argentino.

Lautaro Martínez em sua passagem pelo Racing
Lautaro Martínez em sua passagem pelo Racing, clube que o revelou. | Foto: Reprodução/FedeNerazzurra.

Após a lesão do atacante Lisandro López na temporada 2016–2017, Lautaro Martínez se tornou o titular da equipe marcando 9 gols em 23 partidas. Inclusive, durante a competição, chegou a fazer exames médicos no Atlético de Madrid, da Espanha, mas resolveu desistir da ida à Europa para renovar com o clube argentino.

No ano seguinte, Lautaro chegou no auge da sua passagem pelo Racing, marcando 18 gols na temporada. Suas principais atuações foram na Copa Libertadores ao marcar um hat-trick contra o Cruzeiro e 2 gols contra o Vasco, que ajudaram a sua equipe a classificar as oitavas de final do torneio.

Seu protagonismo e sua rápida evolução atraíram olhares de grandes clubes europeus. Em julho de 2018, a joia argentina foi contratada por 25 milhões de euros pela gigante Internazionale da Itália.

Lautaro Martínez na Internazionale da Itália

Em sua temporada de estreia, Lautaro alternou entre titular e reserva por conta da concorrência com o centroavante também argentino Mauro Icardi. Mesmo assim, Martínez teve bons números e deixou uma boa impressão inicial no futebol europeu.

Na seguinte e atual temporada, fazendo dupla de ataque com o belga Romelu Lukaku, ele evoluiu drasticamente, marcando, até aqui, 18 gols no total, sendo um dos principais atacantes da Europa.

Pela seleção da Argentina, Lautaro foi convocado para o Sul-Americano sub-20 em 2017, e ajudou seu país a classificar a Copa do Mundo da categoria, marcando 5 gols e sendo o artilheiro do torneio.

Um ano mais tarde, teve a sua primeira convocação para a seleção principal para os amistosos contra Itália e Espanha. Ano passado, esteve presente no elenco da Copa América e marcou 2 gols na campanha que levou a Argentina até as semifinais, derrotada pelo futuro campeão Brasil por 2×0.

Lautaro Argentina
Lautaro jogando pela seleção da Argentina. | Foto: Reuters/Agustin Marcarian.

Lautaro Martínez e o futebol

É um atacante de muita mobilidade e movimentação, podendo atuar tanto como centroavante como atrás de um camisa 9, assim como faz com Lukaku na Internazionale. Tem um grande poder de finalização, chuta muito bem com as duas pernas e possui um excelente porte físico, apesar da sua altura de 1,75 m.

Por conta de suas características e pelo seu grande desempenho na temporada, é muito especulada a sua transferência para o gigante Barcelona, da Espanha, que estaria disposto a pagar uma quantia de 112 milhões de euros.

Enquanto essa negociação não avança, a joia argentina vai brilhando no futebol italiano e enchendo toda a população de quase 45 milhões de pessoas do seu país natal de esperança em um futuro melhor cheio de títulos da sua seleção.


* Nós do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

____________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC

Tags mais acessadas