Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
O Pôr do Sol Fotografado

O Pôr do Sol Fotografado

Em março de 2013 o projeto depois das seis foi criado por Gabriela Saueia, com o princípio de registrar o pôr do sol de todo dia, e compartilhar as fotos com a população por meio da colagem pelas ruas, além do compartilhamento nas redes sociais. Após ter cursado Jornalismo e Direito, Gabriela percebeu que nenhum desses dois cursos era aonde realmente gostaria de estar. Ao longo de um intercâmbio para Londres teve contato com arte de rua e cursos de fotografia, que a desenvolveram tanto na habilidade fotográfica como na percepção de mundo. De volta a São Paulo, com o intuito de redescobrir a cidade e consumida pela rotina, queria voltar a atenção às coisas que realmente giram em torno de nós, o que deu início às fotos do pôr do sol tiradas de sua casa, o que mais para frente a fez não esperar mais que o fim de tarde viesse até ela. As ruas da capital nunca mais foram as mesmas para Gabriela, a qual até hoje redescobre São Paulo.

703 polaroids

Em uma entrevista para o Fala! Mack a fundadora do projeto fala um pouco do processo do mesmo: “Não tenho muito um processo específico, tenho um alarme no celular 1:30 hr antes do pôr do sol e saio atrás dele, pego o metrô e me viro,  vou pelo o que a cidade me oferece […]. Sobre os panfletos que espalho pela cidade, quando saí a primeira vez nas ruas senti que era isso mesmo que queria fazer e as pessoas foram gostando, então isso me deu mais motivação de continuar. Todo dia tenho que scanear  as fotos porque imprimo em A4, mas tenho um  projeto de imprimir em A3 e A2. Além disso tenho que colocar o logo, encontrar uma gráfica que impime a laser e em papel de jornal, não é tão simples.”. O intuito foi basicamente espalhar a ideia e fazer com que as pessoas parassem um pouco para apreciar o que nos é oferecido de forma tão natural e simples.

colando lambe consolação travessa tim maia

Conforme as pessoas foram gostando, isso só lhe deu mais vontade de continuar, para que sua motivação seja também de outras pessoas. Gabriela nos contou um pouco sobre o reconhecimento que tem dos fãs e disse estar incrivelmente satisfeita e feliz com a forma que atinge a população, mesmo que seja de uma forma indireta, como um dia no trabalho nunca mais ser o mesmo após apreciar o pôr do sol de todo dia. Além de ganhar tantos comentários positivos, a iniciadora do projeto reafirma diversas vezes ter redescoberto São Paulo, logo, conheceu pontos discretos e exorbitantes da capital.

2014.07.02  2015.01.122013.10.18

Ao perguntarmos o porquê de as fotos serem tiradas por polaroid, ela diz que apesar de a qualidade ser um pouco menor há um toque único na foto, é apenas uma foto, uma polaroid e um momento único registrado, mantendo a essência do pôr do sol. Além disso, há um projeto paralelo às fotos que permite aproximar ainda mais seus admiradores, através da venda de quadrinhos com polaroides originais e emoldurados.

barra funda eu e a parede 583

Segundo Gabriela Saueia, ela ainda pretende conhecer muitos lugares pelo brasil e posteriormente tirar diversas fotos do pôr do sol ao redor do mundo, e afirma que o projeto ainda tem muito a crescer. Para os admiradores e para os que ainda não conheciam seu trabalho aqui vai uma boa notícia: O blog do depois das seis será desenvolvido em breve e terá histórias e fotos de cada pôr do sol!

 

Por: Gabrielle Batista e Letícia Carvalho – Fala!M.A.C.K

0 Comentários