Em março de 2013 o projeto depois das seis foi criado por Gabriela Saueia, com o princípio de registrar o pôr do sol de todo dia, e compartilhar as fotos com a população por meio da colagem pelas ruas, além do compartilhamento nas redes sociais. Após ter cursado Jornalismo e Direito, Gabriela percebeu que nenhum desses dois cursos era aonde realmente gostaria de estar. Ao longo de um intercâmbio para Londres teve contato com arte de rua e cursos de fotografia, que a desenvolveram tanto na habilidade fotográfica como na percepção de mundo. De volta a São Paulo, com o intuito de redescobrir a cidade e consumida pela rotina, queria voltar a atenção às coisas que realmente giram em torno de nós, o que deu início às fotos do pôr do sol tiradas de sua casa, o que mais para frente a fez não esperar mais que o fim de tarde viesse até ela. As ruas da capital nunca mais foram as mesmas para Gabriela, a qual até hoje redescobre São Paulo.
Em uma entrevista para o Fala! Mack a fundadora do projeto fala um pouco do processo do mesmo: “Não tenho muito um processo específico, tenho um alarme no celular 1:30 hr antes do pôr do sol e saio atrás dele, pego o metrô e me viro, vou pelo o que a cidade me oferece […]. Sobre os panfletos que espalho pela cidade, quando saí a primeira vez nas ruas senti que era isso mesmo que queria fazer e as pessoas foram gostando, então isso me deu mais motivação de continuar. Todo dia tenho que scanear as fotos porque imprimo em A4, mas tenho um projeto de imprimir em A3 e A2. Além disso tenho que colocar o logo, encontrar uma gráfica que impime a laser e em papel de jornal, não é tão simples.”. O intuito foi basicamente espalhar a ideia e fazer com que as pessoas parassem um pouco para apreciar o que nos é oferecido de forma tão natural e simples.
Conforme as pessoas foram gostando, isso só lhe deu mais vontade de continuar, para que sua motivação seja também de outras pessoas. Gabriela nos contou um pouco sobre o reconhecimento que tem dos fãs e disse estar incrivelmente satisfeita e feliz com a forma que atinge a população, mesmo que seja de uma forma indireta, como um dia no trabalho nunca mais ser o mesmo após apreciar o pôr do sol de todo dia. Além de ganhar tantos comentários positivos, a iniciadora do projeto reafirma diversas vezes ter redescoberto São Paulo, logo, conheceu pontos discretos e exorbitantes da capital.
Ao perguntarmos o porquê de as fotos serem tiradas por polaroid, ela diz que apesar de a qualidade ser um pouco menor há um toque único na foto, é apenas uma foto, uma polaroid e um momento único registrado, mantendo a essência do pôr do sol. Além disso, há um projeto paralelo às fotos que permite aproximar ainda mais seus admiradores, através da venda de quadrinhos com polaroides originais e emoldurados.
Segundo Gabriela Saueia, ela ainda pretende conhecer muitos lugares pelo brasil e posteriormente tirar diversas fotos do pôr do sol ao redor do mundo, e afirma que o projeto ainda tem muito a crescer. Para os admiradores e para os que ainda não conheciam seu trabalho aqui vai uma boa notícia: O blog do depois das seis será desenvolvido em breve e terá histórias e fotos de cada pôr do sol!
Por: Gabrielle Batista e Letícia Carvalho – Fala!M.A.C.K
0 Comentários