Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
O JUCA e a organização das atléticas participantes

O JUCA e a organização das atléticas participantes

Você já se perguntou como as atléticas se organizam, ou como os Jogos Universitários saem do papel e viram essa festa que a gente faz de cidade em cidade? Pois bem. Conversamos com a atual presidente da atlética AAA Jesse Owens (Cásper líbero), Helena Brites, e tiramos todas as dúvidas que você poderia ter sobre como uma atlética funciona – e também vamos contar como o JUCA é organizado.

Mas antes de tudo, você tem que entender o que é uma atlética.

 athlete GIF

As atléticas são entidades que os próprios alunos organizam (em alguns casos a faculdade fornece apoio, mas não é sempre) e que são responsáveis pelo esporte universitário dentro daquela faculdade e área – em alguns casos de faculdades maiores, pode haver uma atlética por área. Ex: no  Mackenzie há a atlética de comunicação – responsável pelos times formados pelos atletas que cursam comunicação – e a atlética de direito – responsável pelos times formados pelos atletas que cursam direito).

Com a ajuda dos DMs (Diretores de modalidade), que são os responsáveis por cada time, eles organizam os times estruturalmente e financeiramente (com materiais, uniformes, salário dos técnicos, inscrições de campeonatos e etc).

O suporte aos times pode mudar de atlética para atlética, então, uma atlética pode, por exemplo, ajudar mais financeiramente ou estar mais presente no dia a dia dos times que a outra.

Pra levantar esse dinheiro, as atléticas costumam ter um calendário de festas anual onde ocorrem várias cervejadas e festas noturnas, com atrações e ativações de marcas para arrecadar os valores necessários e assim manter o esporte vivo dentro da faculdade.

 party college years GIF

O processo de entrada de uma atlética normalmente é realizado por meio de indicação, ou seja, você é convidado a participar dessa entidade se alguém que estiver lá dentro achar que você tem o perfil e te indicar. Não é simples assim, claro. Depois da indicação, acontece também a votação para saber se o resto dos atleticanos (membros das atléticas) aprovam ou não a entrada dessa pessoa. Caso a maioria vote que sim, a pessoa receberá a famosa ligação do atual presidente (a) para convidá-lo a entrar.

Tipsy Elves welcome boom high five winning GIF

As atléticas também são segmentadas. É óbvio que todo mundo ajuda, mas de ano em ano os atleticanos podem se candidatar à um “cargo” ao qual terão uma responsabilidade maior sobre aquele assunto. Os cargos podem variar de atlética para atlética, mas no geral são essas as áreas que existem em cada uma delas:

  • Diretoria – é onde tudo começa. Temos dentro dela o presidente, o vice, DGE (Diretor Geral dos Esportes), Diretor de eventos, diretor financeiro, diretor social, diretor de comunicação, diretor de planejamento e secretário. Os representantes desses cargos são a “cabeça” de uma atlética.
  • Na parte de esportes temos o DGE (Diretor geral dos esportes), o DGI (Diretor Geral dos individuais) e o DGC (Diretor Geral dos coletivos). Esses três cargos têm no geral a responsabilidade de saber se está tudo certo com as modalidades praticadas na faculdade.
  • Diretoria de eventos, onde os integrantes ficam mais responsáveis por organizar os eventos, festas e afins.
  • Setor financeiro, que controla as finanças da atlética.
  • Diretoria de planejamento, que é o responsável pelos produtos (moletom, boné, samba canção e etc) e também pela captação de patrocínio.
  • Diretoria de comunicação, que fica responsável pela página do facebook (eventos do face, posts, ativações e tudo mais). Nessa área ficam também os responsáveis por vídeos e imagens de festas, eventos e o que mais a atlética precisar em termos de comunicação.
  • Diretoria de comunicação esportiva, que é responsável por produzir um conteúdo mais voltado pros esportes da faculdade para a página do facebook. Ex: Textos sobre os jogos, destaques, histórias de JUCA, calendário de jogos).
  • Diretoria social, que é responsável por conversar com as frentes da faculdade, fazer eventos sociais e etc.
  • Secretário – É o responsável pela organização da atlética e também por falar com a faculdade sobre os assuntos necessários.

Agora vamos para a parte que todo mundo quer entender: como um JUCA é organizado.

 star trek okay ok k sure GIF

Todas as atléticas têm suas segmentações, mas fora os cargos que já foram abordados aqui, no caso das atléticas de comunicação que participam do JUCA há também os cargos da LAACA (Liga das Atléticas Acadêmicas de Comunicação e Arte).

A LAACA é formada pelos ofícios da LAACA e a diretoria da LAACA. Mais ou menos em Agosto são definidos as pessoas que farão parte da diretoria e, depois, dos ofícios, e daí se dá início à organização de mais um JUCA.

Os ofícios são formados por 5 pessoas de cada atlética (os ofícios são definidos baseados nos cargos que você tem, por exemplo, DGE, Presidente e Vice são obrigados a fazerem parte do ofício, já os outros dois são escolhidos baseados na necessidade do JUCA – pode ser o diretor financeiro, diretor de eventos, comunicação e por aí vai).

Após a definição de quem será de cada ofício, estes se encontram uma vez por semana, junto com a diretoria, desde o mês de agosto até a data do JUCA para organizar e decidir tudo – desde qual empresa escolher para ajudar na organização do evento (este ano a usina universitária foi escolhida novamente) até a cidade sede. A diretoria é formada por 7 pessoas, onde cada uma assume cada um dos seguintes cargos: Presidente, Vice, comunicação, eventos, financeiro, secretário e DGE. Cada um dos cargos pode ser assumido por qualquer pessoa de qualquer uma das atléticas participantes do JUCA, não sendo necessário ter um de cada na diretoria.

 reaction understand GIF

 

*Essas informações foram tiradas baseadas na atlética Jesse Owens (Cásper Líbero) e a estrutura das outras faculdade que jogam JUCA são bem próximas, porém, podem haver algumas diferenças.

post como funcionam atléticas-01

Confira também:

– JUCA – A história e como ele funciona

0 Comentários

Tags mais acessadas