O hockey voltou e promete fortes emoções, confira tudo o que sabemos
O hockey voltou e promete fortes emoções, confira tudo o que sabemos

Home > Notícias > Esporte > O hockey voltou e promete fortes emoções, confira tudo o que sabemos

Após quase 5 meses de espera pelo hockey, a NHL será retomada neste sábado

Desde março, os fãs de hockey não assistem a uma partida oficial, e a longa espera finalmente terá um fim. No próximo sábado (1), a NHL será retomada com muitas mudanças em seu regulamento e no modo como as partidas serão disputadas.

Após tanto tempo de paralisação, os jogadores e equipes dos mais diferentes esportes, tiveram que se adaptar e se preparar para uma nova realidade, e na NHL as coisas não foram muito diferentes.

hockey
Connor McDavid dos Oilers, e Sidney Crosby dos Penguins. | Foto: NHL Official Site.

Retorno do hockey

No começo de julho, as franquias da melhor liga de hockey do planeta voltaram aos treinos, obviamente, seguindo diversos protocolos de saúde e segurança, e já começaram a pensar nos playoffs que estão por vir.

Quando o campeonato foi paralisado, a temporada regular ainda não havia sido concluída e restavam algumas rodadas para serem disputadas e, assim, definir as equipes classificadas à pós-temporada. Com a grande indefinição devido à pandemia, por um bom tempo não se tinha nenhuma previsão de quando e se a temporada seria retomada.

Porém, no dia 26 de maio, o comissário da National Hockey League, Gary Bettman, anunciou que a temporada teria continuação, mas com diversas mudanças em seu regulamento (o Esporte em Pauta fez uma matéria contando todos os detalhes do novo regulamento).

Mudanças na temporada regular da NHL

Refrescando a memória dos fãs do esporte, a temporada regular da NHL foi dada como encerrada e 24 times estavam nos playoffs, sendo que, originalmente, apenas 16 iriam para a pós-temporada. Com a adição de oito franquias, sendo quatro em cada conferência, o formato dos playoffs foi alterado e uma rodada a mais foi adicionada.

Os quatro primeiros colocados, tanto da conferência Leste (1º Bruins, 2º Lightining, 3º Capitals, 4º Flyers) quanto da conferência Oeste (1º Blues, 2º Avalanche, 3º Knights, 4º Stars), já estão garantidos na primeira rodada doa playoffs.

As equipes entre o 5º e o 12º colocado em cada conferência, disputam entre si uma rodada de Play In, em que o 5º enfrenta o 12º, o 6º duela com o 11º e assim por diante, e, após isso, os playoffs seguem com o regulamento padrão da NHL.

retorno do hockey
Partida entre St. Louis Blues e Tampa Bay Lightining. | Foto: NHL Official Site.

Outra mudança significativa e necessária fará parte da retomada do campeonato: onde as partidas ocorrerão. Na mesma nota divulgada em 26 de maio, dez cidades foram citadas como possíveis sedes dos jogos, em que duas seriam selecionadas. As duas cidades-sede escolhidas pela NHL para sediar as partidas são canadenses, e tratam-se de Toronto e Edmonton.

Seguindo a mesma estratégia da NBA em montar uma “bolha” para todos aqueles que envolvem uma partida de basquete profissional, a NHL preparou uma bolha em cada uma das cidades escolhidas, em que as equipes da conferência Leste estão em Toronto e as do Oeste, em Edmonton, que também sediará a grande final da Stanley Cup. As bolhas contam com inúmeras atividades, restaurantes, lazer e entretenimento para todos os integrantes do universo do hockey que estão em confinamento.

O que esperar dos jogos

Com tantas novidades e, ao mesmo tempo, muitas incertezas, pois não sabemos como as equipes estarão após quase 5 meses sem jogar, os apaixonados pelo esporte podem ter uma certeza: os playoffs irão pegar fogo.

Com tantas equipes fortes, como Boston Bruins, Tampa Bay Lightining, Washington Capitals, o atual campeão St. Louis Blues ou o Colorado Avalanche, a NHL ainda assim consegue ser muito imprevisível, e, neste ano completamente fora da curva, podemos ter surpresas, como a sempre competitiva equipe do Pittsburgh Penguins, de Sidney Crosby, o Edmonton Oilers, de Connor McDavid, a talentosa equipe dos Canucks, e muitas outras que podem “aprontar” em uma das pós temporadas mais incertas da história da National Hockey League.

Nesta semana, cada equipe disputou uma partida amistosa para começar a “mover as engrenagens”, visando a volta do campeonato. Sábado, o puck vai de encontro ao gelo, e a partida que dará início aos playoffs será entre Carolina Hurricanes e New York Rangers, às 13h, pelo horário de Brasília.

esportes
Amistoso entre Edmonton Oilers e Calgary Flames, na “bolha” da NHl em Edmonton, Canadá. | Foto: NHL Official Site.

A pós-temporada da NHL e considerada por muitos a mais emocionante e imprevisível de todos os esportes americanos, e neste ano a tendência é que seja ainda mais emocionante.

Qual equipe alcançará a glória eterna e erguerá a Stanley Cup ainda é impossível de saber, mas a certeza que temos é que, a partir de amanhã, uma guerra será iniciada pela classificação à primeira fase dos playoffs, e quem ganha são os apaixonados pelo hockey no gelo.

Por Filipe Saochuk – Fala! PUC