O efeito Netflix: entenda o que ele é e como afeta a população
Menu & Busca
O efeito Netflix: entenda o que ele é e como afeta a população

O efeito Netflix: entenda o que ele é e como afeta a população

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > O efeito Netflix: entenda o que ele é e como afeta a população

O que é o efeito Netflix e o que implica em nosso modo de consumo

Não é segredo para ninguém que as plataformas de streaming mudaram nosso comportamento nos últimos anos. A Netflix vem, cada vez mais, adquirindo novos “maratonistas” de série e já superou a preferência pela TV aberta nos EUA, de acordo com o Hub Entertainment Research. No Brasil, a relação de amor com o serviço de streaming não é muito diferente.

Segundo analistas da Bernstein, no final de junho de 2020, havia cerca de 17 milhões de assinaturas da Netflix no País, o que torna o Brasil o segundo maior mercado da empresa depois dos Estados Unidos, onde a empresa anunciou ter 60 milhões de assinantes em outubro de 2019. Também em junho, a Netflix teria ultrapassado o número de assinantes de TV a cabo.

O contexto de pandemia do ano de 2020 só aumentou a procura pela plataforma e, com o isolamento social, o chamado binge-watching, que se refere ao comportamento viciante de assistir a uma série inteira de uma vez só, tornou-se extremamente comum.

Netflix
A Netflix é um dos maiores serviços de streaming hoje em dia. | Foto: Reprodução.

Efeito Netflix

Todos os dados apontados acima, levam a resultados surpreendentes causados por essa plataforma. Dentre eles, o efeito Netflix, o qual consiste em gerar um interesse tão grande no público por uma série ou filme, que esses se tornam virais em questão de dias, devido à intensa repercussão proliferada, principalmente, pelas redes sociais. Você, com certeza, já assistiu a um filme ou série da plataforma por uma indicação vista nos seus stories, não? Pois, então, fácil assim é a disseminação dos seriados e, em um curto período de tempo, a série já é assunto em todos os grupos de conversa.

Pode-se observar esse comportamento com o novo fenômeno da Netflix, O Gambito da Rainha, que se caracteriza por ser a minissérie original de ficção mais vista da plataforma em toda a sua história. Lançada há pouco mais de um mês, foi vista por 62 milhões de lares em vários países do mundo até o momento.

Segundo um post no blog da Netflix, as pesquisas no Google por xadrez dobraram, e as consultas pela expressão “como jogar xadrez” atingiram a marca mais alta nos últimos nove anos. Além disso, o seriado também gerou aumento de interesse no Campeonato Mundial de Xadrez do ano que vem.

Esse alcance gigantesco é chamado de efeito Netflix. E você? Já faz parte dessa legião de maratonistas de séries?

_________________________________
Por Mariana Nakamura – Fala! Cásper

Tags mais acessadas