'O Dilema das Redes': novo documentário da Netflix sobre a Internet
Menu & Busca
‘O Dilema das Redes’: novo documentário da Netflix sobre a Internet

‘O Dilema das Redes’: novo documentário da Netflix sobre a Internet

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > ‘O Dilema das Redes’: novo documentário da Netflix sobre a Internet

O filme O Dilema das Redes em forma de documentário, disponível na plataforma da Netflix, chegou nesta quarta-feira (9) nas telas.

O documentário nos proporciona uma visão quase que revolucionária ao “desmascarar” a outra moeda sobre as tecnologias. As questões das redes sociais são bastante adotadas na obra pela manipulação que nos impulsiona, principalmente nos dados em que as empresas têm dos indivíduos e os quais mapeiam os interesses desses.

O Dilema das Redes
O Dilema das Redes é o novo documentário da Netflix e revela o lado negativo do espaço virtual. | Foto: Reprodução.

Dessa forma, temas como a psicologia humana e manipulação são enfatizados no enredo, além de trazer especialistas da área tecnológica e diretamente do Vale do Silício, o polo da tecnologia norte-americana.

A importância de entender os algoritmos também é algo repetido pelos especialistas, compreender que o seu caminho na Internet está, na verdade, sendo guiado e não livremente aberto para explorar dar um novo sentido no ciberespaço.

É exatamente o tipo de coisa que um hacker como eu criaria, porque estamos explorando uma vulnerabilidade da psicologia humana.

Sean Parker, empreendedor norte-americano co-fundador do Napster, Causes e Plaxo e participou do Facebook.

As eleições, como as do Brasil e Estados Unidos, foram um dos temas de destaque. A influência das redes sociais diante das eleições presidenciais foram de suma importância para que líderes como Donald Trump e Jair Bolsonaro subissem ao poder nos países americanos. O documentário explora a importância desses meios de comunicação para fortalecer as campanhas desses políticos.

Além disso, a obra se atenta a uma tentativa de solucionar todas as consequências negativas da Internet para o mundo, os especialistas apontam para a responsabilidade humana sobre os seus atos, até porque são os humanos que detém do poder dos softwares e máquinas para que toda a rede funcione.

Dessa maneira, a perspectiva da humanidade deve se atentar ao fato de que cada um tem uma parcela de responsabilidade, tanto para os benefícios quanto para os malefícios proporcionados pelas redes sociais e os demais espaços do ciberespaço.

Sobre o documentário O Dilema das Redes

Trailer do novo documentário da Netflix, “O dilema das redes”. / Fonte: Youtube.

Nós tuitamos, gostamos e partilhamos… mas quais são as consequências da nossa crescente dependência das redes sociais? As plataformas digitais tornam-se cada vez mais essenciais para nos mantermos ligados uns aos outros, e figuras de Silicon Valley revelam-nos como as redes sociais estão a reprogramar a civilização, expondo o que se encontra do outro lado dos nossos ecrãs.

Sinopse disponível pela Netflix.

Ficha Técnica

Título original: The Social Dilemma
Direção: Jeff Orlowski
Duração: 94 minutos
Gênero: Documentário, científico
Classificação: 12 anos

__________________________
Por Amanda Marques – Redação Fala!

Tags mais acessadas