Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
O Dia que Durou 21 Anos – Confira uma resenha sobre o documentário que retrata a ditadura brasileira

O Dia que Durou 21 Anos – Confira uma resenha sobre o documentário que retrata a ditadura brasileira

Liberdade. Em seu sentido mais amplo, a liberdade é um dos ideais pelos quais a humanidade sempre tentou lutar. Ideal esse que ficou perdido durante 21 anos em nosso país, nas sombras de um governo onde prevaleceram a Repressão, a Censura e a Violência.

“O dia que durou 21 anos” é um filme brasileiro em estilo de documentário, que retrata não só a Ditadura Civil-Militar no Brasil, mas, principalmente, um dos fatores que mais contribuiu para que houvesse o golpe: a intensa participação do governo da grande potência mundial – os Estados Unidos da América.

Vencedor de diversos prêmios, nacionais e internacionais, o filme relata como o envolvimento de grandes figuras americanas, como os presidentes Kennedy e Lyndon Johnson, e o embaixador dos EUA no Brasil, Lincoln Gordon, orquestraram seu plano de tirar do poder o então presidente João Goulart, sob a premissa de que o governo de Goulart estaria levando o país ao comunismo, algo que os EUA não permitiria jamais devido aos seus interesses econômicos no Brasil.

Através de documentos secretos da CIA e áudios originais da Casa Branca, além de entrevistas com pessoas direta ou indiretamente envolvidas na política do período, somos apresentados ao pano de fundo de um golpe que acabou se estendendo por 21 anos, que violou os direitos civis e instalou a ditadura em nome da “Liberdade” e da defesa da “Democracia”.

o-dia-que-durou-21-anos-de-flc3a1vio-tavares-na-foto-o-marechal-castelo-branco-sem-quepe

O filme conta com uma linguagem cinematográfica incomum para o gênero. A estética das imagens computadorizadas misturadas com fotos e vídeos históricos, além da trilha sonora de suspense que se destaca nos momentos certos, faz com que o espectador, por vezes, tenha a sensação até de estar vendo um filme de ficção.

Além disso, um dos pontos fortes do longa-metragem é o respeito com que o cineasta mostra os dois lados da história, tanto no sentido de entrevistar brasileiros e americanos, quanto no de mostrar também personalidades históricas que defenderam, e defendem até hoje, o golpe militar, fazendo assim um ótimo trabalho jornalístico.

“O dia que durou 21 anos” é, sem dúvida, uma obra que deve ser vista por todos, não apenas por nos lembrar os horrores de que é capaz um governo extremista, mas também para nos conscientizarmos da manipulação que a união entre grandes governos, a elite e a mídia podem ter sobre as massas e o seu futuro.

Assista o filme completo:

https://www.youtube.com/watch?v=QdWS5DcEFY0

 

 

Por: Gabriel Ferreira – Fala! Anhembi

0 Comentários

Tags mais acessadas