O desempenho de Palmeiras, São Paulo e Corinthians sem torcida em 2020
Menu & Busca
O desempenho de Palmeiras, São Paulo e Corinthians sem torcida em 2020

O desempenho de Palmeiras, São Paulo e Corinthians sem torcida em 2020

Home > Notícias > Esporte > O desempenho de Palmeiras, São Paulo e Corinthians sem torcida em 2020

O ano de 2020 foi totalmente atípico no mundo do futebol devido à pandemia da COVID-19. Entre todas as alterações, certamente a mais sentida foi a ausência de público nos estádios, logicamente para evitar aglomerações. Fizemos um balanço de como a falta de torcida impactou os três grandes da capital paulista no Campeonato Brasileiro desse ano, fazendo uma comparação com o torneio do ano passado, na qual o Flamengo foi campeão.

Começando pelo São Paulo, atual líder e favorito ao título, os números chamam atenção. Ano passado, na campanha que levou o time ao 6º lugar, o Tricolor teve 10 vitórias, 6 empates e 3 derrotas jogando no Morumbi. Ou seja, venceu 52% dos 19 jogos em seus domínios. Já esse ano, houve uma melhora. Dos 13 jogos, 9 terminaram em vitória e 4 em empate, sem nenhuma derrota. Venceu 69% dos 13 jogos feitos em casa. O bom trabalho de Fernando Diniz “driblou” a ausência da torcida tricolor, que tem que acompanhar essa boa campanha apenas pela TV de casa.

Falando agora do Palmeiras, o aproveitamento teve uma queda. Ano passado, mesmo com as oscilações e a troca de técnico no meio da competição, o Verdão venceu 68% dos seus jogos em casa na liga. Foram 13 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. O desempenho em seus domínios foi fundamental para a equipe terminar em 3º lugar na competição. Já esse ano, o desempenho no Allianz Parque teve uma queda. Dos 13 jogos, foram 7 vitórias, 4 empates e 2 derrotas, vencendo cerca de 53% dos jogos. Especialmente com Vanderlei Luxemburgo, o Allianz deixou de ser um fator determinante e , claro, a ausência da “torcida que canta e vibra” teve seu papel. Agora a equipe busca a recuperação com Abel Ferreira.

Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Chegou a hora de falar do Corinthians. O Timão é conhecido por ter a Neo Química Arena como uma fortaleza, um terreno hostil para os adversários. E claro, a torcida tem um papel muito importante nisso. Sem ela, os números do time simplesmente despencaram. Ano passado, o Corinthians teve 10 vitórias, 7 empates e 2 derrotas jogando em Itaquera, vencendo 52% de seus jogos. Reparem que, mesmo em um campeonato oscilante e com desempenho aquém, o time não perdeu muitos pontos em casa. Já esse ano, foram 5 vitórias, 5 empates e 3 derrotas nesses 13 primeiros jogos. O time venceu apenas 38% dos seus jogos. Além da fragilidade do time ao longo do campeonato, a ausência da Fiel Torcida pesa muito para esse desempenho.

Podemos concluir, então, que como os números indicam, o São Paulo foi quem melhor “se virou” nesse ano de pandemia jogando com sua casa vazia. Palmeiras teve uma queda de vitórias e o Corinthians ainda mais, chegando a um péssimo aproveitamento. Isso talvez ajude a explicar a situação do time nas tabelas.

___________________________________
Por Iúri Medeiros – Fala! Cásper

Tags mais acessadas