O cinema além do diretor: conheça as funções na produção de um filme
O cinema além do diretor: conheça as funções na produção de um filme

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > O cinema além do diretor: conheça as funções na produção de um filme

Seja em grandes produções, com centenas de funcionários, ou em criações menores, com equipes reduzidas, o cinema é uma arte coletiva.

No entanto, muitas pessoas associam o resultado da produção somente ao diretor e, de fato, o seu trabalho é essencial para um bom filme, afinal, é ele quem vai determinar como vai ser contada a história da obra. Mas, para obter um resultado de qualidade, o cineasta conta com uma equipe pronta para realizar as mais diferentes funções e fazer o projeto acontecer, afinal, ninguém faz cinema sozinho.

Um exemplo disso é a técnica de montagem conhecida como hip-hop, muito característica do diretor Darren Aronofsky, que consiste em uma sequência rápida de imagens com efeito sonoro para simular uma ação, tal técnica não seria possível se não fosse a equipe de som, montagem e filmagem trabalhando juntas.

Pensando nisso, trouxemos algumas das principais funções do cinema, além do diretor, que trabalhando juntas conseguem tirar o filme do papel e fazê-lo chegar até você, leitor.

cinema
Conheça as funções do cinema. | Foto: cineeterno.com.br.

Funções do cinema

Produção

A produção é responsável por fazer o filme acontecer no quesito mais burocrático, existem vários tipos de produção, mas os principais são:

• Produtor executivo, responsável por angariar fundos para realização do filme;
  • Produtor de base, geralmente não sai do estúdio e resolve todos os imprevistos que possam acontecer.

Diretor de produção administra o orçamento e controla os gastos, também é responsável pela contratação de funcionários e a definição das locações.

Direção de Fotografia

O trabalho do diretor de fotografia começa na pré-produção, lendo o roteiro, conversando com o diretor, pesquisando referências, escolhendo a equipe e o equipamento.

No set, o profissional escolhe qual vai ser a composição da iluminação, os movimentos de câmera e o enquadramento. A fotografia no cinema reforça aspectos da narrativa e guia o olhar do telespectador

funções do cinema
Cena do filme Hotel Budapeste, indicado ao Oscar de melhor fotografia em 2015. | Foto: Reprodução.

Maquinista

O maquinista é responsável pela construção dos equipamentos mecânicos necessários para a movimentação da câmera, por exemplo, carrinhos, trilhos e grades no teto. Ele também é responsável por deixar a iluminação do set de acordo com a determinação do diretor de fotografia.

Assistente de Direção

O assistente de direção é o profissional mais crucial na execução de um filme, pois é a pessoa responsável por coordenar todas as equipes para que tudo saia como planejado e dentro dos horários estipulados por ela, deixando tudo em ordem para que a cena final ocorra como o diretor planejou.

Departamento de som

O departamento de som divide o seu trabalho em duas etapas, a primeira é o som direto, ou seja, os diálogos e ruídos de ambiente captados no momento da filmagem; a segunda etapa é a pós-produção e esta é dividida em duas partes: edição de som, que é a parte que cuida da dublagem dos atores e de acrescentar ao filme efeitos sonoros complementares, chamados de foley, esses efeitos variam desde passar a faca em um melancia para simular esfaqueamento até cobrir ruídos indesejados que aparecem na filmagem.

O foley é utilizado para melhorar a experiência auditiva do telespectador, por isso, em filmes como Um Lugar Silencioso, que baseiam a narrativa na experiencia auditiva do telespectador, é essencial que o editor de som utilize esse recurso. A segunda parte da pós-produção é a mixagem de som, esta é feita toda digitalmente e é responsável pela adequação sonora do filme, ou seja, cuida para que os áudios estejam sincronizados, os foleys criados em estúdio estejam realistas, cria a sensação de distância ou tensão e também adiciona a trilha sonora do filme. A edição de som e mixagem são tão importantes individualmente que cada uma tem a sua categoria própria no Oscar.

Um Lugar Silencioso 2
Filme Um Lugar Silencioso, indicado ao Oscar de melhor edição de som. | Foto: Divulgação.

Continuísta

A filmagem quase nunca é feita na ordem do roteiro, por isso, é necessário que este profissional exista. O continuísta garante a integração entre as partes da obra e a sua coerência. Para isso, ele tem que prestar atenção em todos os detalhes da cena, desde a maquiagem dos atores até se não estão aparecendo pessoas ou objetos que não fazem parte do universo da trama.

Em produções como as do diretor Quentin Tarantino, que o roteiro não é linear, o trabalho do continuísta é extremamente necessário para que não ocorram erros que prejudiquem o desenvolvimento do filme, algumas dessas produções chegam a precisar de uma equipe com mais de três continuístas.

funções no cinema
Antes e depois do ator Christian Bale para o seu papel em Vice, filme ganhador do Oscar de melhor maquiagem e penteado em 2019. | Foto: Jon Koppaloff/ Stringer/ Imagem Filmes.

Equipe de Arte

A equipe de arte cuida de toda a parte visual do filme, transformando o roteiro em cenário, figurino e maquiagem. Nas grandes produções, geralmente, a equipe de arte conta com o auxílio de vários profissionais, sendo alguns desses:

•  Coordenador de Arte, que cuida do orçamento da equipe;
  •  Design de Produção, que cria o conceito visual do filme, ou seja, define a atmosfera, escolhe a paleta de cores e acompanha a construção de cenário e produção de objetos e figurino. Esse profissional também está presente na filmagem e no pós-filmagem, quando é necessário arrumar o set para entregar a locação como estava antes;
  • Produtor de objetos é o responsável pelos objetos da cena e por comprar ou auxiliar na produção de peças específicas do universo do filme;
  • Figurinista;
  • Maquiador;