Home / Colunas / Nova Lei cria o Dia Marielle Franco

Nova Lei cria o Dia Marielle Franco

Por Helena Leite – Fala!Cásper

 

Luiz Fernando Pezão, atual vereador do Rio de Janeiro, aprovou nesta terça (17) a lei que cria o “Dia Marielle Franco – dia de luta contra o genocídio da mulher negra” no estado. A lei inclui o dia 14 de março, data em que Marielle e seu motorista, Anderson Gomes foram assassinados, no calendário oficial do Rio de Janeiro.

 

(Midia Ninja/Reprodução)

 

Com a nova medida, todo dia 14 de março as instituições públicas ou privadas do estado devem proporcionar palestras e/ou debates a fim de estimular a reflexão sobre o assassinato de mulheres negras no Brasil.

Para relembrar:

O que foi o caso Marielle Franco?

A vereadora, ativista, feminista foi assassinada ao sair da Casa das Pretas, na Lapa, onde foi mediar um debate promovido pelo PSOL com jovens negras. Seu carro levou treze disparos, nove na lataria e quatro no vidro, três destes atingiram sua cabeça e um seu pescoço. O motorista, que estava junto com Marielle no carro, levou ao menos três tiros nas costas e ambos morreram. Sua assessora, que também estava no carro, sofreu alguns ferimentos e logo foi liberada do hospital.

A polícia declarou acreditar que o carro dela foi perseguido por cerca de 4 quilômetros. Os executores fugiram do local sem levar quaisquer bens.

Sua morte despertou milhares em todo país e mundo, dando um novo impulso à luta contra o racismo, machismo, intervenção militar do Rio de Janeiro e tantos outros símbolos que ela representava com seu ativismo.

Foto: CUT – RS

 

Confira também:

Quem foi Marielle Franco e por que sua execução deve ser lamentada?

Marielle Presente! As fotos do ato do dia 18/03

Confira também

Confira os famosos que usam VANS

Vans não é só um tênis, é estilo, é lifestyle e principalmente paixão pelo conforto. ...

Um comentário

  1. Impressionante a falta de capacidade dessa politicaiada de fazer qualquer coisa que presta. Ganham salário de faraó para fazer isso? E o dia do brasileiro? Quando vai ser?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *