Ontem (08/07), em uma coletiva organizada pelo Inep e Ministério da Educação, foram divulgadas as novas datas do Enem 2020. As datas ficaram para os dias 17 e 24 de janeiro, para a prova presencial, e 31 de janeiro e 7 de fevereiro para o Enem digital, com possibilidade de reaplicação para aqueles que precisarem nos dias 24 e 25 de fevereiro. O resultado dos exames será divulgado no dia 29 de março. Foi levantada ainda a hipótese de um terceiro SiSu, caso for uma necessidade das universidades.

Nova data do Enem é confirmada
O MEC e o Inep, há muito tempo, são alvos de críticas por parte dos estudantes e de alguns influenciadores. Apesar da consulta feita com estudantes mostrarem preferência para a realização das provas no mês de maio, a data escolhida não vai de acordo com essa preferência.
O presidente do Inep, Alexandre Lopes, em concordância com o Secretário Executivo do MEC, quando questionado sobre o assunto fala que a consulta foi apenas um dos aspectos necessários para a decisão da nova data; além dos estudantes, precisam levar em conta a posição das universidades e instituições e dos órgãos públicos e, assim, escolher uma data que melhor se adeque às necessidades de todos.
Entendemos que essa decisão, ela não é uma decisão que seja perfeita e maravilhosa para todos. Sabemos que não é, então nós buscamos uma solução técnica. O trabalho aqui foi estritamente técnico e tentando ver a data que melhor se adequa para todos.
Antônio Paulo Vogel (Secretário Executivo do Ministério da Educação).
Vale ressaltar também que a decisão foi feita após 20 dias sem um fixo ministro da Educação, o que pode ser um fator agravante aos olhos dos críticos dessa escolha.
Detalhes sobre o exame
Enem presencial: 17/01 e 24/01
Enem digital: 31/01 e 07/02
Reaplicação, se necessária: 24/02 e 25/02
Resultados: 29/03
________________________________
Por Paulo Matheus – Fala! UFRPE