Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
O acervo da Notre Dame

O acervo da Notre Dame

Paris está em luto. A França, o Vaticano e o mundo inteiro também. Hoje (15 de Abril de 2019), todos vivenciaram a tragédia de ver a Catedral de Notre Dame, uma construção de 856 anos que guarda parte da história da humanidade, ser destruída por um incêndio cuja causa ainda não foi identificada. E para honrar a memória de tudo que estava guardado dentro da catedral, em seu acervo e suas paredes, bem como todos que trabalharam durante 182 anos para sua construção, que nós trouxemos para vocês os principais artefatos históricos guardados dentro das paredes, agora ruínas, da Notre Dame:

A Notre Dame tinha planta no formato de uma cruz, com uma abóbada apoiada em majestosos arcos que tinham cerca de 10 metros de altura.

A rosácea, uma das partes mais famosas da construção, foi instalada na fachada oeste no século XIX. A peça coroa a imagem de Nossa Senhora e emociona os turistas com seu esplendor detalhista.

Ao subir as escadarias da torre norte, é possível ver as estátuas das gárgulas e desfrutar da vista da cidade

Fonte: Superinteressante

Entre as relíquias guardadas dentro da catedral, encontra-se uma das principais da Igreja Católica: fragmentos da coroa de espinhos de Jesus Cristo


Durante a Revolução Francesa, quase todos os sinos da catedral foram fundidos, sobrando somente o Emmanuel, de 13 toneladas, feito em 1685. Ele ainda estava em funcionamento, tocando em datas importantes. Em 2014, a catedral inaugurou réplicas dos sinos dos séculos anteriores, que ficavam expostos para o público.

A catedral tinha 16 estátuas de bronze, sendo 12 dos apóstolos e 4 de evangelistas. Com sorte, essas peças foram tiradas da igreja durante a obra de restauração, dias antes do incêndio


Muito da beleza da catedral estava esculpido e pintado nas suas paredes externas e internas e nos seus vitrais, que foram perdidos no incêndio. Sabe-se que os bombeiros contavam com uma equipe de resgate do acervo, que tentou salvar o máximo possível antes que tudo fosse tomado pelo fogo. Até agora, não sabemos o que foi ou não salvo, exceto pelas 16 esculturas de bronze. Mesmo assim, é pouco provável que as esculturas de mármore tenham sido resgatadas em virtude de seu peso. Mais do que o acervo, é lamentável a perda da construção em si, que representou vários marcos da história e era uma das principais construções da Igreja Católica.

Notre Dame na história

Os principais acontecimentos históricos que envolveram a catedral de Paris

1431: Coroação de Henrique VIII

1558: Casamento de Maria da Escócia com o rei Francisco II

1804: Coroação de Napoleão Bonaparte

1920: Canonização de Joana d’Arc

0 Comentários