Inscreva-se agora e fique por dentro das novidades!
Quero me inscrever!
Menu & Busca

Nota de Esclarecimento – Caso Pucão – e direito de resposta

No dia 25 de maio de 2018, após a publicação da matéria “Todas estamos sujeitas – Casos de assédio nos jogos universitários”, o Fala!Universidades foi acusado de distorcer uma entrevista realizada através da página “Pucão – Atlética de Comunicação PUC – SP”, na qual consta a seguinte citação, publicada na íntegra na matéria citada:  “O assunto é tratado com seriedade não somente na PUC como na Liga e em todas as atléticas. Estupro é diferente de abuso, embora ambos os casos sejam lamentáveis. O único caso de estupro que temos conhecimento aconteceu há muito tempo em um alojamento que não era o nosso”. Como pode ser aferido na matéria, após esta frase, a jornalista do Fala!Universidades aponta o caso de 2016, que foi publicado por diversos veículos de comunicação, à épocae que não se refere à atlética da PUC, como a própria matéria afirma.

A matéria em questão, que teve seu início de produção dias antes dos Jogos Universitários de Comunicação e Artes de 2018, foi amplamente apurada tanto pela jornalista quanto pelos editores presentes na redação do Fala!. A pluralidade e a legitimidade das fontes foram avaliadas em diferentes instâncias, por mais de três vezes. A matéria, de cunho investigativo, chegou a ser reescrita e alterada pela própria jornalista antes de ser publicada, de modo que chegasse à imparcialidade que o Fala!Universidades estima em seus conteúdos jornalísticos. O tema da matéria, o assédio, sobretudo em jogos universitários, ainda é um tabu – mas o Fala! não deixa de publicar qualquer conteúdo por pressões externas.

Com a intenção de ser um espaço plural e colaborativo, o Fala!Universidades busca ser um veículo para o universitário, onde ele pode se informar através de um conteúdo íntegro e diferenciado, e onde alunos de todas as universidades possuem espaço para exercer sua liberdade de expressão.

Por isso, respeitando a liberdade de expressão, também, da Pucão – Atlética de Comunicação, publicamos sua nota explicativa, bem como abrimos nossas portas e convidamo-os para conhecer nossa redação e conversar com nossos editores, a fim de que possamos evidenciar o trabalho sério e apurado que realizamos em todas nossas publicações. O convite se estende às demais atléticas que possuam alunos colaboradores e produtores de conteúdo no Fala!Universidades.

Atenciosamente, 
Redação Fala!Universidades


25.05.2018

NOTA DE RESPOSTA – Pucão – Atlética de Comunicação PUC-SP

“NOTA EXPLICATIVA

Recentemente fomos vítimas de ataques pessoais por um veículo jornalístico após ser publicada uma matéria onde a fala do Pucão se encontra distorcida. A matéria em questão fala sobre assédio nos jogos universitários e veio a público dia 24 de Maio.

Durante a entrevista, realizada há muito tempo antes do JUCA, a jornalista tentou induzir nossa resposta para um cenário que não era real e mesmo com a longa entrevista informando sobre nossas ações anti opressão, o pedaço que foi a público induz o leitor a acreditar que menosprezamos casos de estupro, que culpamos outra atlética e faz menção há um caso que não foi citado por nós em momento algum.

É do conhecimento de todos nossa política contra opressão, não somente em nossos eventos como nas palestras de conscientização, onde levamos o debate para nossos alunos.
O conteúdo distorcido trata de um assunto delicado e com uma importância enorme de discussão.

É muito triste ver que a qualidade da informação é prejudicada em busca de likes.
As falsas e graves acusações de que estamos sendo fascistas muito nos ofende porque em momento nenhum compactuamos com opressão, muito menos com meias verdades e manipulação de informações.

Somos uma atlética transparente e acessível, caso qualquer um de vocês tenha dúvidas sobre nossas intenções e nosso trabalho, podem nos procurar.

Nossas portas estão sempre abertas e agimos em conjunto, lutando sempre pela diversidade e pelo esporte universitário como agentes transformadores do espaço público.”

0 Comentários