NFL Draft: Patrick Surtain II, saiba tudo sobre o Cornerback
Menu & Busca
NFL Draft: Patrick Surtain II, saiba tudo sobre o Cornerback

NFL Draft: Patrick Surtain II, saiba tudo sobre o Cornerback

Home > Notícias > Esporte > NFL Draft: Patrick Surtain II, saiba tudo sobre o Cornerback

Conheça Patrick Surtain II, Cornerback de Alabama e melhor prospecto de defesa deste NFL Draft

Patrick Surtain II
Patrick Surtain II, Cornerback de Alabama. | Foto: Niner Noise.

Patrick Surtain Sr. foi um Cornerback de relativo sucesso na NFL, sendo Draftado na segunda rodada pelo Miami Dolphins em 1998, jogou 11 temporada na National Football League, tendo sido eleito para o Pro Bowl três vezes e uma para o First-team All Pro. Porém, após pouco mais de uma década de sua aposentadoria, o seu filho, Patrick Surtain II, surgiu para a liga como um dos melhores prospectos do College Football, onde defendeu a equipe de Alabama por três anos antes de se declarar para o Draft.

As características de Patrick Surtain II

Com 1,88m de altura e 92 kg de muita força, Surtain é um combo entre fisicalidade e paciência no quesito “acabar com o dia dos recebedores adversários”. É capaz de pressionar o adversário no mesmo instante que o snap acontece, muitas vezes não permitindo que o Wide Reciever sequer consiga correr sua rota. Quando está correndo lado a lado com o atacante adversário, utiliza de sua paciência e sabe exatamente quando deve usar suas mãos para disputar a bola e impedir que a recepção aconteça, gerando um risco muito menor de cometer uma falta de Interferência do Passe, por exemplo.

As qualidades de Patrick se tornam mais evidentes quando está incumbido de realizar uma marcação “homem a homem”, pois usa de toda sua fisicalidade e talento para simplesmente não permitir que o recebedor consiga uma separação mínima. Porém, Surtain também é capaz de jogar em zona, utilizando seu alto nível de Football IQ (nada mais do que o entendimento de um atleta sobre futebol americano) para identificar possíveis rotas, e ainda consegue se comunicar muito bem com seus companheiros para evitar problemas antes que aconteçam, e algum recebedor adversário apareça completamente livre. Em resumo: Patrick Surtain II é um excelente Cornerback.

Do High School para o College Football

Nascido em 14 de abril de 2000, na cidade de Plantation na Flórida, Patrick Frank Surtain II estudou e começou sua trajetória no futebol americano na American Heritage School, na mesma cidade em que nasceu. Curiosamente, durante o ensino médio, seu pai e ex-atleta da NFL, era treinador em sua escola, contribuindo para a formação de Surtain II na posição de Cornerback.

futebol americano
Patrick Surtain II com seu pai e treinador no High School, Patrick Surtain Sr. | Foto: MaxPreps.

Desde seu período no High School, Patrick mostrou que o futebol americano corria de fato em suas veias, e colocou-se entre os principais nomes da posição que jogavam no ensino médio, em todo os Estados Unidos. Em 2018, foi eleito para disputar o U.S. Army All-american Bowl, partida na qual reúne os melhores jogadores do High School da temporada.

Seu grande desempenho fez com que fosse avaliado como um ‘Recruta Cinco Estrelas’, sendo esta a classificação mais alta que um atleta pode receber ao concluir o ensino médio, visando conquistar ofertas de bolsa de estudos de alguns dos principais programas de futebol universitário do país. No mesmo ano de 2018, Patrick Surtain II se comprometeu com a Universidade do Alabama e se tornou atleta do Crimson Tide. Em seu primeiro ano, iniciou doze jogos, anotando um total de 37 tackles e uma interceptação.

Em 2019, no seu segundo ano, retornou como titular de fato na posição, e foi justamente nesta temporada que Patrick se estabeleceu como um dos grandes Cornerbacks do College Football. Totalizou 42 tackles, três fumbles forçados, oito passes desviados, duas interceptações, um fumble recuperado e ainda realizou uma pressão em cima do Quarterback adversário.

NFL Draft
Patrick Surtain II jogando por Alabama. | Foto: Alabama Crimson Tide.

Porém, em 2020 ele conseguiu ter uma temporada ainda melhor e foi, sem dúvidas, o Cornerback mais dominante do futebol americano universitário no ano passado. Foi campeão do College Football com Alabama, eleito o melhor jogador de defesa da temporada na Conferência SEC, votado como All-american de maneira unânime, selecionado para o First-team All-SEC e para fechar, foi escolhido com o MVP Defensivo do Rose Bowl contra Notre Dame (semifinal do College Football em 2020).

Com um currículo recheado de conquistas e o arsenal completo para se tornar um grande Cornerback na National Football League, Patrick Surtain II está a menos de uma semana de saber qual franquia o selecionará na primeira rodada do NFL Draft. O principal candidato é o Dallas Cowboys, com a décima escolha geral, sendo para muitos especialistas praticamente uma escolha garantida. Mas como todos já sabem, o Draft é imprevisível e repleto de incertezas, porém é possível dizer que a equipe que selecionar Patrick Surtain II, terá em mãos um verdadeiro Cornerback One para o futuro de sua franquia.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

__________________________________
Por Filipe Saochuk – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas