As temperaturas em baixa: a neve registrada no sul do Brasil.
Neve no sul do Brasil: as temperaturas abaixo de 0° Celsius

Home > Notícias > Neve no sul do Brasil: as temperaturas abaixo de 0° Celsius

Minas Gerais foi motivo de atenção após cidades ao sul do território, como Itibiúra de Minas e Andradas, receberem chuvas de granizo. Assim, novos indícios são registrados pelos moradores no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, porém com neve.

O fenômeno que aconteceu em tais estados foi previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) já no início da semana. Foi divulgada uma nota para a imprensa das possíveis mudanças drásticas de temperatura nas regiões do sul do Brasil.

Neve e temperaturas abaixo de 0ºC no Brasil

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), junto ao Instituto Nacional de Meteotologia, disponibilizou dados nessa terça-feira (18), o qual revelava uma massa de ar frio sobre o mapa brasileiro na região do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, Rondônia, Acre e outras regiões pelo sudeste.

Além disso, a INMET avisou em nota que as temperaturas iriam cair consideravelmente da quinta (20) para a sexta-feira(21), principalmente em áreas como o Mato Grosso.

O Instituto ainda informou de temperaturas abaixo de 0° C em certos estados do Sul e confirmou a presença de geadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, centro-sul do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo.

Em uma nota, nessa segunda-feira (17), o Instituto já havia alertado sobre a ocorrência de neve em possíveis locais da região sul e aconteceu como o previsto nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

neve
Geada é o fenômeno caracterizado por se formar na superfície uma camada de cristal de gelo devido a baixa temperatura. | Fonte: Twitter, @aop2007.

As pessoas que viram a neve nas cidades como em Gramado (RS) e Cambará do Sul (RS) filmaram o momento.

Neve registrada por usuário do twitter em Gramado. / Fonte: Twitter.
Fotografia de Daniel Pillar de Cambará do Sul. / Fonte: Twitter.

Além disso, o Climatempo na rede social, o Twitter, divulgou as temperaturas abaixo de 0° C registradas:

Cidades no sul do Brasil registram temperaturas abaixo de 0° C. / Fonte: Twitter.

Já a neve, chegou á cidade de São Francisco de Paula, Gramado, São José dos Ausentes e Nova Petrópolis no estado do Rio Grande do Sul. Além da cidade  São Joaquim no estado de Santa Catarina, segundo os dados do Climatempo.

Por Amanda Marques – Redação Fala!