Netflix travando? Entenda por que o seu streaming trava
Menu & Busca
Netflix travando? Entenda por que o seu streaming trava

Netflix travando? Entenda por que o seu streaming trava

Home > Entretenimento > Geek > Netflix travando? Entenda por que o seu streaming trava

No começo da internet, os primeiros sites eram simples páginas de texto com talvez uma imagem ou duas. Hoje, no entanto, qualquer pessoa com uma conexão rápida à Internet pode assistir a filmes e séries em alta definição ou fazer uma chamada de vídeo pela Internet. Isso é possível devido a uma tecnologia chamada streaming.

O que é streaming

Streaming é a transmissão contínua de arquivos de áudio ou vídeo de um servidor para um usuário.

No streaming, os dados de áudio e vídeo são divididos em pacotes. Cada pacote de dados contém um pequeno pedaço do arquivo, que sai do servidor e vai para o usuário através da internet.

Esses pedaços então são reunidos e ordenados por um reprodutor de áudio ou vídeo no dispositivo do usuário, que pode ser um computador, uma TV, um celular, etc.

Em termos mais simples, o streaming ocorre quando você assiste a filmes na Netflix, a vídeos no Youtube ou quando ouve músicas no Spotify – ou seja, sempre que você ouve músicas ou assiste a vídeos em ‘tempo real’, em vez de baixar um arquivo no seu computador e assisti-lo mais tarde.

Qual é a diferença entre streaming e download?

O streaming é uma transmissão e reprodução de mídia em tempo real, e por isso é mais eficiente do que o download de arquivos de mídia.

Por exemplo, se você “baixa” (faz download de) um vídeo da internet, uma cópia inteira daquele arquivo de vídeo fica armazenada no HD do seu dispositivo, e em geral aquele vídeo não pode ser reproduzido até que o download termine.

Agora, em uma reprodução por streaming, o seu navegador de internet – desde o navegador da sua Smart TV até os do seu PC e celular, como o Edge, Chrome, Firefox, Safari ou Opera, entre outros – reproduzirá o vídeo sem armazená-lo no HD do seu dispositivo. Assim, o vídeo é carregado um pouco de cada vez.

Serviços que usam streaming

A transmissão por streaming se tornou muito comum graças à popularidade de serviços como Netflix, Spotify, YouTube, etc.

  • Netflix
  • Youtube
  • Amazon Prime Video
  • Hulu
  • Spotify
  • Globoplay
  • HBO Go
  • Telecine Play
  • Google Play
  • Apple TV+
  • EI Plus
  • PlayPlus
  • Crunchyroll

Por que seu Netflix trava

Quando você assiste a um vídeo na maioria dos serviços da internet, incluindo Netflix e Youtube, o vídeo chega até você por streaming.

Com tecnologias mais antigas, você teria que baixar o conteúdo inteiro antes de poder assisti-lo, Com o streaming, seu app Netflix baixa o conteúdo enquanto você assiste.

Quando o filme ou vídeo é iniciado, os serviços de streaming fazem o download de 5 minutos ou mais do conteúdo. Enquanto você assiste ao vídeo, o dispositivo vai fazendo o download dos próximos minutos. Esses “próximos minutos de conteúdo” são chamados de “Buffer”.

O “buffer”: a seção do conteúdo que já foi baixada, mas ainda não foi assistida.
Se seu vídeo está alcançando o buffer, pode ser sinal de que sua internet está lenta.

O buffer continuará a ser construído conforme você assiste ao conteúdo. O serviço continuará baixando os próximos minutos de vídeo com antecedência, para que você possa ver o filme ou mostrar ininterruptamente.

Quando o conteúdo congela, ou aparece o famoso círculo indicando que o vídeo está sendo carregado, o problema é que o conteúdo que você está assistindo alcançou o que foi baixado.

Além disso, é comum que em uma interrupção devido ao congestionamento na Internet o áudio seja interrompido ou a tela fique toda preta.

netflix travando video buffer trava travado youtube
Esta animação de carregamento, típica em serviços como Netflix, indica que o conteúdo que você está assistindo alcançou o que foi baixado. Reprodução.

Então, para continuar permitindo que você assista ao vídeo ou ouça a música, o serviço provedor de conteúdo (Netflix, Spotify, Youtube etc.) precisa parar e fazer o download da próxima parte do conteúdo. Ele precisa baixar um novo ‘buffer’.

A transmissão de um filme da Internet requer uma conexão estável e de alta velocidade à Internet para evitar este tipo de congelamento e uma constante ‘bufferização’.

Essa conexão pode ser uma rede doméstica banda larga, pode ser um bom plano de internet no seu celular, pode ser o WiFi 5G de um roteador móvel, etc.

Se a sua conexão à Internet for rápida o suficiente para acompanhar a reprodução, o buffer não será necessário. Porém, quando a sua conexão com a Internet diminui, ela não pode acompanhar a reprodução; portanto, a reprodução é “pausada” para permitir que o download do arquivo (vídeo) ou o “stream” acompanhem a reprodução.

Quando a TV ou o dispositivo de streaming fica sem vídeo para ser reproduzido, ele precisa parar de reproduzir o vídeo e preencher novamente o buffer com mais minutos de conteúdo. Por isso o filme que você assiste na Netflix “trava”: porque a Netflix está carregando as próximas partes do filme.

Netflix travando pode ser sinal de que sua internet está lenta.
Netflix travando pode ser sinal de que sua internet está lenta.

Problemas na internet

Tudo isso também pode ser causado por alterações na velocidade da sua conexão à Internet.

Ter vários outros dispositivos ligados ao mesmo tempo na mesma rede da Netflix ou qualquer outro serviço de streaming pode diminuir a velocidade da rede inteira e causar vários congelamentos. Tente desligar os outros dispositivos para melhorar o processo de streaming.

Para transmitir vídeo em HD sem problemas, sem congelamentos ou pausas para buffer, a maioria dos provedores de conteúdo recomenda uma conexão consistente de pelo menos 1,5 Mbps a 3 Mbps até 10 Mbps, dependendo do aplicativo.

Existem vários sites de teste de velocidade da Internet para verificar sua conexão. Entre em contato com o seu provedor de serviços de Internet se você não souber a velocidade da sua conexão ou se quer atualizar seu plano de internet para uma conexão mais rápida.

Níveis de qualidade variados

Alguns serviços oferecem diferentes níveis de qualidade de vídeo e áudio para diferentes conexões à Internet.

O YouTube, por exemplo, pode transmitir vídeos de baixa, média e alta qualidade, o que pode ajudar os usuários a assistir aos videos sem travamentos, já que uma qualidade menor exige menos velocidade da internet.

Tags mais acessadas