NBA Draft 2020: confira as cinco primeiras escolhas

NBA Draft 2020

1ª escolha: Anthony Edwards —Minnesota Timberwolves

Anthony Edwards
Anthony Edwards jogando pela Universidade da Georgia. | Foto: Stephen Lew.

Escohido pelo Minnesota Timberwolves, Anthony Edwards é um ala-armador de 19 anos que pode ser considerado um jogador “pure scorer”, mas que também trabalha muito bem sem a bola. Muitas projeções o colocavam como favorito para a primeira escolha, e esse favoritismo realmente se concretizou. Além disso, é um jogador muito físico que parece realmente pronto para a NBA.

Edwards não é considerado um grande “playmaker”, não exerce uma boa função quando joga na posição de PG, mas como segunda ou terceira opção de ataque, exercendo principalmente sua função sem a bola. Em comparação com a NBA atual, podemos comparar o novato com Victor Oladipo, jogador de boa infiltração e que usa sua força física e um bom “ball handling” para se livrar da marcação.

2ª escolha: James Wiseman — Golden State Warriors

NBA draft
James Wiseman atuando pela Universidade de Memphis. | Foto: Reprodução.

James Wiseman era o jogador mais cotado para ser a primeira escolha do draft quando saiu do high school, mas após sofrer uma punição e disputar apenas 3 jogos na última temporada da NCAA, caiu na projeção e foi escolhido pelo Golden State Warriors na segunda escolha. O pivô de 19 anos tem 2,16m de altura e uma envergadura de 2,29m e sempre mostrou uma dominância, tanto no high school quanto nos seus 3 jogos no college.

Wiseman é um pivô mais ou menos tradicional, muito bom ofensivamente com alguns problemas (que podem ser compensados por conta do seu tamanho) na defesa. Seu arremesso de 3 pontos é “de lua”, tem dia que cai tudo e tem dia que não cai nada, além disso, seu “ball handling” não é bom. Mas como pivô ele realmente exerce muito bem sua função e merecidamente foi escolhido no começo do draft.

3ª escolha: LaMelo Ball — Charlotte Hornets

NBA
LaMelo Ball atuando pelo Illawarra Hawks. | Foto: Getty Images.

LaMelo Ball é mais um jogador da polêmica família Ball que chega à NBA, selecionado pelo Charlotte Hornets na terceira escolha, o armador de 19 anos é o meu jogador preferido desse draft. Relativamente alto para um armador (2,01m) e com uma visão de jogo invejável, o jogador é considerado como ideal para a NBA moderna, muito também por conta do seu controle de bola muito bom.

Jogando na Áustralia, teve média de 17 pontos, quase 8 rebotes e 7 assistências por jogo. Seu “ball handling” combinado com sua visão de jogo pode ser muito bem aproveitado em um “pick-and-roll” caso o Hornets consiga um pivô nessa free agency. Mas como vários jogadores, tem seus pontos fracos, principalmente na sua mecânica de arremesso, mas isso pode ser muito bem treinado e LaMelo tem uma projeção de ser um grande jogador no futuro.

4ª escolha: Patrick Williams — Chicago Bulls

Chicago Bulls
Patrick Williams em ação pelo Florida State. | Foto: Getty Images.

Com a 4ª escolha do Draft de 2020, o Chicago Bulls selecionou o ala-pivô de 19 anos, Patrick Williams. Com 2,03m de altura e uma envergadura de 2,11m, além de seu corpo muito forte para um jogador de apenas 19 anos, o novo jogador do Bulls não era cotado para ser um dos primeiros escolhidos no Draft.

Também conhecido pela sua defesa, Williams é considerado o melhor ala “rim protector” do draft, o jogador proteje o aro como ninguém e para isso, usa muito sua força física. Mas Patrick também tem muitos pontos fracos, não é um jogador rápido, não consegue defender contra jogadores mais baixos, e não é um bom reboteiro.

5ª escolha: Isaac Okoro — Cleveland Cavaliers

Basquete
Isaac Okoro jogando pela Universidade de Auburn. | Foto: Getty Images.

Isaac Okoro, ala de 19 anos, foi escolhido na quinta posição pelo Cleveland Cavaliers. Com a altura de 1,98m, o ala era considerado um dos melhores protectos disponíveis, muito forte e muito atlético, também é considerado por muitos como o melhor defensor de sua classe. Ambidestro, tem como principal caracterísitica sua infiltração.

Além de tudo isso, também tem o passe muito bom e pode facilmente ser o segundo principal armador do seu time. Okoro tinha potencial para ser a primeira escolha do draft e muitos os times que deixaram o jogador passar, podem se arrepender disso num futuro próximo.

Esses foram os 5 primeiros jogadores escolhidos no Draft da NBA de 2020, mas a nossa série de textos sobre esse assunto não acaba por aqui. Semana que vem, falaremos sobre os melhores “steals” na primeira rodada e alguns jogadores da segunda rodada que podem surpreender.

Por Leonardo Pignatari – Fala! Esporte em Pauta