Não foi Enzo! Veja os nomes de bebês mais escolhidos em 2019
Não foi Enzo! Veja os nomes de bebês mais escolhidos em 2019

Home > Lifestyle > Não foi Enzo! Veja os nomes de bebês mais escolhidos em 2019

O ranking BabyCenter 2019 de nomes de bebê não deixa dúvida: há uma década Miguel é o nome de menino preferido das famílias brasileiras. A única exceção ocorreu em 2010, quando Gabriel ainda era o nome masculino preferido.

nomes de bebês

As informações são do tradicional ranking BabyCenter Brasil de nomes de bebê, elaborado a partir dos dados de 480 mil bebês nascidos ao longo do ano e cadastrados na plataforma digital gratuita de informações sobre gravidez e desenvolvimento infantil.

Para meninas, o nome mais escolhido em 2019 foi Helena, repetindo o primeiro lugar que conquistou em 2018, ao desbancar Alice do topo da lista.

Miguel dominou a década nos nomes de meninos, mas nas preferências de nomes femininos houve bem mais variação. Lideraram o ranking nos últimos dez anos os nomes Júlia, Sophia, Alice e Helena.

Veja abaixo os nomes de bebês mais escolhidos em 2019

2010 – Gabriel e Júlia
2011 – Miguel e Júlia
2012 – Miguel e Sophia
2013 – Miguel e Sophia
2014 – Miguel e Sophia
2015 – Miguel e Alice
2016 – Miguel e Alice
2017 – Miguel e Alice
2018 – Miguel e Helena
2019 – Miguel e Helena

Os campeões de 2019 segundo o ranking BabyCenter Brasil

Nomes de menina, na ordem: Helena, Alice, Laura, Manuela e Isabella (veja o ranking completo ).

Nomes de menino, na ordem: Miguel, Arthur, Heitor, Bernardo e Théo (veja o ranking completo ).

Novos nomes em alta: Gael, Valentim, Liz e Aurora

“O principal objetivo do ranking BabyCenter de nomes de bebê é orientar pais e mães que estão escolhendo os nomes dos filhos, dando uma visão atual dos nomes que estão se tornando mais populares, para que eles levem em consideração o desejo ou não de que a criança tenha um nome com muitos xarás. Por isso é importante detectar os nomes que estão subindo rápido. São nomes que há dois anos eram raros, mas que ano que vem poderão estar totalmente na moda.”

afirma a editora do BabyCenter, Fernanda Ravagnani

Em 2019, os nomes que se destacaram com subidas rápidas, e que estão deixando de ser “originais” e “alternativos”, foram:

Liz: subiu 20 posições, do 37o para o 17o lugar, principalmente pelo significado religioso “Deus é meu juramento”. Também é o nome da filha da cantora Thaeme Mariôto. Liz é um nome curto, que combina com as tendências atuais, e que lembra elementos da natureza, pela relação com “flor de lis”. O nome entrou nos top 100 do ranking BabyCenter em 2013 e vem crescendo desde então.

Aurora: subiu 21 posições, do 70o lugar para o 49o. Alude à princesa do filme da Disney “A Bela Adormecida”, que também aparece na série “Malévola”. Combina com nomes ligados à natureza, uma tendência dos últimos anos, e de significado literal (como Pérola, que subiu do 100o para o 78o lugar, Jade, Flora e Cristal, menos comuns mas também em alta).

Gael: cresceu 23 posições, da 38a para a 15a. É um nome curto, inspirado inicialmente pelo ator Gael García Bernal, e vem sendo usado também como alternativa a nomes de sucesso terminados em “el” como o campeão Miguel e Gabriel (7o lugar).

Valentim: em uma das subidas mais meteóricas já registradas pelo ranking, galgou 44 posições, chegando ao 38o lugar na lista, mais popular que nomes tradicionais como Eduardo, Antônio ou Vitor. Valentim pode ser entendido como uma variação de Benjamin, outro nome que subiu rápido desde que foi usado pela top model Gisele Bundchen, e que hoje está em 11o. lugar.

O significado “valente” contribui para a subida, e outra grande contribuição foi o personagem interpretado por Danilo Mesquita na novela “Segundo Sol”, junto com o Ícaro de Chay Suede, que também alavancou este nome no ranking.

Volta à simplicidade: nomes duplos em queda

Desde que o ranking BabyCenter Brasil de nomes de bebê começou a ser elaborado, em 2009, a paixão dos brasileiros pelos nomes compostos ficou bem clara nos dados. O levantamento do BabyCenter é o único disponível no país que leva em conta os nomes duplos, diferenciando todas as combinações com Maria, por exemplo.

Em 2019 os nomes compostos tiveram queda, e as famílias demonstraram estar preferindo nomes únicos. Praticamente todos os nomes duplos do ranking caíram. João Miguel, o nome composto de menino mais usado, está em 25o lugar no total. No início da década, em 2010, o principal nome duplo de menino era João Pedro, na 14a. posição.

Confira o Ranking dos 20 nomes duplos mais usados para meninos

Para as meninas, o nome composto mais escolhido em 2019 foi o clássico Maria Luísa, que está em 15o lugar. Bem diferente de 2010, quando Maria Eduarda era o quarto nome mais usado para as bebês nascidas no Brasil.

Maria, sozinho, subiu (5 posições, para 53) em 2019, assim como seu derivado Mariah (de 72o para 67o), e só Ana também (de 93 para 82).

O ranking registrou queda em nomes femininos com pronúncia afrancesada terminados em “elle” ou “elly”, que faziam sucesso no passado. Caíram Emanuelly (do 24o para o 30o lugar), Isabelly (da posição 39 para 46) e Gabrielly (de 84o para 89o)