Por Beatriz Mazzei – Fala! Anhembi
Além das questões de política, saúde e direitos fundamentais, o âmbito cultural também é muito importante e influente no nosso entendimentos de mundo. Para tal, é sempre importante indicar as produções que empoderam a mulher, seja por meio da informação sobre as lutas políticas e econômicas que já foram travadas contra o patriarcado ao longo dos anos, seja no sentido de nos enaltecer como mulheres independentes e bonitas à nossa maneira, gerando rupturas com os padrões machistas de beleza.
É importante conhecer esses filmes, músicas e livros que discutem o cotidiano, as mazelas e os direitos das mulheres para estarmos cada vez mais informadas e cheia de argumentos, afinal, ainda existem muitos espaços a serem conquistados.
Confira nosso top 5 de filmes e músicas e inspire-se!
1º de julho
Essa música devia se chamar 08 de março, e Cássia Eller está vivinha em nossos corações como uma das cantoras mais incríveis que esse Brasil já teve.
Flawless
Um mulherão desses? Nessa versão, a música da rainha Beyoncé recebe trechos do texto “Sejamos todos feministas” da escritora nigeriana Chimamanda.
Maria da Vila Matilde
Elza Soares pode falar sobre ser mulher como ninguém. Negra e de origem pobre, foi violentada, teve relacionamentos abusivos e uma história de vida cheia de percalços e superações. Em seu álbum, Mulher do Fim do Mundo, todas as faixas são para mulherões da p*, mas especialmente essa.
Triste, Louca ou Má
“Um homem não te define, sua casa não te define, sua carne não te define”. A música fala por si só! Juliana Strassacapa do Francisco El Hombre garante a poesia desses versos tão bonitos e singelos.
Maria, Maria
Essa música na voz do Milton Nascimento já é linda, mas vamos enaltecer nossas moças e ouvir Ellen Oléria com essa voz preciosa. Maria, Maria sempre foi um hino da MPB para a mulher brasileira: uma canção que fala sobre nossas mulheres fortes e guerreiras.
OS FILMES:
Histórias Cruzadas
Ambientado no estado do Mississipi nos 60, o filme relata os sonhos, o cotidiano e o racismo enfrentado por um grupo de mulheres negras que cuidam de crianças brancas, demonstrando toda a relação de afeto que essas babás possuem com os filhos das patroas.
O Sorriso de Monalisa
O filme de 2003 retrata a vida de moças de um colégio conservador dos anos 50 cujo o objetivo único era conquistar um marido. A vida das estudantes começa a mudar depois da entrada de uma professora progressista de artes.
Estrelas Além do Tempo
Sabe quando você diz uma piada muito boa e ninguém escuta e aí um homem fala a mesma coisa e todo mundo ri? Ou quando você está em uma reunião de trabalho e dá uma ideia construtiva, mas ninguém lhe dá atenção até um homem dizer o mesmo que você em outras palavras e é ovacionado? Esse filme fala um pouco disso. Discutindo questões de gênero e raça, Estrelas Além do Tempo fala sobre os mulherões da NASA que ficaram escondidas na história por muitos anos, tendo seus feitos assinados por homens brancos.
Quem conhece Mullan, Moana e Merinda sabe que esses são filmes ideias para empoderar as mocinhas crianças, mas até para as mais velhas esses filmes da Disney são capazes de dar mil lições.
Confira também:
0 Comentários