Home / Colunas / 5 músicas e 5 filmes para o Dia da Mulher

5 músicas e 5 filmes para o Dia da Mulher

Por Beatriz Mazzei – Fala! Anhembi

Além das questões de política, saúde e direitos fundamentais, o âmbito cultural também é muito importante e influente no nosso entendimentos de mundo. Para tal, é sempre importante indicar as produções que empoderam a mulher, seja por meio da informação sobre as lutas políticas e econômicas que já foram travadas contra o patriarcado ao longo dos anos, seja no sentido de nos enaltecer como mulheres independentes e bonitas à nossa maneira, gerando rupturas com os padrões machistas de beleza.

É importante conhecer esses filmes, músicas e livros que discutem o cotidiano, as mazelas e os direitos das mulheres para estarmos cada vez mais informadas e cheia de argumentos, afinal, ainda existem muitos espaços a serem conquistados.

Confira nosso top 5 de filmes e músicas e inspire-se!

1º de julho

Essa música devia se chamar 08 de março, e Cássia Eller está vivinha em nossos corações como uma das cantoras mais incríveis que esse Brasil já teve.

Flawless

Um mulherão desses? Nessa versão, a música da rainha Beyoncé recebe trechos do texto “Sejamos todos feministas” da escritora nigeriana Chimamanda.

Maria da Vila Matilde

Elza Soares pode falar sobre ser mulher como ninguém. Negra e de origem pobre, foi violentada, teve relacionamentos abusivos e uma história de vida cheia de percalços e superações. Em seu álbum, Mulher do Fim do Mundo, todas as faixas são para mulherões da p*, mas especialmente essa.

Triste, Louca ou Má

“Um homem não te define, sua casa não te define, sua carne não te define”. A música fala por si só! Juliana Strassacapa do Francisco El Hombre garante a poesia desses versos tão bonitos e singelos.

Maria, Maria

Essa música na voz do Milton Nascimento já é linda, mas vamos enaltecer nossas moças e ouvir Ellen Oléria com essa voz preciosa. Maria, Maria sempre foi um hino da MPB para a mulher brasileira: uma canção que fala sobre nossas mulheres fortes e guerreiras.

OS FILMES:

Histórias Cruzadas

Ambientado no estado do Mississipi nos 60, o filme relata os sonhos, o cotidiano e o racismo enfrentado por um  grupo de mulheres negras que cuidam de crianças brancas, demonstrando toda a relação de afeto que essas babás possuem com os filhos das patroas.

O Sorriso de Monalisa

O filme de 2003 retrata a vida de moças de um colégio conservador dos anos 50 cujo o objetivo único era conquistar um marido. A vida das estudantes começa  a mudar depois da entrada de uma professora progressista de artes.

Estrelas Além do Tempo

Sabe quando você diz uma piada muito boa e ninguém escuta e aí um homem fala a mesma coisa e todo mundo ri? Ou quando você está em uma reunião de trabalho e dá uma ideia construtiva, mas ninguém lhe dá atenção até um homem dizer o mesmo que você em outras palavras e é ovacionado? Esse filme fala um pouco disso. Discutindo questões de gênero e raça, Estrelas Além do Tempo fala sobre os mulherões da NASA que ficaram escondidas na história por muitos anos, tendo seus feitos assinados por homens brancos.

Combo Disney

Quem conhece Mullan, Moana e Merinda sabe que esses são filmes ideias para empoderar as mocinhas crianças, mas até para as mais velhas esses filmes da Disney são capazes de dar mil lições.

 

Confira também:

– 6 personagens da Disney que representam a força feminina

–  15 documentários mostram que o Dia da Mulher é todo dia

Confira também

Mulheres Narrando a Copa: um Gol a Favor da Igualdade

Por Beatriz Cruz – Fala!MACK No dia 14 de junho de 2018, Isabelly Morais, de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *