Sem o grilo na forma de animação, sem o Shang e sem o engraçado Mushu. Apesar de tais faltas, o filme de Mulan pela Disney continua sendo marcantes, tanto em animação quanto pela a plataforma de streaming do Disney+.
Mulan conta a história folclórica da jovem habilidosa que se arriscou na guerra ao se disfarçar de homem para que seu pai não tivesse que lutar. Assim, o destino da jovem era proteger o império chinês, e não o traçado para si como “a que trará honra a todas nós” através do casamento naquela pequena vila do território asiático.
A obra cinematográfica traz mais o lado da história chinesa do que a animação, como já previsto. Contudo, a Disney mostrou sua maestria no filme com as melhores cenas possíveis, além de trazer o valor da “devoção à família” como um dos princípios (lealdade, coragem e verdade) que moveu a personagem principal e o qual a fez ser a singular Mulan.

Além disso, o live-action trouxe um plus com a personagem da Xianniang (Gong Li), em que traz uma mudança significativa na história e é o estopim para a revelação de Hua Mulan como mulher diante do cenário de guerra. Além disso, a feiticeira nos faz refletir sobre questões como o abandono do diferente e a busca pelo pertencer.
Somado a isso, Mulan envolve o telespectador em uma mistura de nostalgia com apreciação, principalmente com a presença da simbólica fênix. A valorização dos ancestrais ainda continua forte no filme, tanto pelas crenças chinesas quanto pelo explorar da família Hua.
A direção de Niki Caro não deixa a desejar, principalmente nos cenários em que a obra percorre. A encenação de Liu Yifei, que traz mais do que um rosto humano para a personagem de Mulan, também transpassa a essência da bravura de uma jovem guerreira.

O filme em live-action traz uma deslumbro para o telespectador, mas é tristemente reduzido às pequenas telas por conta da crise provocada pela Covid-19. No Rotten Tomatoes, site americano de críticas de filmes e séries, Mulan tem uma avaliação de 6.88 em um nota que chega a 10, tendo assim 77% da aprovação das críticas.
Sinopse do filme Mulan
Em Mulan, Hua Mulan (Liu Yifei) é a espirituosa e determinada filha mais velha de um honrado guerreiro. Quando o Imperador da China emite um decreto que um homem de cada família deve servir no exército imperial, Mulan decide tomar o lugar de seu pai, que está doente. Assumindo a identidade de Hua Jun, ela se disfarça de homem para combater os invasores que estão atacando sua nação, provando-se uma grande guerreira.
Sinopse de AdoroCinema.
Ficha técnica
Título original: Mulan
Direção: Niki Caro
Duração: 115 minutos
Gênero: Fantasia, ação, aventura
Classificação: 13 anos
________________________
Por Amanda Marques – Redação Fala!