Inscreva-se agora e fique por dentro das novidades!
Quero me inscrever!
Menu & Busca
Movimento ‘Vamos juntas?’, um seminário feminista apresentado na faculade e a redação do ENEM. Todos em prol dos direitos da mulher.

Movimento ‘Vamos juntas?’, um seminário feminista apresentado na faculade e a redação do ENEM. Todos em prol dos direitos da mulher.

Quantas vezes você precisou sair sozinha, durante a noite, e teve que passar por ruas desertas? Ou quantas vezes, durante o dia, teve a sensação de estar sendo seguida, observada e se sentiu insegura? Uma pesquisa recente entrevistou cerca de duas mil jovens em mais de 300 cidades, e mostra que 94% das mulheres já foram assediadas verbalmente e 77% fisicamente nas ruas.

Essa realidade é enfrentada por milhares de mulheres diariamente e um novo movimento se propõe a minimizar os efeitos da violência sofrida pelas mulheres nas grandes cidades.

foto1

Há cerca de três meses a jornalista gaúcha Babi Souza, de 24 anos, com a colaboração de sua colega Vika Schmitz deram origem ao movimento ‘Vamos juntas?’. Tudo começou numa noite em que Babi estava sozinha no centro de Porto Alegre indo até um ponto de ônibus. A reflexão da jornalista foi importante para reconhecer o alívio sentido por diversas mulheres quando se veem em situações de perigo e encontram outra pessoa do mesmo sexo.

“Na próxima vez que estiver em uma situação de risco, observe: do seu lado pode estar outra mulher passando pela mesma insegurança. Que tal irem juntas?” Essa então passou a ser a ideologia do movimento que teve início em julho, à partir de um card postado nas redes sociais da dupla que já conta com mais de 230 mil curtidas no Facebook.

A repercussão da ação tem superado expectativas e recebido apoio e diversos relatos de pessoas que aderiram ao movimento. Muitas mulheres dizem se sentir mais seguras e ainda afirmam que fizeram amizades por meio dessa união. Em diversos depoimentos publicados na página é possível perceber o quanto a iniciativa tem ajudado mulheres de todo o país a diminuírem a insegurança e violência.

O ‘Vamos juntas?’ alimenta a confiança e o sonho de que em um futuro não tão distante, a mulher possa desconstruir o cenário triste em que vive e não tenha medo de andar sozinha independente de onde, como e quando.

foto2

Dentro desse contexto, semana passada na Faculdade Cásper Líbero, alunos do primeiro ano do curso de Publicidade e Propaganda apresentaram um seminário sobre “Filosofia e Feminismo” que contou com um monólogo escrito e encenado pela aluna Eduarda Germano. O vídeo da apresentação foi postado no perfil pessoal dela e foi disseminado rapidamente pela internet. Em apenas dois dias já são mais de um milhão de visualizações e quase 24 mil compartilhamentos que incentivam a luta pela igualdade, respeito e reconhecimento da mulher na sociedade.

Não deixe de conferir o vídeo clicando AQUI.

Vale mencionar ainda que o tema da redação do ENEM esse ano abordou a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira, uma discussão imprescindível e que podemos considerar como um importante passo do país na conscientização da população. A luta não pode parar!

Quer ajudar a iniciativa ‘Vamos Juntas?’ da maneira que puder? Clique AQUI.

Clique AQUI e acesse a página oficial do movimento ‘Vamos Juntas?’ no Facebook.

Por: Bia Martins – Fala!Cásper

0 Comentários