Molécula que bloqueia coronavírus é descoberta por cientistas americanos
Menu & Busca
Molécula que bloqueia coronavírus é descoberta por cientistas americanos

Molécula que bloqueia coronavírus é descoberta por cientistas americanos

Home > Lifestyle > Saúde > Molécula que bloqueia coronavírus é descoberta por cientistas americanos

AeroNabs promete proteção contra COVID-19 por inalação. Foto: https://www.ucsf.edu/news/2020/08/418241/aeronabs-promise-powerful-inhalable-protection-against-covid-19
AeroNabs promete proteção contra COVID-19 por inalação. Foto: Uscf.edu

AeroNabs, como foi chamada pelos pesquisadores da Universidade da Califórnia São Francisco, é um anticorpo de domínio único, isto é, um nanobody. Ele é capaz de bloquear a proteína Spike do coronavírus, o vírus responsável pelo COVID-19.

O AeroNabs, cujo nome científico é Nb6, foi descoberto pelos pesquisadores de química farmacêutica Aashish Manglik, Peter Walter, Michael Schoof e outros a partir de um tipo entre dois milhões de nanobodies. Ele é capaz de se grudar na proteína Spike do coronavírus antes que essa se conecte com as células-alvo do corpo humano.

“Se o AeroNabs é assim tão eficaz quanto nós antecipamos, poderá modificar o curso dessa pandemia através do mundo”, afirmou Manglik para a Science Daily.

Além da descoberta dessa molécula que poderá salvar vidas, os pesquisadores conseguiram tripicá-la, formando o ativo mNb6-tri, que pode bloquear os três segmentos da proteína do COVID-19, que se envolve nas células respiratórias do corpo humano como uma “coroa”. Uma vez feita a conexão, o vírus consegue se espalhar. O AeroNabs será capaz de impedir isso.

Proteína Spike do COVID-19 abrindo e fechando. FOTO: Francis Crick Institute.
Proteína Spike do COVID-19 abrindo e fechando. FOTO: Francis Crick Institute.

Caso passe nos testes de segurança da comunidade científica de saúde, o AeroNabs poderá ser colocado em inaladores e sprays nasais. Utilizado uma vez por dia, pode garantir uma proteção poderosa contra o coronavírus.

Apesar do mundo inteiro aguardar a vacina contra o COVID-19 (com algumas já apresentadas ao público, prontas para serem testadas), é possível que, quando estiver pronta, não esteja disponível para segmentos mais pobres da sociedade logo. Portanto, o AeroNabs se mostra como uma alternativa mais acessível para a prevenção contra o coronavírus.

Tags mais acessadas