Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Mickey Mouse, ícone da Disney, completa 90 anos

Mickey Mouse, ícone da Disney, completa 90 anos

Por Vanessa Lino – Fala!PUC

Mickey Mouse, o camundongo mais querido do mundo, completou 90 anos em 18 de novembro – e a data tem valor por ser aniversário do maior símbolo da empresa que se tornou um império do entretenimento mundial.

O personagem original, criado por Walt Disney na década de 1920, era Oswald, um coelho. Oswald precisou sofrer alterações por problemas com direitos autorais, até se transformar em um camundongo, que também sofreu mudanças físicas e comportamentais – era rabugento, fumava, bebia e teve sua personalidade alterada para atingir um público maior – desde coloração da pele,  o formato do rabo, nariz e até mesmo nas famosas orelhas antes de se tornar com a aparência atual.

Antes de ser chamado de Mickey Mouse, seu nome original seria Mortimer. Foi a esposa de Walter Elias Disney – mais conhecido como Walt Disney -, Lillian, que sugeriu a alteração.

Sua primeira aparição foi em 18 de novembro de 1928, no Colony Theatre, na cidade de Nova York, no lançamento do curta Steamboat Willie. Em 1929 o camundongo falou pela primeira vez: “Hot dog! Hot dog!” no curta The Karnival Kid. A partir daí, em grande parte dos curtas estrelados por ele durante a Segunda Guerra Mundial, era o próprio Walt Disney quem dava voz ao protagonista.

Já com a aparência atual, o primeiro longa-metragem em que o personagem apareceu foi em Fantasia (1940), além de vários outros como O Avião do Mickey e The Gallopin’Gaucho, até o mais recente A Hora de Viajar, que foi exibido antes da animação, também da Disney, Frozen – Uma aventura Congelante (2013).

E a atualização não para por aí: hoje o ratinho conta com episódios em que é animado por computação gráfica e interage com as crianças em A Casa do Mickey Mouse.

E para comemorar as nove décadas do camundongo, uma mostra, em Nova York, exibe os principais momentos de Mickey: em uma exposição interativa, assistentes se oferecerem para explicar cada uma das obras nas 15 salas em um prédio do West Side, além de ter cenários para fotos e produtos comemorativos. A exibição vai até 10 de fevereiro.

Por fim, um dos maiores empreendimentos de Walt Disney foi o parque temático em Orlando, Walt Disney World, onde até ano passado já haviam passado mais de 150 milhões de visitantes. 90 anos depois, Mickey Mouse ainda faz parte do imaginário de muitas gerações.

0 Comentários

Tags mais acessadas