Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Mesa de Bar – Um Papo Sobre Cerveja Para Uma Sexta-Feira

Aqui vai um papo dedicado a querida galera do bar, mais especificamente pra você, que vive de skol e itaipava, mas se interessa por cervejas de outros estilos e gostaria de saber um pouquinho sobre o assunto.
Inicialmente, os dois tipos mais comuns de cerveja são a Lager e a Ale. A diferença entre elas está na fermentação e na espécie de levedura. Nesses tipos, estão contidos vários estilos, que se diferenciam pelos ingredientes, cor, amargor e outras coisas mais.

Larger: Cervejas mais consumidas no mundo. No Brasil, cerca de 98% das vendas. São de baixa fermentação com temperaturas reduzidas (Aproximadamente 10 graus). Possuem sabor mais delicado.

957-wbeer-01               3479964_Stella-990ml-01w

budweiser_7__99926_zoomskol355

Ale: Cervejas mais antigas. As únicas consumidas até meados do século XIX. São de alta fermentação e temperatura alta (Aproximadamente 20 graus). Possuem sabor mais maltados, lupados e encorpados.

images                                     ipa

Quando falamos em cerveja, a Alemanha sempre foi referência. Isso se dá pela Lei de Pureza da cerveja de 1516. No Império Germânico, era proibido produzir cerveja que utilizasse outro ingrediente além de malte de cevada (como a fonte de carboidrato), o lúpulo (tempero responsável pelo amargor e aroma) e água. Assim foi criada a identidade da cerveja alemã.

oktoberfest-munique

No Brasil, nossas largers são produzidas com outra fonte de carboidrato. De acordo com a legislação brasileira, é permitido substituir 45% da cevada por cereais não maltados. Aqui, as indústrias utilizam o milho por ser uma fonte barata.

Se esse papo te inspirou a trocar a skol de vez em quando, minha dica são as weissbier, cervejas de trigo. São refrescantes, mas o sabor é mais encorpado.

glas_longneck_weissbier

Por: Beatriz Mazzei – Fala!Anhembi