Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Conheça as melhores universidades de São Paulo e seu impacto na carreira profissional

Levantamento realizado pela Catho Educação avaliada por alunos e ex-alunos classificam melhores cursos, faculdades e a influência da formação no mercado de trabalho

BAONA VIA GETTY IMAGES

A Catho Educação, unidade de negócios da Catho, lançou a colocação das melhores faculdades privadas e públicas de São Paulo. O levantamento tem como principal diferencial dar luz à avaliação de alunos e ex- alunos, que qualificam por meio de suas vivências, a instituição de ensino, curso e impacto da formação na carreira profissional.

Dentre as instituições paulistanas, destacam-se o Centro Universitário Álvares Penteado, o Instituto Mauá de Tecnologia, a Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC), a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a ESPM.

Por meio de questionários e inteligência artificial, estudantes avaliam diversos aspectos do ensino por meio de suas percepções pessoais e evidenciam sua relação com a formação.

Para os ex-estudantes, o levantamento ainda permite uma análise mais aprofundada, revelando também como o curso e a instituição impactam diretamente no mercado de trabalho.

“O levantamento tem como principal objetivo ajudar estudantes em fase de descoberta a encontrarem o curso e faculdade ideal para seguir carreira profissional. Como as notas são levantadas pelos próprios alunos, a assertividade desse processo de escolha é muito maior. Afinal de contas, estamos falando de alguém que já vivenciou aquela experiência”, afirma Fernando Gaiofatto, gerente de Catho Educação.

Tendo como base o catálogo do Ministério da Educação (MEC), mais de 2 mil faculdades públicas e privadas estão contempladas no levantamento. No portal, também é possível encontrar a análise com base em todos os níveis de graduação, tais como tecnólogo, bacharelado e licenciatura.

Gaiofatto ainda destaca que, dentre os principais fatores que influenciam a procura por qualificação profissional, estão a estabilidade financeira, busca por salários maiores e a conquista de um emprego melhor com as principais motivações dos profissionais.

Essa percepção se confirma diante da mais recente pesquisa realizada pela empresa, que apurou que ao acessar o site da Catho Educação, 91% buscam cursos de graduação.