Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Os discursos mais memoráveis do Oscar

Os discursos mais memoráveis do Oscar

Com apenas 60 segundos para causar algum impacto, muitos atores premiados utilizam o palco do Oscar para clamar por mudanças políticas ou para chamar atenção para assuntos de alta relevância como a mudança climática e a igualdade de gênero, enquanto outros apenas agradecem pela vitória. Nas duas formas, os discursos dos vencedores sempre são a parte mais interessante da premiação.

Para honrar esse ano do Oscar, o portal americano Variety fez uma lista completa dos discursos mais memoráveis da história da Academia, unindo tudo desde o emocionante recebimento do prêmio de melhor atriz de Halle Berry até o tombão de Jennifer Lawrence na escadaria. Confira:

Moonlight – 2017

Depois de levar para casa o Oscar de melhor adaptação de roteiro, Barry Jenkins e Terell Alvin McCraney abordaram os problemas de representação em seu discurso, honrando jovens negros e a parte da audiência que não tem gênero definido. “Falo para todas as meninas e meninos negros, cuja sexualidade não é definida. Nós estamos tentando mostrar vocês para vocês mesmos e para nós. Então obrigada, obrigada. Isso tudo é para vocês,” disse McCraney enquanto recebia o prêmio.

Gênio Indomável – 1997

Ben Affleck se tornou uma das personalidades mais jovens a ganhar um Oscar por melhor roteiro original quando levou o prêmio para casa com Matt Damon em 1997. “É impossível fazer isso em menos de 20 segundos”, Affleck falou, rindo, antes de iniciar uma enorme lista de agradecimentos recheada de interjeições animadas de Damon. “Eu sei que estamos esquecendo de alguém”, ele concluiu, antes que Damon tomasse conta com palavras amorosas como as do discurso de Cuba Gooding Jr., que acontecera mais cedo naquela noite: “seja lá quem nós esquecemos, nós amamos você! Nós amamos vocês!” .

Jerry Maguire: A Grande Virada – 1997

Cuba Gooding Jr., ganhador do prêmio em 1997 como melhor ator coadjuvante em Jerry Maguire: A Grande Virada, queria espalhar o amor com seu discurso, que envolveu muita gesticulação e muitos “eu amo vocês” gritados para a multidão. A exibição apaixonante fez com que a plateia ficasse de pé para aplaudi-lo e mostrou à audiência que os discursos do Oscar não precisa seguir uma cartilha formal.

Três anúncios para um crime – 2018

Frances McDormand, que ganhou na categoria de melhor atriz, usou seu discurso para ensinar os espectadores a respeito da cláusula da inclusão – uma estipulação que define que atores podem exigir, ao assinar um contrato, que seja inserido no elenco e produção do filme um determinado nível de diversidade. Ou seja, eles podem exigir, por exemplo, mais homens e mulheres negras participando do projeto. O discurso de McDormand foi uma chamada muito clara: ela chamou alguns até pelo nome, falando para Meryl Streep: “Meryl, se você fizer, todo mundo vai fazer também”. E disse: “Olhem em volta, senhoras e senhores, porque todas nós temos histórias para contar e projetos que precisamos ser financiados. Não falem conosco sobre isso nas festas hoje; convidem-nos para os seus escritórios em alguns dias — ou vocês podem ir até os nossos, o que for melhor — e vamos falar com vocês sobre eles. Eu tenho três palavras para falar para vocês hoje a noite, senhoras e senhores: cláusula da inclusão” .

A Última Ceia – 2002

As lágrimas já estavam rolando no rosto de Halley Berry, ganhadora na categoria de melhor atriz, antes mesmo que ela subisse ao palco. Entre soluços e sorrisos de felicidade, a atriz citou várias outras atrizes, antes de dedicar o prêmio às mulheres negras no geral. “Esse momento é muito maior que eu. Esse momento é para Dorothy Dandridge, Lena Horne, Diahann Carroll. É para as mulheres que ficaram ao meu lado, Jada Pinkett, Angela Bassett, Vivica Fox. E para todas as mulheres sem nome e sem face, mas negras, que agora sabem que tem uma chance porque essa porta, hoje a noite, foi aberta”, ela falou.

O Lado Bom da Vida – 2013

O discurso de Jennifer Lawrence não é famoso pelo que ela falou, mas sim pelo que aconteceu antes dela começar a falar. Lawrence dominou os memes na Internet depois de ter caído nas escadas do palco enquanto subia. “Vocês só estão de pé porque se sentiram mal por mim e isso é constrangedor, mas obrigada”. Ela falou a respeito das palmas: “isso é loucura”.

O Regresso – 2016

Depois de ser nominado cinco vezes e não ganhar em nenhuma delas, Leonardo DiCaprio tinha os olhos de todo mundo quando subiu no palco para receber o prêmio de melhor ator e fazer seu primeiro discurso de ganhador. Mas o que seguiu não foi um grito de felicidade, mas sim um chamado poderoso à ação – a estrela de “O Regresso” tinha, claramente, problemas globais em sua cabeça. Depois de agradecer várias pessoas que trabalharam com ele no filme, DiCaprio passou a maior parte do tempo do seu discurso falando da mudança climática e enfatizando os efeitos da poluição. Ele deixou os espectadores com palavras poderosas: “não podemos encarar o planeta como algo garantido. Eu não encaro hoje como algo garantido”.

0 Comentários

Tags mais acessadas