Mauricio de Sousa: conheça cinco curiosidades sobre o cartunista
Menu & Busca
Mauricio de Sousa: conheça cinco curiosidades sobre o cartunista

Mauricio de Sousa: conheça cinco curiosidades sobre o cartunista

Home > Entretenimento > Cultura > Mauricio de Sousa: conheça cinco curiosidades sobre o cartunista

Escritor, empresário e cartunista, Mauricio de Sousa tornou-se uma das figuras mais conhecidas no Brasil ao lançar a Turma da Mônica, em maio de 1970. O gibi mais lido do país passou a ganhar extrema fama e repercussão entre os mais jovens, fazendo com que se expandisse para outros produtos como os alimentícios, de higiene, rações, livros, discos, brinquedos, jogos eletrônicos e, assim, passaram a investir em animações, filmes, outras linhas de quadrinhos e licenciamento de personagens. 

Mauricio, com isso, passou a ganhar diversas premiações, como o Troféu Yellow Kid, o Oscar dos Quadrinhos Mundiais, em 1971 na Itália, e homenagens como a da Escola de Samba Unidos do Peruche, em 2007, além do primeiro filme sobre sua trajetória de vida, sendo, atualmente, produzido por Pedro Vasconcelos (ex-diretor da Globo).
Portanto, confira a matéria e venha saber ainda mais curiosidades sobre o pai da Turma da Mônica!

Curiosidades sobre Mauricio de Sousa

1- Primeiro personagem

mauricio de sousa personagens
Tirinha com o Capitão Picolé. | Foto: Reprodução.

Nem Cebolinha, nem Mônica e nem Bidu. O primeiro personagem criado por Mauricio de Sousa, em 1947, quando tinha apenas 12 anos e ainda estava no colégio, em Mogi das Cruzes, foi o Capitão Picolé. O personagem, que lembra muito Horácio de Turma da Mônica, mas em preto e branco e de capa, foi o primeiro a receber um nome e algumas histórias.

As primeiras revistas sobre o Capitão eram feitas artesanalmente e, depois, vendidas para seus colegas da escola, na base da brincadeira. No início, o personagem era caracterizado como um herói, muito gentil e amável, mas, após ter sido “deixado na gaveta” por muito tempo, voltou na edição especial de Lostinho (2007), tentando obter, novamente, o reconhecimento de Mauricio, vingando-se dos personagens de toda a Turma.

2- Repórter policial

mauricio de sousa
Mauricio de Sousa já foi repórter policial. | Foto: Divulgação.

Após ter sido recusado a fazer parte do time de ilustradores no jornal Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo), Mauricio, com apenas 18 anos, saiu da sala, onde havia ocorrido a entrevista e foi abordado pelo jornalista Mario Cartaxo, ao vê-lo chateado. Cartaxo viu os desenhos de Mauricio, mas também não gostou. Nisto, ofereceu a ele uma vaga de copidesque (uma espécie de revisor de textos, na época), enquanto estivesse aprimorando seus desenhos.

Mesmo sendo muito tímido e tendo medo de ver sangue, Mauricio, após 3 semanas de trabalho como copidesque, candidatou-se a uma vaga de repórter policial na própria Folha e foi contratado. Os problemas, com o passar do tempo, foram sendo resolvidos, visto que em cenas que havia sangue, o fotógrafo lhe ditava o que via e, quanto à timidez, passou a utilizar uma vestimenta baseada nos detetives norte-americanos. Assim, o futuro pai da Turma da Mônica, durante 5 anos, trabalhou nestas duas áreas e teve, também, alguns de seus desenhos utilizados como ilustrações de matéria para o jornal.

3- Inspiração 

mauricio de sousa inspirações
As inspirações do cartunista são seus amigos e familiares. | Foto: Reprodução.

Mauricio, desde o início da produção das tirinhas, passou a utilizar pessoas de sua família e amigos de infância como as maiores inspirações para a criação dos personagens. Maria Cebolinha, Mônica, Magali, Professor Spada, as gêmeas da turma, Marina, Nimbus, Do contra e Marcelinho são todos os personagens baseados nos seus 10 filhos e em suas características.

Segundo Mauricio, em entrevista ao programa Roda Viva da TV Cultura, Horácio é o personagem que mais o reflete em Turma da Mônica, assim, representando as características e sentimentos do autor durante sua aparição nos quadrinhos. Uma curiosidade sobre Horácio é que somente Mauricio possui permissão para desenhá-lo e roteirizá-lo, devido ao seu grande apego e afinidade com o personagem.

4- Simplificação dos personagens

turma da mônica
Desenhos do escritor. | Foto: Reprodução.

Conforme Mauricio de Sousa crescia e seu volume de trabalho aumentava, foi necessário deixar de criar desenhos com tantos detalhes, assim, tendo que simplificar seus personagens, como pela retirada de seus calçados, utilização de roupas e cabelos mais básicos, formas quadradas. Embora isso tenha ocorrido, a Turma da Mônica ainda manteve suas características clássicas intactas, a fim de não causar tanto estranhamento ao público.

Mônica, Horácio, Chico Bento, Cebolinha (único do elenco principal que continuou calçado), Cascão e Magali foram os que mais sofreram com tais mudanças, mas, com o crescimento da equipe de Mauricio ao longo do tempo, a forma mais arredondada dos personagens voltou a aparecer e novos detalhes puderam ser adicionados, incluindo a coloração dos desenhos.

5- Números, marcas e conquistas

turma da mônica personagens
O quadrinista conquistou diversos prêmios. | Foto: Reprodução/Instagram.

Mauricio, em 60 anos de carreira, possui mais de 400 personagens criados e mais de 1 bilhão de revistas vendidas, sendo elas publicadas em mais de 100 países. Atualmente, sua empresa, a Mauricio de Sousa Produções (MSP), conta com cerca de 300 funcionários, segundo a revista Exame, trabalhando nas HQs tradicionais, desenhos animados, criação e desenvolvimento de personagens e nas produções de cinema, envolvendo tanto a série Cine Gibi, quanto o live-action, já lançado, de Turma da Mônica – Laços.

Tornando-se o primeiro quadrinista a ser empossado pela Academia Paulista de Letras, o Pai da Turma da Mônica coleciona diversos prêmios e homenagens ao longo de sua carreira, como a comenda da Ordem do Ipiranga, pelo Governo do Estado de São Paulo, e a Medalha do Vaticano, em Washington, DC (2004), além de visualizar a enorme projeção mundial que seus personagens alcançaram, protagonizando filmes para o cinema, televisão e possuindo um grande parque temático para a criançada que se diverte com as historinhas da Turma.

_______________________________________
Por Matheus Thomeu Toaldo – Fala! Cásper

Tags mais acessadas