Máscaras PFF2 são mais eficazes contra a Covid-19; saiba mais
Menu & Busca
Máscaras PFF2 são mais eficazes contra a Covid-19; saiba mais

Máscaras PFF2 são mais eficazes contra a Covid-19; saiba mais

Home > Lifestyle > Saúde > Máscaras PFF2 são mais eficazes contra a Covid-19; saiba mais

O uso de máscaras é umas das principais recomendações das entidades de saúde para evitar o contágio do novo coronavírus. Desde o início da pandemia, diversos tipos de máscaras estão sendo vendidas e, em algumas cidades, outros modelos estão sendo entregues gratuitamente à população. Porém, você sabia que as máscaras PFF2 possuem mais eficácia contra a Covid-19? Elas são responsáveis pela proteção dos profissionais de saúde que estão trabalhando na linha de frente. 

O respirador PFF2 é considerado um Equipamento de Proteção Individual (EPI), um meio que auxilia contra possíveis riscos ameaçadores à saúde. Conforme aponta a norma 13698 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), esse modelo possui 94% de eficiência. Por isso, entenda porque as máscaras PFF2 possuem mais eficácia para proteger.

máscaras PFF2
As máscaras PFF2 são as mais recomendáveis para se proteger contra o novo coronavírus. | Foto: Montagem/Reprodução.

Quais são os benefícios das máscaras PFF2

Com um maior poder de filtragem do que as máscaras cirúrgicas, o modelo PFF2 (Peça Facial Filtrante) cobre o nariz e a boca protege o usuário de aerossóis (suspensão de partículas microscópicas no ar) que possam conter o vírus. Dessa forma, além de impedir a propagação das gotículas, ela consegue criar uma proteção bem maior para aqueles que precisam estar em locais fechados, como igrejas, transportes públicos, lojas, restaurantes, entre outros. 

Além disso, as máscaras PFF2 possuem um ajuste mais preciso ao rosto do usuário, que permite que não haja a passagem de ar pelas laterais. Esta modificação possibilita que pequenos espaços não sejam abertos entre o nariz e os olhos, o que, frequentemente, ocorre com máscaras cirúrgicas ou feitas de pano quando utilizadas. 

Como utilizar a máscara PFF2?

Mesmo sendo descartáveis, o recomendado é que elas sejam utilizadas até o momento em que não consigam funcionar com qualidade. Porém, elas não podem ser usadas em sequência, ou seja, após ter sido utilizada durante um dia, a mesma máscara deve ser separada para que, apenas depois de três dias, possa ser usada novamente. 

Outra orientação dos profissionais de saúde sobre o uso da PFF2 é que ela não deve ser lavada ou amassada em nenhum momento, a fim de preservar o equipamento. Por isso, o recomendável é que, caso você deseje adquirir esse modelo, compre mais de uma máscara. 

Cabe destacar que elas não são obrigatórias, apenas para profissionais que trabalham nos hospitais. No entanto, se você pertence a algum grupo de risco, o mais recomendável é que a PFF2 seja utilizada. O site PFF para todos disponibiliza uma série de locais onde esse modelo pode ser adquirido, bem como quais são os preços mais acessíveis.

_________________________
Por Lucas Kelly – Redação Fala!

Tags mais acessadas