Marvel Comics: confira cinco grandes heroínas da empresa
Menu & Busca
Marvel Comics: confira cinco grandes heroínas da empresa

Marvel Comics: confira cinco grandes heroínas da empresa

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Marvel Comics: confira cinco grandes heroínas da empresa

A Marvel Comics, ​que antes levava o nome de Timely Publicatons, foi criada em 1939 por Martin Goodman e os primeiros heróis foram Norman e o Tocha Humana. No mesmo ano, Stan Lee entrou como assistente na empresa e, mais tarde, ele seria responsável por criar heróis memoráveis, como o Homem-Aranha e Pantera Negra. Em 2009, a Disney comprou os direitos da Marvel Entertainment. 

Durante os anos, muitas mulheres nos quadrinhos foram hipersexualizadas com trajes de luta muito expositivos, poses absurdas e taxadas apenas como “o par romântico”. Porém, todas elas são muito inteligentes, fortes, poderosas e possuem histórias muito interessantes. 

Apesar do estereótipo de uma feminilidade frágil, muitas mulheres se destacam por sua força e luta que passaram para serem heroínas. Então, confira cinco heroínas da Marvel:

Heroínas da Marvel

Jean Grey

Marvel
Heroína Jean Grey. | Foto: Reprodução.

Jean era apenas uma garota “normal” filha de um professor de história chamado John Grey, e sua esposa Eliana Grey. Aos dez anos de idade, sua amiga Annie Richardson foi atropelada enquanto as duas brincavam. A emoção e o impacto foram tão grandes que ativaram os poderes telepáticos latentes de Jean e ela sentiu toda a dor de sua amiga até a morte. 

No ano seguinte, o psiquiatra de Jean a recomendou para um colega de trabalho, o Professor Xavier. Foi ele quem contou à ela que era uma mutante, e o Professor treinava ela a controlar seus poderes. Aos treze anos, Xavier achou que a garota já possuía maestria sobre suas habilidades, então ele pediu aos pais dela para matricularem-na no Instituto Xavier. Onde, mais tarde, ela se juntaria aos X-Men e seria a primeira mulher na equipe. 

Seus poderes contam com controle dos sentimentos das outras pessoas, manipulação da mente, telepatia, camuflagem telepática, telecinese e muito mais. Ela é uma mutante nível Ômega. No cinema, ela já foi interpretada pela Famke Jansse (João e Maria: Caçadores de Bruxas) na primeira versão em 2000, e Sophie Turner (Game of Thrones) no reboot.

Kamala Khan – Ms. Marvel

Ms. Marvel
Kamala Khan. | Foto: Reprodução.

Não podemos falar de heroínas sem citar a nossa atual Miss Marvel. Kamala Khan é uma garota inumana paquistanesa-americana e muçulmana de aproximadamente dezesseis anos, que é muito fã de super-heróis e escreve fanfics sobre eles. Participou dos Vingadores, Inumanos, Novos Vingadores, Força-V e Campeões (que é líder e deu muito destaque para ela). 

Kamala descobriu e ativou seus poderes após sua exposição à névoa de Raio Negro, que se espalhou por New Jersey quando ela voltava de uma festa noturna. Depois disso, ela teve sonhos com a Capitã Marvel, Homem de Ferro e Capitão América, que são seus heróis favoritos, e eles perguntavam qual era seu maior sonho, “Ser como a Capitã Marvel”, ela disse. 

Após isso, ela desmaiou na rua, acordou em uma espécie de casulo e se viu com o antigo uniforme de Carol Denvers e percebeu que seu sonho se tornou realidade. Ela possui habilidades transmorfas e de transfiguração, ou seja, ela pode mudar de tamanho, alterar sua aparência, tem super elasticidade e tem um fator de cura muito eficiente. 

Sua primeira HQ solo foi publicada em 2014, além de sua aparição em jogos, seriados de animação e em outras HQs, a personagem ganhará uma versão no Universo Cinematográfico da Marvel como série da Disney+ e, de acordo com o Deadline, a atriz Imam Vellani (que fará seu debut como atriz em Ms. Marvel) está confirmada para o papel.

Wanda Maximoff – Feiticeira Escarlate

Wanda
Wanda Maximoff. | Foto: Reprodução.

Wanda Maximoff, gêmea de Pietro Maximoff, foi sequestrada da Servia e levada para a Montanha Wundagore, é filha do Magneto, de acordo com os quadrinhos. Ela é uma mutante que apenas descobriu seus poderes na adolescência. Enquanto ela não tinha controle sobre suas habilidades, Wanda incendiou uma vila e os habitantes dessa vila deram a ela o apelido de Feiticeira Escarlate.

Ela foi casada e divorciada com o Visão, teve dois filhos que vieram a ser os heróis Wiccano e Célere. Ela já foi provada várias vezes ser uma das personagens mais fortes e poderosas da Marvel, até porque ela fez seus filhos sozinha, matou todos os não mutantes e depois matou todos os mutantes. 

Já no Universo Cinematográfico da Marvel, ela é retratada como uma bruxa com a Magia do Caos que nasceu em Sokovia. Seus pais morreram em um bombardeio que foi financiado pelas Indústrias Stark. Após isso, ela e Pietro entraram para a HYDRA, onde eles faziam experimentos que ajudaram a ativar seus poderes. 

Ela tem uma série que está disponível no Disney+, WandaVision, que conta bastante a história dela no MCU e onde é chamada pela primeira vez de Feiticeira Escarlate nesse universo. No cinema e TV, ela é interpretada por Elizabeth Olsen (Martha Marcy May Marlene)

Seus poderes estão sempre se ampliando, mas, até agora, sabemos de sua habilidade de criar realidades alternativas, ler mentes, levitação, clarividência, telepatia, controle e manipulação mental, magia arcana, telecinese molecular e muito mais.

Gamora

Gamora
Heroína Gamora. | Foto: Reprodução.

Gamora é a última sobrevivente da espécie “Zen Whoberi” por conta do massacre executado pelos Badoon. Thanos a encontrou quando criança e adotou ela com o intuito de transformá-la em uma arma de batalha viva. Ele a treinou com habilidades de luta, artes marciais, armas de fogo, espadas e, assim, ganhou o apelido de “Mulher mais perigosa da galáxia”.

Com o passar do tempo, ela ganhou uma irmã adotiva, Nebulosa, que treinava com ela. Gamora ganhou algumas habilidades sobre-humanas após ter seu sistema neurológico melhorado e implantes oculares e respiratórios, o que a transformaram em, literalmente, um arma ambulante. Ela fez parte da Guarda do Infinito, Guardiões da Galáxia, Graças e Frente Unida.

Entre seus poderes, podemos citar sua durabilidade resistência, fator cura acelerado, velocidade sobre-humana, reflexos aguçados, agilidade, força, persuasão e invisibilidade. Além de ser uma excelente acrobata, mestre estrategista e a assassina mais temida de todo Universo.

Nos cinemas, a personagem aparece em Guardiões da GaláxiaGuardiões da Galáxia Vol. 2, Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato. Gamora é interpretada pela atriz Zoe Saldana (Avatar).

Riri Williams – Coração de Ferro

heroínas marvel
Riri Williams. | Foto: Reprodução.

Nascida em Chicago, Riri Williams sempre foi “acostumada” com perdas. Um pouco depois de nascer, seu pai morreu, anos depois, perdeu sua melhor amiga e seu padrasto para um tiroteio. Desde muito nova, sua psiquiatra havia a diagnosticado como uma prodígio, uma verdadeira gênia.

Com 13 anos, ela foi convidada para entrar na MIT (Instituição de Tecnologia de Massachusetts), onde ela foi aprimorando suas invenções até o dia em que ela usou da engenharia reversa para construir sua própria armadura inspirada no primeiro traje do Homem de Ferro. Isso chamou a atenção de Tony Stark, que a apadrinhou e ajudou a garota a se tornar uma super-heroína.

Após a morte do Homem de Ferro, o manto dele foi passado para a Coração de Ferro, que reestabeleceu sua armadura e a aprimorou com a ajuda de Resgate (Pepper Potts) e da Inteligência Artificial com a consciência de Tony Stark. Seu atual traje possui quase as mesmas habilidades do Homem de Ferro, já que Riri utilizou de seu exoesqueleto para fazer a sua. 

Apesar de ser uma heroína relativamente nova (sua primeira HQ foi lançada em 2016), ela já possui uma significativa aparição em séries de animação para TV e em jogos. No Disney Investor Day, foi anunciado que a Coração de Ferro terá uma série de TV solo em live-action para o Disney+ e especula-se que Riri será vivida por Dominique Thorne (Judas e o Messias Negro).

Menções honrosas 

Talisman (Elizabeth Twoyoungmen) e Miss América (America Chavez) são heroínas não muito reconhecidas, mas possuem poderes incríveis e histórias realmente interessantes, que valem muito a pena conferir.

________________________________
Por Ana Carolina Micheletti – Fala! Cásper

Tags mais acessadas