Marketing digital em tempos de crise: dicas para o sucesso
Marketing digital em tempos de crise: dicas para o sucesso

Home > Notícias > Mercado > Marketing digital em tempos de crise: dicas para o sucesso

Desenvolver um produto ou um serviço significa suprir novas necessidades humanas que surgem em momentos de crise, como este de pandemia. Promover uma experiência cativante e inesquecível ainda é a melhor maneira para atingir esse objetivo, principalmente com o auxílio do marketing digital.

marketing digital
O marketing digital é um dos caminhos para atingir o sucesso. | Foto: Pixabay.

Estreitar laços e promover boas experiências são os dois pilares da construção de relacionamento com o cliente. Para conseguir bons resultados, é preciso utilizar ferramentas que tracem o perfil do público-alvo com base nos meios de comunicação, nas tendências de mercado e na resolução de problemas.

Dicas para o sucesso

Dificuldades e desafios fazem parte da vida útil de qualquer empresa e não devem ser considerados como obstáculos, mas como possibilidades de ampliar horizontes e evoluir. Portanto, traçar estratégias e utilizar sabiamente os recursos disponíveis é essencial para desenvolver um bom marketing digital e destacar-se em meio aos momentos difíceis.

Planejamento

Planejar é o primeiro passo para remodelar a forma de alcançar o cliente. Logo, é necessário promover uma avaliação de desempenho, estabelecendo metas que estimulem a geração de negócio para empresa. É nessa fase que surge o plano de ação para acompanhar a jornada do cliente, ou seja, o mapeamento da interação da empresa com o público. Também na etapa do planejamento são definidas as ferramentas e as plataformas de divulgação.

SEO

Otimizar os mecanismos de busca por meio de práticas que melhor posicionem o conteúdo do negócio no meio digital gera maior visibilidade e grandes resultados. É esse o objetivo do SEO (Search Engine Optimization). Seu uso é imprescindível para o marketing digital. A definição de palavras-chave que caracterizem a relevância do conteúdo é uma prática orgânica e eficaz.

SEM

A utilização de esforços pagos no marketing de busca, também conhecido como SEM (Search Engine Marketing) é baseada no investindo de mídias pagas que geram tráfego on-line. Chamadas de ação (call to actions) e anúncios PPC (pague por clique) estão inclusos nesse segmento e são ferramentas eficazes para atingir um público maior.

Construção de relacionamento com o cliente

Criar um relacionamento com o cliente é fundamental para o sucesso de vendas. Para isso, é necessário entender as necessidades do público e oferecer soluções por meio do seu produto ou do seu serviço. Nesse sentido, ter um espaço para expor o item, explicitando seu conteúdo de valor, é fundamental.

Presença nas redes sociais

Investir nas redes sociais é sinônimo de ter um suporte para a promoção do produto, principalmente visando obter um alcance orgânico. É necessário estar ciente do modo de funcionamento dessas plataformas e identificar o comportamento do público.

Marketing de conteúdo

A construção de um conteúdo relevante é feita por meio do valor que ele “carrega”. Utilizar os pontos fortes do serviço ou produto para contar uma história e promover o negócio é um bom recurso para gerar identificação e conquistar o cliente.

Marketing de afiliados

A promoção por meio do marketing de afiliados, ou seja, da parceria com terceiros, amplia o alcance de público do negócio, pois a divulgação dos produtos e serviços é feita em plataformas alternativas. No entanto, aderir a essa modalidade requer o compartilhamento da renda obtida com a promoção.

E-mail marketing

Atuar no ramo do e-mail marketing também proporciona um estreitamento dos laços, além de personalizar o atendimento ao cliente. É preciso estar atento ao conteúdo e aos títulos dos e-mails para obter sucesso nessa modalidade.

Veículos alternativos

Utilizar outros veículos digitais além das redes sociais também traz bons resultados, a exemplo das propagandas de TV, veiculação de hashtags e criação de conteúdo para podcasts.

Plataformas de CRM

Plataformas de CRM (Customer Relationship Management) trabalham no armazenamento e integração das informações e gerenciam a relação da empresa com o usuário. Elas interpretam o percurso da jornada do cliente e fornecem à empresa dados relevantes para o direcionamento dos serviços ao executar o atendimento ao cliente.

Dessa forma, é possível automatizar os serviços, além de acelerar e simplificar o processo de vendas. São importantes aliadas para as empresas que desejam melhorar o desempenho nos meios digitais.

Precisão estratégica

Sabendo que o marketing digital objetiva desenvolver resultados eficazes para as empresas, é preciso estar atento às métricas de performance do negócio nas plataformas digitais. Isso para estar sempre preparado para tomar uma decisão inesperada ou acompanhar as rápidas mudanças do cenário tecnológico, econômico e social.

Reavaliar o perfil do cliente, assim como os produtos ofertados e a maneira como o serviço é executado, é imprescindível para as empresas que desejam destacar-se em contextos de crise.

Por Millena Paz – Fala! UFPE