Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Twitter elege as melhores marcas do Brasil na plataforma, em 2018

Twitter elege as melhores marcas do Brasil na plataforma, em 2018

Em sequência à divulgação dos assuntos que geraram grandes volumes de conversas em 2018, o Twitter anunciou quais foram as marcas que se destacaram em boas práticas de utilização da plataforma e conseguiram transmitir sua mensagem à audiência de maneira criativa. No Brasil, as eleitas deste ano foram Burger King (@BurgerKingBR), Bradesco (@Bradesco), Doritos (@DoritosBrasil), Google (@GoogleBrasil), Itaipava Premium (@itaipavapremium), Itaú (@Itau), Magazine Luiza (@MagazineLuiza), McDonald’s (@McDonalds_BR), Oi @Oi_oficial, Samsung (@SamsungBrasil) e Vivo (@vivobr).

O levantamento interno do Twitter, que foi realizado em diversos mercados ao redor do mundo incluindo o Brasil, analisou campanhas em dez categorias que consideram elementos como autenticidade, inovação, convergência entre online e offline, estímulo de conversas na plataforma, uso de influenciadores e criadores, posicionamento, conexão com grandes eventos e conteúdo exclusivo para o Twitter. Para cada categoria, o Twitter elencou uma marca que soube aproveitar bem as características da plataforma para trazer conteúdos de qualidade e se conectar com os consumidores.

“As pessoas entram no Twitter para ver e comentar sobre o que está acontecendo em relação a assuntos de seu interesse. Por isso, nossa audiência é aberta a interagir e participar de conversas em torno desses temas, seja com outras pessoas que elas conhecem ou não, com produtores de conteúdo ou com marcas”, afirma Daniela Bogoricin, diretora de estratégia de marca do Twitter Brasil. “Por isso, os anunciantes que quiserem se destacar na plataforma precisam entender que tudo deve começar pelas pessoas que estão no Twitter, a partir do que elas estão dizendo e do que as interessa. O segundo passo é encontrar formas inovadoras de entrar nessas conversas, estabelecendo uma conexão legítima com o consumidor no momento e contexto adequados e com abordagens criativas de conteúdo”, completa a executiva.

Confira as marcas de destaque no Twitter no Brasil em 2018 divididas por categorias:

Voz de marca

(marca que, de maneira estratégica e constante, foi capaz de elevar sua voz em conversas no Twitter com autenticidade e bom humor)

Magazine Luiza

Aproveitando o gancho da #Copa2018, Magazine Luiza (@MagazineLuiza) criou a campanha de vídeo #ZicaPraArgentina incentivando consumidores a comprar novas TVs para assistir ao torneio neste ano – e, em tom de brincadeira, “mandar as antigas para a Argentina”. A mensagem teve ainda mais amplificação por conta do engajamento do perfil com outras hashtags que já estavam sendo utilizadas nas conversas sobre o assunto. A marca criou uma conexão com os consumidores e se tornou acessível e presente no Twitter durante o campeonato.

Ativação online para offline

(marca que trouxe a experiência da campanha para o offline)

McDonald’s

Devido à grande repercussão do jogador Neymar (@neymarjr) durante a #Copa2018, o McDonald’s (@McDonalds_BR), em parceria com a agência DM9 (@DM9DDB), trouxe um Tweet do craque impresso nas caixas do lanche Big Tasty no Brasil. Descontraídas, as mensagens publicadas por Neymar sobre o restaurante sempre tiveram grande repercussão no Twitter.

Além disso, a marca também contou com os sanduíches “Campeões da Copa” – sanduíches exclusivos para cada dia da semana. Para comemorar a final, o McDonald’s atendeu ao pedido dos consumidores que se manifestaram no Twitter e lançou como edição limitada o sanduíche McCroácia – já que o país não estava entre os sanduíches dos campeões.

Interação entre marcas

(marcas que criaram engajamento por meio de conversas entre si no Twitter sobre anúncios ou acontecimentos)

Itaú e Vivo

Patrocinadoras da Seleção Brasileira durante a #Copa2018, o Itaú (@Itau) e a Vivo (@vivobr) tiveram interações entre si sobre a paixão pelo futebol. A iniciativa contou com o apoio das agências de ambas as marcas – Wunderman (@WundermanBrasil) e Y&R (@YoungBrasil), no caso da Vivo, e África (@agenciaafrica) e DM9 (@DM9DDB), no caso do Itaú.

Uso de transmissão ao vivo

(marca que proporcionou experiência ao vivo de forma inovadora)

Oi

Em novembro, a operadora promoveu o primeiro stand up comedy ao vivo de uma marca no Twitter Brasil no canal da @Oi_oficial. Liderada por Whindersson Nunes (@whindersson), a transmissão ao vivo mobilizou cerca de 3 milhões de espectadores em menos de 24 horas ao trazer histórias bem-humoradas sobre quando as pessoas estão conectadas e os problemas que passam quando estão sem conexão. A campanha #SejaON teve o envolvimento da agência NBS Rio.

Vídeo de seis segundos

(marca que mostrou que uma história pode ser muito bem contada em apenas seis segundos)

Itaipava Premium

Utilizando apenas seis segundos, a marca Itaipava Premium (@itaipavapremium) divulgou uma série de vídeos com curtas histórias sobre assuntos do momento, interagindo com espectadores de MasterChef Brasil (@masterchefbr). A campanha, realizada em parceria com a agência Y&R (@YoungBrasil), contou com conteúdo criado por diferentes criadores.

Participação de criadores (Niche)
(marca que utilizou criadores e influenciadores em campanhas para levar sua mensagem de forma diferente e interessante)

Samsung

A Samsung (@SamsungBrasil) contou com Niche (comunidade do Twitter que une criadores de conteúdo às marcas e gera sinergia entre suas personalidades e as mensagens dos anunciantes) para nova campanha focada no comportamento e estilo de vida dos Millennials. O objetivo da campanha, que também envolveu o trabalho da iProspect, foi conectar a história de três criadores às mensagens da marca, estabelecendo conexão com os consumidores.

Posicionamento de marca

(marca que se posicionou com assuntos do momento e se conectou com a cultura de forma genuína e autêntica)

Burger King Brasil

Na véspera do primeiro turno das eleições deste ano, a marca fez uma campanha em parceria com a agência DAVID (@DAVID_SaoPaulo_) explicando o que significa se abster quando se trata de votação. Na sequência, o Burger King BR (@BurgerKingBR) apoiou a luta contra o preconceito. Em um vídeo, a marca mostrou Tweets de pessoas que fazem comentários críticos sobre seu produto e os contrastou com uma série de falas preconceituosas, que muitas vezes estão ‘disfarçadas’ de opinião nas redes sociais. A mensagem final: aceitamos críticas, mas não aceitamos nenhuma forma de preconceito.

Ativação de evento

(marca que foi capaz de complementar grandes eventos culturais e gerar uma conversa relevante em torno desses momentos)

Bradesco

Patrocinadora oficial do Lollapalooza Brasil (@LollapaloozaBr), a marca procurou se aproximar dos consumidores fazendo com que eles se sentissem parte do evento, mesmo se estivessem do lado de fora. Unindo os conceitos de democratização e colaboração, Bradesco (@Bradesco) contou com Niche para encontrar criadores que trouxessem a essência do Lollapalooza com conteúdos exclusivos para a marca.

Durante o evento, a marca teve três transmissões ao vivo simultâneas no Twitter comandadas por duplas de criadores – cada uma em um local do festival – proporcionando aos consumidores a escolha de diferentes conteúdos e perspectivas do que estava acontecendo. A agência Leo Burnett participou da iniciativa.

Momento de lançamento


(marca que usou o Twitter de forma criativa para lançar um novo produto ou campanha)

Google Brasil

Para engajar os torcedores de futebol durante jogos do Campeonato Brasileiro de 2018, o Google (@GoogleBrasil) criou, em parceria com as agências Wunderman (@WundermanBrasil) e W3Haus (@w3haus), uma ação inédita no Twitter. A partir de Trending Topics (Assuntos do Momento) dinâmicos promovidos pela marca, o placar de algumas partida s do campeonato era atualizado em tempo real. Além disso, o perfil também contou com informações sobre o minuto a minuto dos jogos de uma forma divertida e interativa. Toda a ação teve o suporte de Niche, que trouxe criadores de conteúdo torcedores de cada time para que pudessem gerar conteúdo e engajar em conversas ao redor do assunto na plataforma.


Engajamento com fãs

(marca que conseguiu recompensar consistentemente seus fãs mais dedicados com conteúdo exclusivo para gerar conversas e entusiasmo no Twitter)

Doritos

Como patrocinador oficial do Lollapalooza Brasil (@LollapaloozaBr), Doritos (@DoritosBrasil) procurou uma maneira de levar o festival para quem não estava no evento. Em linha com a campanha “Um é pouco, dois é bom, três é Bold”, criada em parceria com a agência AlmapBBDO (@AlmapBBDO), a marca desenvolveu uma experiência totalmente nova, usando o misticismo do número 3. Doritos ofereceu às pessoas a chance de ganhar três ingressos para o Lollapalooza Brasil ao tentar desvendar um enigma em sua conta no Twitter. Para isso, qualquer um poderia Tweetar uma combinação de números com a hashtag #DoritosTheory para tentar abrir um cofre real, programado de forma inteligente para ler os Tweets.

Uma transmissão via Periscope mostrava o cofre em tempo real, gerando expectativa entre os consumidores para saber quando e quem poderia ganhar os ingressos.

0 Comentários