Maio Amarelo: entenda o que é e sua importância
Menu & Busca
Maio Amarelo: entenda o que é e sua importância

Maio Amarelo: entenda o que é e sua importância

Home > Notícias > Urbano > Maio Amarelo: entenda o que é e sua importância

Outubro Rosa, Novembro Azul – algumas campanhas mensais são famosas no nosso País. Mas você já ouviu falar sobre o Maio Amarelo?  

Todos os meses do ano possuem cores específicas, que buscam chamar a atenção e conscientizar a população sobre a importância do cuidado à saúde e à vida. O mês de maio não fica fora desse padrão, ele é vestido da cor amarela e simboliza a prevenção de acidentes de trânsito. Saiba mais sobre o que é o Movimento Maio Amarelo e a sua história, quais são os seus objetivos e qual é a sua importância.

maio amarelo
O Movimento Maio Amarelo está cada vez mais popular no Brasil. | Foto: Reprodução.

O que é o Maio Amarelo?

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Ele chama a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O amarelo simboliza a atenção e também a sinalização e a advertência presentes no trânsito. Já o mês de maio foi escolhido porque foi o mês em que a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 2011, tornando-se referência mundial para ações voltadas ao trânsito seguro.

A Década de Ação para Segurança no Trânsito

Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) contabilizou aproximadamente 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 2009. Cerca de 50 milhões de pessoas sobreviveram ao acidente com sequelas. 

Foi baseado nesse estudo que a ONU definiu o período de 2011 a 2020 como a Década de Ações para a Segurança no Trânsito, na intenção de salvar as 5 milhões de vidas que seriam perdidas até 2020 se nada fosse feito.

Em 2014, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) criou o Maio Amarelo, na intenção de inspirar os brasileiros a desenvolverem ações ligadas à segurança no trânsito.

A importância do Maio Amarelo

Mesmo com o fim da Década de Ações para a Segurança no Trânsito, o número de acidentes de trânsito continua alto. A cada dia, são 3 mil vidas perdidas nas ruas e estradas, sendo a 9ª maior causa de morte do mundo. 

A OMS estima que, se medidas não forem tomadas, 2,4 milhões de pessoas devem morrer no trânsito em 2030, além de outras milhões que terão ferimentos ou traumatismo. E é nessa urgência que surge o Maio Amarelo.

Participação da sociedade

O objetivo da campanha é colocar em evidência o tema da segurança no trânsito e mobilizar toda a nossa sociedade, para espalhar conhecimento e trazer ações que garantam essa segurança para o cotidiano. O Maio Amarelo não se limita aos condutores de carro, ele também engloba os motociclistas, os ciclistas, os caminhoneiros e, até mesmo, os pedestres. 

É importante que todos os setores se unam na campanha, desde órgãos do governo até a população. Nos últimos quatro anos, 27 países, 423 cidades e 1425 empresas apoiaram a causa do Maio Amarelo.

As entidades, as empresas e os cidadãos podem aderir ao Maio Amarelo. Para isso, é preciso entrar no site do movimento, preencher seus dados, baixar o conteúdo disponível de 2021 e postar nas redes sociais. Também é interessante distribuir e utilizar pins e laços amarelos, símbolos da campanha.

O tema do Maio Amarelo de 2021 é “Respeito e responsabilidade, pratique no trânsito”, mais uma vez buscando transformar o trânsito em um lugar de mais respeito, segurança e gentileza. Para saber mais, acesse o Facebook, o Instagram ou o site.

______________________________
Por Clarisse Claro – Fala! UFSC

Tags mais acessadas